Publicada em 12/11/2009 às 17:35
Jeitinho brasileiro de ensinar badminton faz sucesso no México
'Bamon' promete facilitar a acessibilidade do esporte aos praticantes
LANCEPRESS!
Embora não seja lá muito popular por estas bandas, o badminton é motivo de estudo para muitos profissionais brasileiros. O coordenador da Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro, Sebastião Dias de Oliveira, desenvolveu uma ferramenta que permite melhorar a performance dos jogadores, desde a base até os de alto rendimento. A metodologia inovadora atende pelo nome de 'Bamon'.
Segundo Sebastião, que também é técnico da equipe Miratus, a ideia do Bamon é aperfeiçoar vários fatores importantes da modalidade, como a aptidão motora, a concentração e, por último, os fundamentos técnicos do posicionamento na quadra.
O método foi apresentado por seu criador entre os dias 24 e 29 de outubro, durante o Campeonato Panamericano Masters de Badminton de 2009, na cidade mexicana de Guadalajara. O Bamon teve uma ótima aceitação entre os treinadores, que prometeram incorporá-lo nos treinos de suas equipes.
German Valdez, diretor da Confederação Panamericana de Badminton, afirmou que o método de Oliveira é uma ferramenta de muita ajuda para treinadores nos seus trabalhos com os atletas.
- O método pode ser usado desde iniciantes até atletas de bom nível. É uma grande colaboração para o nosso esporte - admitiu.
Curiosamente, nunca um brasileiro participou de uma Olimpíada disputando badminton. Já a China é a grande potência do esporte. O país asiático tem 22 medalhas no total, sendo oito de ouro.
Por dentro do badminton
Bastante popular na Ásia, o badminton é uma mistura de tênis com peteca, jogado individualmente ou em duplas. Sua primeira aparição olímpica foi nos Jogos de Munique, em 1974, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o badminton foi jogado como esporte de exibição. Em 1992, na Olimpíada de Barcelona, o Comitê Olímpico reconheceu a evolução do esporte quanto ao número de praticantes, tanto que passou a valer medalhas. Em Atlanta-96, Atlanta, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.
A regra é clara
O objetivo do jogo é simples: lançar a peteca de dezesseis penas com uma raquete para o campo do adversário, sobre a rede. Marca um ponto o atleta que iniciar uma jogada e o adversário deixar cair a peteca em seu lado ou jogar a bola para fora. Se o jogador que iniciou a jogada deixar a peteca cair em seu lado ou jogar para fora a bola o saque passa a ser do adversário.
Por que badminton se chama badminton?
No século XIX, os convidados do duque de Beaufort se divertiam em sua residência de campo na Grã-Bretanha, chamada Badminton House. A novidade, levada por soldados, passou a ser conhecida como "o jogo de Badminton". Em 1887 surgiu o primeiro clube de badminton, o Bath Badminton Club.
Fonte: Lancenet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário