domingo, 26 de junho de 2011

Críticas ao Nacional do RJ e à CBBd

Tenho lido aqui no blog, no Facebook e em meus e-mails algumas críticas bastante contundentes contra o Campeonato Nacional do RJ e contra o atual interventor da CBBd e seus colaboradores, entre os quais me incluo.

Os comentários vieram de atletas (vi do RS e de SP), ex-dirigentes da CBBd e opositores do atual interventor.

Claro que sou amigo do Manoel Gori, interventor da CBBd, defendo seus pontos de vista, mas tentarei se o mais imparcial possível. Aceito as críticas se não for e podemos discutir abertamente a respeito.

Sobre o Nacional

Em relação ao Nacional, que está sendo realizado no SESI de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro/RJ, as críticas são referentes a alterações nas tabelas feitas após o prazo, alterações em duplas feitas após o congresso técnico, vento, sol, longos atrasos, falta de atualização dos resultados no site da CBBd, não utilização de software para tabelas/resultados do torneio. São as que me recordo.

Não pude estar no torneio, então não tenho como falar sobre o que não vi. Mas, pelos itens relacionados, são os mesmos problemas de sempre. Reclamações recorrentes, às quais eu adicionaria paredes claras, iluminação inadequada, teto baixo, arbitragem fraca, vestiários ruins, sistema de som inadequado, etc.

Aqui no RJ, essa sempre foi a realidade, já que não temos realmente estrutura adequada. Tudo deve ser adaptado para o badminton. Pelo que já conversei ao longo dos anos com muitas pessoas, a realidade é a mesma em vários lugares, embora ninguém ouse criticar seu próprio estado, sua própria federação.

As críticas à atual direção da CBBd sobre o Nacional são válidas, devem ser feitas, se for o caso de forma oficial e respondidas da mesma forma. Ainda, se for o caso, levadas ao STJD. Mas, ainda que me provem o contrário, não foi o Gori, em 2 meses, que inventou a desorganização dos nossos eventos. Não sei até que ponto os ânimos acirrados estejam distorcendo a visão dos fatos.

Sobre a intervenção

Há muita crítica também em relação à intervenção, já que algumas federações cobram a realização das eleições para a presidência da CBBd até 01 de julho, quando se completam os 60 dias determinados pela juíza de Campinas para convocação das eleições.

Sei que o Gori tem conversado com a juíza, que é a responsável pela intervenção, e que daria um parecer definitivo esta semana que passou, o que foi até informado no site da CBBd. Não tive retorno quanto à decisão, mas acredito que essa semana saia uma decisão.

Já que a juíza é a responsável, creio que ela possa interferir caso o interventor deixe de cumprir qualquer decisão feita por ela.

As federações que cobram a realização imediata das eleições afirma que estão em maioria, que têm documentação que comprova isso e pedem (ou exigem) que as eleições sejam democraticamente convocadas, como é desejo da maioria.

Tenho amigos em ambos os lados (infelizmente, temos dois lados em um esporte ainda pequeno como o nosso) e com isso consigo ouvir abertamente o que cada um tem a dizer. Apesar de apoiar o Gori (não nego isso), creio que posso dizer que tenho um ótimo relacionamento com o Ferraz, apesar da distância (PI e RJ). Os dois são claramente candidatos e vejo a cada dia a distância entre ambos aumentar, o que praticamente inviabiliza uma ação conjunta entre eles. Gostaria que minha interpretação estivesse equivocada.

Já vi que há federações que apoiam um e outras que apoiam o outro. Há ainda federações neutras, que preferam não se posicionar claramente a favor de um ou de outro, pois gostariam de uma solução conjunta. Acho que esta opção já é utópica.

O futuro do badminton no Brasil

Estou pessimista. Independente de haver eleições ou não, de vencer Gori ou Ferraz, de quem está certo ou errado, o badminton brasileiro está rachado, os ânimos estão extremamente exaltados, não vejo equilíbrio em críticas de parte a parte e ninguém para para discutir o badminton. É um contra outro. Estão mais preocupados com as pessoas do que com o badminton. Eu deveria estar otimista?

Gori e Ferraz são das duas federações que atualmente têm o melhor trabalho de desenvolvimento do badminton no país: SP e PI. Então, é um caminho quase natural que ambos sejam candidatos à presidência da CBBd. Pena que isso não aconteceu em um clima mais ameno e que apenas o desenvolvimento do badminton fosse discutido. Hoje, não vejo mais possibilidade disso acontecer.

Rio de Janeiro

Vou desviar bastante do assunto, mas acho pertinente. Um pequeno desabafo.

Muitos consideram que o RJ tem alto grau de desenvolvimento, por conta dos resultados da Miratus, em um excepcional trabalho feito pelo Sebastião. Mas, tirando a Miratus e as duas equipes de Volta Redonda (FCSN e Equipe MJ), o badminton é apenas pontual no restante do estado, se levarmos em consideração o nível competitivo. Há boas iniciativas, com muitos praticantes em projetos sociais e escolas, mas sem participação em competições.

A federação não tem estrutura e poucos estão dispostos a colaborar. Se aparecer dinheiro, tenho certeza de que surgirão muitos colaboradores. Com dinheiro, tudo é fácil.

Nesses 14 anos de federação, lembro que muitos cursos para formar professores foram feitos. Creio que mais de 150 professores tenham passado por cursos aqui no RJ. Quantos dão aula hoje? Um ou outro em Niterói, um ou outro em Duque de Caxias, um ou outro em Volta Redonda. Porque?

Lembro de ter recebido inúmeros e-mails de professores que fizeram o curso e depois vieram cobrando emprego e projetos das prefeituras, pedindo material de graça e apoio financeiro da federação. Achei inacreditável. Apenas essa meia dúzia de sobreviventes teve iniciativa própria e hoje são os professores que se destacam no RJ.

Algo semelhante aconteceu com as dezenas de árbitros estaduais que formamos. Acho que hoje não temos nenhum.

Parece que este é um mal em nosso estado. As pessoas se acostumaram demais com paternalismo, com apoio da prefeitura e do estado e poucos têm iniciativa ou cumprem com suas obrigações. Aliás, serviços aqui no RJ são péssimos em geral. Difícil ter bom atendimento em restaurantes, lojas, serviços domésticos, etc. Ponto para reflexão já que somos um estado com potencial turístico e receberemos Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Interessante também observar que, todas as vezes que procuramos prefeitura e estado para propor projetos sobre o badminton, ambos alegaram falta de verba e pediam que a federação arcasse com os custos. Órgãos com orçamentos bilionários pedindo dinheiro a um órgão com orçamento que não chega a 2 salários mínimos mensais.

Ah, sim. Lembrei as inúmeras vezes que recebemos pedidos de isenção em inscrições nos torneios, até mesmo de pessoas de classe média ou de escolas particulares. A federação tem dinheiro, certo?

Bom, todos são assuntos extensos e ainda iremos discutir muito a respeito. Aguardo comentários.

7 comentários:

Carlos disse...

Caro Ricardo Nagato.
Muito pertinente seu post, mas me desculpe a franqueza...o que você espera com isso? Tapar as coisas erradas que o sr. Manoel Gori está fazendo e desviando o foco?
Vamos por partes; que o Brasil, e o RJ em especial não está preparado para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos isso todo mundo sabe, mas estamos tentando discutir um assunto bem menor...o BADMINTON.
Daí o sr. Manoel Gori tem 60 dias para mostrar serviço e o que ele fez? Pode relacionar cinco ações feitas pelo sr. Manoel Gori sem o objetivo de conquistar votos? Até a convocação para o Pan Júnior de 2011 tem fundo político, tentando conquistar votos. Contratou técnico na Paraíba ganhando um bom salário sendo que lá nem jogadores tem. Porque o sr. Manoel Gori ou alguém de sua equipe..quem sabe até mesmo você foi visitar o ginásio onde está acontecendo este nacional e viu todos os problemas antes de deixar um torneio desses acontecer. Porque se estava mais preocupado em conquistar votos. O senhor Manoel Gori estave nesses 60dias várias vezes no COB que é aí no RJ e porque não visitou o SESI..porque estava preocupado em fazer sua campanha até mesmo em um órgão que não tá nem aí para quem vai ganhar se é de SP ou do PI. Você chegou a perguntar a ele porque ele não convocou as eleições? Porque ele não tem a maioria. Essa conversa que ele está discutindo com a juíza é TUDO MENTIRA pois a juiza está de férias e o processo foi para a mão de outro juíz. E o que o sr. Manoel Gori é? Algum analfabeto que não sabe cumprir uma decisão judicial? Lá diz...no prazo de 60 dias deve realizar novas eleições na CBBd. Fácil, pega-se o estatuto, publica-se o edital dentro do prazo e faz a eleição, atendendo a vontade dos filiados e não querendo ficar na presidência da CBBd fazendo com que os filiados tenham que engoli-lo goela abaixo... Se o sr. Manoel Gori fosse bom ele teria maioria dos votos. Não te recrimino por apoia-lo...cada um escolhe seu lado...mas estamos numa democracia e nada mais justo do que as coisas serem feitas as claras e não como está sendo feito.....tem que conversar com o juiz para realizar uma eleição, sendo que a mais de 60 dias tras já houve uma decisão judicial que diz que era só para fazer outra eleição e deixar as coisas continuarem no badminton do Brasil. Mas não..a fome de poder deste senhor, aliado as coisas irregulares que ele pretende fazer falam mais alto. Procure se informar das inumeras irregularidades que estão acontecendo dentro da CBBd apenas nesses 60 dias que ele ficou no poder. A vergonha de sair em jornais e sites nacionais que atletas brasileiros passavam necessidade na Malásia porque ele não pagou o dinheiro para eles comerem...Quem não tem competência não se estabelece e por isso eu acho que o sr. Manoel Gori deveria apenas fazer as eleições como mandou a justiça e deixe os filiados decidirem se ele é melhor ou não para o badminton do Brasil. Só peço que por favor, não coloque nossa inteligência a prova tentando esconder as coisas erradas que faz o senhor Manoel Gori com o Badminton no RJ, Copa do Mundo e Olimpiadas 2016.
Obrigado.

vera disse...

PROBLEMAS EM TORNEIOS SEMPRE EXISTEM COM CERTEZA. MAS QUEM JULGOU TANTO OS ANTERIORES DEVERIA TER FEITO MELHOR.
UM CAMPEONATO NACIONAL COM TANTAS IRREGULARIDADES EU NUNCA VI.
ESTE FOI O PIOR DE TODOS OS CAMPEONATOS NACIONAIS REALIZADOS DESDE A FUNDAÇÃO DA CBBd. NÃO EXISTE COMPARAÇÃO.
O GORI JULGOU TUDO E TODOS E ESTÁ BRINCANDO COM A INTELIGÊNCIA DAS ENTIDADES FILIADAS E DOS ATLETAS.
PORQUE ELE NÃO RESPONDE E-MAILS, PORQUE NÃO ATENDE O TELEFONE, PORQUE NÃO RESPONDE NADA. A JUÍZA MANDOU FAZER ELEIÇÃO. ONDE ESTÁ A ELEIÇÃO? ELE TEVE 60 DIAS PARA CONVOCAR UMA ELEIÇÃO E NÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA ISTO E CONSEGUIU PERDER VOTOS. TENTOU FAZER CAMPANHA, DEU PRÊMIO EM DINHEIRO, MAS O QUE ESTÁ CONSEGUINDO É MOSTRAR QUE NÃO TEM CAPACIDADE PARA SER PRESIDENTE DA CBBd.
O QUE QUEREMOS É ELEIÇÃO JÁ.
CHEGA DE ENROLAÇÃO. FORA GORI. ELEIÇÃO JÁ

Badminton do RN disse...

A Federação Norteriograndense de Badminton - FNBd solicita as eleições o mais rápido possível, porque está muito claro na decisão judicial, eleições nos próximos 60 dias e o prazo está se encerrando. Então meus amigos que vença o melhor ou menos rejeitado, assim como na política, o esporte é regido por eleições o que cada lado tem que fazer é fortalecer sua vidraça pois o opositor cada dia arremessa pedra mais forte.
Abs.
Antonio Carlos - Cazuza
Natal - Rio Grande do Norte

Anônimo disse...

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP está observando com muita tristeza os atuais acontecimentos, esse jogo de acusações e críticas. Eleições virão e talvez esse seja o maior motivo de tantas acusações.
Não tenho direito a voto ainda, mas, se tivesse estaria como estou, muito triste. Notícias como a de um atleta do Amapá que ganha um jogo logo na sua estréia num campeonato nacional, uma estréia difícil, numa categoria difícil. Meu atleta só tem 12 anos, fará 13 agora. Foi para o Rio de Janeiro com o patrocínio dos pais, sem técnico, pois infelizmente a FEBAP não possui renda alguma.
Senhores, independentemente de quem ganhe, espero sinceramente que mudemos a nossa imagem perante os outros, outras modalidade, etc. Até aqui no extremo Norte sofro com os acontecimentos do Badminton Nacional. Intervenção, críticas, denúncias, tudo isso respinga em todos, pois os empresários não querem atrelar sua marca a um esporte cheio de confusões entre os seus dirigentes e atletas.
Vamos criticar sim, entre nós mesmos. Deixemos de nos reportar por sites, blogs ou o quer que seja. Vamos tentar corrigir isso, os outros não podem se armar com nossos erros.
Finalizo dizendo que desde 2007 trabalho com Badminton, VOLUNTÁRIO! Comprando material (redes, petecas e raquetes), deixando de trabalhar como Personal (minha principal renda) para trabalhar com Badminton. Minha renda é pequena e dou muito das minhas por dia pro Badminton. Não gostaria que esse meu investimento fosse em vão. Não gostaria de abandonar, não gostaria de desistir. Peço a todos os dirigentes que reflitam e que se sensibilizem. O BADMINTON SÓ SERÁ FORTE, QUANDO FOR JOGADO EM TODOS OS ESTADOS, POR TODOS (RICOS E POBRES).
Esse foi um apelo de um apaixonado pelo Badminton.
Vou enviar via e-mail para todos os presidentes que tenho e-mail aqui. Se por acaso faltar algum, me perdoem, pois talvez eu não tenha o contato de todos (podem reencaminhar)

ALDIR DANTAS
Presidente da FEBAP
(96) 8122-3663

Carlos disse...

Senhor Aldir
Como o badminton pode ser grande se está carregado de gente que só pensa no seu bem estar. Quer exemplos? O sr. Manoel Gori foi colocado pela Justiça para ser interventor da CBBd por 60 dias. Neste período deveria apenas convocar eleições e deixar que o novo presidente continue o fim do ciclo ate 2012. Mas sabe o que ele faz? Se aproveitou da situação. Viajou para um monte de lugar...PB, DF, RJ e até AP onde foi dar um curso de árbitro. Um cara que nem árbitro é. Depois, sabendo que não poderia estar no cargo pois já teria estourado o prazo de 60 dias comprou passagens para o Pan Júnior da Jamaica que acontece no final de Julho e sabe para quem ele comprou? Pergunte a ele, mas te digo alguns nomes...ele (lógico), Luiz de França, Fabio Guedes, Paulo Nunes, Pedro Vasconcellos, tudo amigo que ele tem que levar para passear também.
E quando os filiadosa reclamam, cobram seus direitos, ele simplesmente foge. Por que ele não responde e-mails? Não aten de telefonemas de pessoas que já disseram que não vão dar o voto a ele? Eu te digo isso também....é por que o senhor Manorl Gori só tem 3 no máximo 4 votos e e vai perder as eleições e não quer sair daquilo que foi o grande sonho da vida dele que é ser presidente da CBBd. Mas porque ele quer ser presidente da CBBd, porque ele gosta tanto de Badminton assim, um esporte que não dá dinheiro como você mesmo diz? Não....porque assim é a forma por ele encontrada de levar a família e os amigos para passear sem ter que tirar dinheiro do próprio bolso.
FORA MANOEL GORI....SEJA HOMEM. TENHA VERGONHA NA CARA E CUMPRA A DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA. APENAS CHAME A ELEIÇÃO E ESPERE PELOS RESULTADOS.

Anônimo disse...

Covarde, vc novamente fazendo ataques anônimos.
Vc está desesperado, covarde, tirava muito proveito quando estava ali. Não tem a mínima capacidade para conseguir outro emprego e morre de medo de ficar na sargeta. Vc é um verme tão asqueroso, que sequer se identifica.
Ninguém acretdita de blefe ridículo de 11 a 4, o patamar é outro. Tentaram fazer as federações se manifestarem a seu favor e o tiro saiu pela culatra.
Eu não dependo em nada da CBBd, meus trabalhos são completamente independente envolvendo o badminton, só não quero que continue a mesma ingerência os mesmos critérios absurdos que aconteciam antes. Quero tb que o recurso destinado atenda a quem precisa, não a interesses de apadrinhados. Retaliações a quem tinha idéias contrárias.
O único condenado pela justiça até agora vc sabe quem foi, ou vc acha que a toa alguém é considerado inelegível por 10 anos e declarado litigante de má fé a toa.
Não distorça os fatos, vc não está lidando com idiotas.
Outra, vc que deve ser homem e se identificar, vc não passa de um rato asqueroso, covarde que fica mandando mensagens por fake.
MP vem aí... com denúncias pesadas e CONCRETAS.
Não mexa no vespeiro nem atire pedra pois seu telhado é de vidro.
MORALIDADE JÁ NO BADMINTON! Chega de nepotismo, chega de incompetencia administrativa, chega de boletos de Taxi, chega de PINTORES. (Vc sabe de que eu estou falando).

Luiz de França

Anônimo disse...

TODOS JÁ SABEM A VERDADE PARA DE FALAR ANÔNIMO!!! AGORA VOCÊ CRITICA O QUE NÃO TEVE CAPACIDADE DE FAZER!!!
A GESTÃO ANTERIOR FOI UMA VERGONHA PARA O BADMINTON!!!!