quarta-feira, 31 de março de 2010

Badminton nas escolas

Há umas 3 semanas, publiquei uma nota sobre as Olimpíadas Escolares, onde o badminton ainda não está incluído.

Mencionei que havia muitas escolas no Brasil praticando badminton e até entrei em contato com amigos no COB, CBBd e federações para tentar levantar a quantidade mais exata e apoiar uma luta para a inclusão do badminton nesse evento.

Infelizmente, ainda não obtive muitas respostas. Poucos responderam e outros disseram que ainda irão levantar os números. Continuo aguardando.

Enquanto isso, já divulgo alguns números superficiais.

No RJ (onde moro e por isso mais fácil de obter as informações), temos o seguinte:
- Rio de Janeiro: 2 escolas (1 municipal e 1 estadual);
- Niterói: 3 escolas particulares (na grade curricular);
- Teresópolis: 2 escolas (1 municipal e 1 estadual, na grade curricular);
- Volta Redonda: 1 escola municipal (2ª melhor equipe do RJ);
- Há um projeto com a Secretaria de Educação do Governo do Estado para implantar o badminton em algumas regiões. Estou aguardando informações mais atualizadas, pois o projeto atingiria algumas dezenas de escolas.

No RS:
- Porto Alegre: 6 escolas (entre grade curricular, escolinhas e atividade extra);
- Grande Porto Alegre: 25 escolas adventistas;
- Esteio: ginásio municipal tem aulas para os alunos da rede municipal.

No RN:
- Badminton já faz parte dos Jogos Escolares (28 modalidades e 35 mil atletas), o que já é um grande passo. Se todos os estados ond há badminton conseguirem incluir o esporte nos Jogos, já é um grande argumento para incluir em um evento nacional.

No ES:
- Em Vila Velha, há várias escolas municipais (pelo menos 20, segundo alguns dados do site da federação) de Vila Velha, onde o badminton já faz parte dos Jogos Escolares Municipais de Vila Velha com participação de mais de 100 atletas em 2009.
- Há outros municípios interessados em implantar o badminton e a federação está tentando atualizar os dados.

No AP:
- Apesar de ainda iniciando, o badminton no meio do mundo já tem contato com uma escola particular que pretende implantar o badminton na grade curricular. Vamos aguardar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Vi sua matéria hoje. Em Esteio tem Badminton sim! Sou Professora de Educação Física e trabalho com crianças a partir de 6 anos até pessoas na idade adulta. A Escolinha Municipal de Badminton de Esteio atende toda a comunidade e escolas públicas e privadas da cidade. Maiores informações pelo fone 51 3473-3511. Att, Taciane Ruas Bento