sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ricardo Nagato deixa presidência da Febarj

Após 11 anos de dedicação total ao badminton do Rio de Janeiro, sendo os últimos dois anos no comando da federação do estado, Ricardo Nagato está, por necessidades pessoais e profissionais, deixando a presidência da entidade. Por uma questão estatutária, o afastamento só é permitido por no máximo 90 dias e ele precisava de um período maior de licença. Então, em conversa com os demais integrantes da diretoria, foi decidido que o melhor caminho seria a saída, em definitivo. No lugar de Nagato, assume o vice-presidente da Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj), Cláudio Oliveira Santos.

“Neste mês de janeiro de 2010, decidi me afastar das atividades da federação. É difícil falar em afastamento, já que fui um dos fundadores da Febarj, em 1998, então são muitos anos na federação, em um trabalho totalmente voluntário”, diz Nagato, que assumiu, em 2008, pela primeira vez a presidência, em função da saída do então presidente Demetrios, que teve que se mudar a trabalho para o exterior. Ao final de 2008, houve nova eleição e ele foi mantido no cargo para o período olímpico de 2009/2012.

Desde que está no comando da Febarj, Nagato, com o apoio da diretoria da entidade, iniciou a retomada das atividades da federação, que estava com grandes dificuldades, principalmente financeiras. Com dedicação e novas ideias, conseguiu ampliar o número de torneios, aumentar o número de atletas filiados, acertar as contas com a Receita Federal e iniciar novas parcerias com nutricionista e assessoria de comunicação. Apesar das dificuldades, foi um período de retomada para o badminton do Rio de Janeiro.

Apesar da tristeza, Nagato está otimista, pois deixa a federação com muitos projetos encaminhados. “É um momento triste, pela minha saída, mas com a sensação de dever cumprido. O badminton vai se desenvolver bem no estado do Rio de Janeiro nos próximos anos. Creio que, no período em que estive na federação, conquistei o respeito de todos da modalidade. Acredito ser verdade, pelas inúmeras mensagens recebidas após comunicar minha saída”, fala o ex-presidente.

Cláudio lamenta a saída de Nagato que, segundo ele, fez muito pelo esporte. “Agradeço ao Ricardo pelo esforço e dedicação. Durante quase 12 anos ele procurou fazer com que o badminton crescesse e desde então se entregou de corpo e alma, dedicando-se a esta modalidade, fazendo com que todos que estavam ao seu redor acreditassem em um esporte que ainda é desconhecido em nosso país.”

O novo presidente prossegue, confessando que ficou surpreso com a renúncia, mas que assume a Febarj com muito orgulho e disposto a trabalhar para ampliar os avanços conquistados nos últimos meses. “A princípio pretendendo dar continuidade aos projetos em pauta para este ano de 2010. Além de melhorar a estrutura do Circuito Estadual, sonho com o sucesso do badminton nas Olimpíadas de 2016”, finaliza Cláudio, um jovem professor de Educação Física que mantém, com abnegação, o Centro de Treinamento Esportivo de Badminton Cometa, em Duque de Caxias.

============================================================================

Carlos Fernando Rego Monteiro
Assessoria de Comunicação da Federação de Badminton do Rio de Janeiro

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

Fico feliz de conhecer um pouco da história do Ricardo Nagato no badminton, um exemplo de profissionalismo e amor ao esporte. Muito me honra poder interagir daqui do "meio do mundo" contigo, Nagato. Como também me deixa feliz e honrado o fato de ter conhecido pessoalmente o Prof. Cláudio e um pouco do CETEBAC. Tenho certeza que o badminton do Rio de Janeiro estará em boas mãos.
Nagato, espero que tudo se resolva pra você, e que o Blogminton não sofra com o teu afastamento necessário.
Cláudio, desejo muito sucesso pra você.
Abraços aqui do Amapá.

Unknown disse...

Obrigado pelos comentários, Ivan. Com certeza, eu continuarei mantendo o Blogminton.

Já encaminhei sua mensagem para o Cláudio.

Grande abraço!

Nagato