quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dicas para construção de ginásios de badminton

No excelente site da Federação Inglesa de Badminton (Badminton England), podemos consultar inúmeros artigos interessantes. A estrutura deles é de causar inveja. Depois, vou colocar uma nota a respeito das diversas formas de financiamento para o esporte.

Um dos artigos que pesquei hoje é um guia para projetos de ginásios de badminton. Quem quiser o guia completo, ele está em http://www.badmintonengland.co.uk/core/core_picker/download.asp?id=5286&filetitle=Facility+Design+Notes+%2D+March+2006.

Eles dividem os ginásios em 3 categorias: alta performance, performance/desenvolvimento e desenvolvimento. A partir daí, eles definem uma série de itens, como tipo de piso, altura do ginásio, distância entre quadras, distância para as paredes, nível de iluminação.

Um exemplo. Para ginásios de alta performance, a altura mínima recomendada é de 9,1 metros. Para os demais, a altura mínima é de 7,6 metros.

Para iluminação, eles apresentam um quadro com a posição recomendada para as luminárias e a quantidade de lux (unidade de medida de iluminação) para cada parte da quadra. O indicado é que as luminárias fiquem a 5 metros do chão, 1 metro para os lados da quadra e nenhuma luminária deve ficar a mais de 3 metros a partir da linha da rede. As figuras no guia ajudam a compreender melhor.

O texto é em inglês, mas vale conferir.

Nenhum comentário: