sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Arquiteto traz proposta polêmica para o Rio 2016

No blog Rio 2016, de Michel Castellar (http://blog.lancenet.com.br/rio2016/post/2010/01/21/Da-Barra-para-o-Centro.aspx), ele traz uma entrevista com o urbanista e arquiteto Sérgio Magalhães, que tem uma proposta polêmica de tornar a zona portuária do Rio de Janeiro o principal centro dos Jogos de 2016.

O arquiteto diz ser possível trazer a vila olímpica e cerca de 8 modalidades (entre elas, o badminton) para esta região.

Ele argumenta que os Jogos na Barra trarão muita especulação imobiliária, que os terrenos na zona portuária já pertencem ao governo, que historicamente o centro da cidade é destaque nas sedes olímpicas, que o centro precisa de revitalização e que o tempo de deslocamento da maioria dos atletas seria muito reduzida.

Acho muito difícil o COI aceitar uma mudança desta magnitude, apesar de a Prefeitura do Rio já estar procurando trazer algumas instalações para o centro, como uma parte do centro de mídia. De qualquer forma, o COI só costuma aprovar alguns ajustes no projeto original aprovado, nada tão radical.

Nenhum comentário: