quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Badminton do Rio de Janeiro tem avanços em 2009 e sonha com mais conquistas na próxima temporada

Capaz de melhorar a agilidade, a coordenação motora e a noção espacial, o badminton ganha novos adeptos a cada dia. No Rio de Janeiro, em 2009, a modalidade teve uma temporada difícil, mas, ao mesmo tempo, muito proveitosa. Apesar das enormes dificuldades financeiras, a Federação local conseguiu acertar a documentação e situação fiscal, além de firmar novas parcerias. Mas, o esporte que surgiu na Índia e chegou ao Brasil na década de 1980, quer crescer mais e sonha alto para 2010.

Segundo Ricardo Nagato, presidente da Federação de Badminton do Rio Janeiro (Febarj), no último ano a instituição realizou sete torneios, sendo um regional e seis estaduais - o maior número já realizado em um ano -, fez contatos com outras federações esportivas do estado, o que pode fortalecer o esporte no Rio de Janeiro nos próximos anos, além de reuniões com governos estadual e municipal, que podem impulsionar projetos nos próximos meses.

“Nossos jovens atletas continuam a se destacar em competições nacionais e internacionais, confirmando o Rio de Janeiro como referência no trabalho de jovens, o que nos dá muita esperança em termos representantes do estado nos Jogos Olímpicos de 2016”, diz Nagato.

O ano também foi bom para o acerto da documentação da Febarj. Agora toda a papelada está em dia, atas registradas e as certidões negativas que possibilitam assinar convênios com o poder público, além de permitir fazer uso das leis de incentivo ao esporte.

Para 2010, Nagato pretende colocar o badminton nas redes estaduais e municipais de educação, incrementando a modalidade na base. De acordo com o presidente, se isto funcionar, consequentemente surgirão mais praticantes e eles, naturalmente, irão procurar vilas olímpicas e clubes para aprimorar sua prática.

“Com mais entusiastas, teremos mais núcleos de prática, mais equipes e atletas nas competições estaduais. Não há outro caminho. Para o desenvolvimento do esporte, é fundamental a massificação. Sem isso, vamos continuar a viver de talentos pontuais. Com massificação, a chance de surgirem atletas talentosos é muito maior, além de atrair mais mídia e, consequentemente, empresas interessadas em investir”, constata o presidente.

Nagato afirma ainda que a temporada do ano que vem terá um calendário cheio de competições estaduais, nacionais e internacionais, com o Rio de Janeiro tendo grandes chances de se destacar novamente. “O nosso estado é referência nacional e internacional no trabalho de jovens e precisamos muito da participação de nossos técnicos e atletas para fortalecer este trabalho de base”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FEBARJ.

Nenhum comentário: