terça-feira, 29 de maio de 2012

Pesquisa no blog Brasil Olímpico

O blog do Marcelo Romano divulgou uma pesquisa feita no próprio blog sobre as modalidades que os seus leitores mais gostam de assistir nos Jogos Olímpicos.

O resultado da pesquisa está no final do post sobre a mesa-tenista chinesa convocada para defender o Brasil em Londres 2012.

Claro que a amostragem é pequena, não segue as metodologias científicas para pesquisas de opinião, mas já é alguma coisa, visto que não vemos este tipo de pesquisa nas grandes mídias.

O badminton ficou entre os últimos, empatado com o tiro, com 7%, e à frente do hóquei na grama (6%) e pentatlo (5%). Não ficou muito atrás de canoagem (9%) e pólo aquático (8%). As cinco primeiras modalidades foram natação (64%), vôlei (60%), atletismo (57%), judô (55%), ginástica (54%). Cada leitor pode votar em 6 modalidades.

Outra pesquisa está em andamento no blog, com os esportes que os leitores menos gostam de assistir. Até o momento, o badminton está em primeiro, empatado com o hóquei na grama, com 44%. Natação e vôlei de praia estão em último, com 8%, seguidos de handebol (12%), canoagem, taekwondo, tênis de mesa e vôlei (todas com 16%).

Apesar de ser apenas uma curiosidade, pois seria necessária uma pesquisa mais abrangente para tirarmos conclusões mais concretas, podemos dizer que o badminton precisa ganhar mais visibilidade para que as pessoas conheçam e passem a gostar mais da modalidade. Isso envolve um processo de médio/longo prazo, com forte investimento nas escolas, depois nas faculdades (especialmente, as de Educação Física, para formar também os professores). Assim, se forma a base, a cultura esportiva.

Nenhum comentário: