terça-feira, 22 de dezembro de 2009

COB e Confederações Brasileiras Olímpicas constituirão Comitê Organizador RIO 2016

Em Assembleia do Comitê Olímpico Brasileiro realizada nesta terça-feira, dia 22, na sede da entidade, as Confederações Brasileiras Olímpicas presentes à reunião aceitaram o convite do COB para constituir o Comitê Organizador Rio 2016. "Assim como nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, queremos que as Confederações Brasileiras Olímpicas sejam parceiras do COB na constituição do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016", explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. No entanto, Nuzman ressaltou que a constituição do Comitê Organizador terá que ser aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional. "Ainda estamos em fase de constituição do Comitê Organizador. De qualquer forma, o modelo final será submetido para aprovação do COI", afirmou o presidente do COB.

A Assembleia do COB também tratou de assuntos relativos à preparação das delegações brasileiras que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres-12 e do Rio de Janeiro-16. Os projetos de preparação das equipes e atletas enviadas pelas Confederações e as metas de cada entidade estão sendo analisados pelo departamento de Alto Rendimento do COB. Alguns já estão prontos e outros estão sendo devolvidos às Confederações para os ajustes finais. No início do ano que vem, o COB apresentará o planejamento geral ao Ministério do Esporte e ao presidente Lula.

O COB informou também aos presidentes de Confederações sobre a contratação do consultor americano Steve Roush, ex-diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC). Steve trabalhará em conjunto com a superintendência executiva de esportes do COB para aprimorar o planejamento do Brasil para os dois próximos Jogos Olímpicos. A primeira reunião de trabalho entre o COB, as Confederações e Steve Roush está marcada para o final de janeiro.

Outro assunto tratado foi o Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) que o Comitê Olímpico Brasileiro oferece a representantes de Confederações Brasileiras Olímpicas. Nessa primeira edição, o curso é voltado para os diretores técnicos e profissionais que ocupam posições de nível executivo das Confederações Brasileiras Olímpicas. "Foi importante ter este retorno. O CAGE foi muito bem recebido pelos presidentes das confederações. Com esta iniciativa, estamos capacitando novos gestores para o esporte brasileiro. Pretendemos organizar outros cursos para oferecer às confederações", disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

O presidente do COB encerrou a reunião com uma mensagem a todas as Confederações. "Peço a todos que no ano que vem se dediquem com intensidade ao trabalho em prol do atleta brasileiro. Temos muito o que fazer e os atletas são a razão do nosso trabalho", disse Carlos Arthur Nuzman.

Fonte: http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=15100.

Nenhum comentário: