quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Descobrindo o Badminton

Apesar de pouco conhecido entre os cearenses, o ginásio Paulo Sarasate vai sediar, no próximo sábado, o I Campeonato Cearense de Badminton, a partir das 8 horas. Para o primeiro torneio, os organizadores esperam reunir cerca de 50 atletas

09 Dez 2009 - 00h53min

O badminton é uma modalidade praticada com raquete e peteca em quadra coberta (Foto: NATINHO RODRIGUES 7/8/2008)

O I Campeonato Cearense de Badminton será no próximo sábado em Fortaleza. Apesar de ser esporte olímpico e uma das modalidades mais praticadas no mundo, o badminton ainda é pouco conhecido pelos cearenses. Para este primeiro torneio oficial realizado no Estado, os organizadores esperam reunir cerca de 50 atletas. Segundo Thiago Foresi, representante da Federação Cearense de Badminton (Febace), o esporte ainda está começando no Ceará. ``Hoje apenas a Unifor e a FIC disponibilizam espaço para quem quer praticar a modalidade. E no Nordeste os principais centros são Natal e Teresina, que já mandou representante para uma competição internacional``, explica Foresi.

O badminton é praticado com raquete e peteca, em quadra coberta dividida por uma rede de 1,55 metros de altura. Assim como no tênis, o esporte pode ser jogado individualmente ou em duplas. A competição será disputada no ginásio Paulo Sarasate, a partir das 8 horas, nas categorias masculino e feminino. No masculino, os atletas serão divididos de acordo com o nível técnico dos participantes. Categoria A para atletas que já participaram de outras competições e B para os iniciantes.

Serão montadas três quadras na arena do ginásio Paulo Sarasate, sendo uma delas reservada para os interessados em dar os primeiros passos no esporte. O evento é uma iniciativa da Febace em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel). Para participar, cada atleta deve fazer a inscrição no valor de R$ 20.

Os jogos de badminton são disputados em melhor de três games, de 21 pontos cada. Havendo empate em 20 pontos, vence o game aquele atleta que abrir dois pontos de vantagem no marcador. E em caso de empate em 29, vence aquele jogador que fizer 30 pontos.


SERVIÇO

I Campeonato Cearense de Badminton
Local: Ginásio Paulo Sarasate
Data: 12 de dezembro (sábado)
Entrada: Gratuita
Horário: 8 horas
Valor da inscrição: R$ 20,00
Mais informações: Júlia Lopes (Secretaria de Esporte e Lazer) pelo telefone 3105.1345.

Fonte: http://www.noolhar.com/opovo/esportes/935518.html.

Nenhum comentário: