terça-feira, 29 de maio de 2012

Badzine: O MUSEU MAIS ANTIGO DO BADMINTON - Uma joia escondida

POR GEORGE FRITH - 23 DE ABRIL DE 2012 - PUBLICADO EM: DESTAQUES

Um segredo pouco conhecido repousa no belo verde e na agradável paisagem ao sul da Inglaterra... o mais antigo e mais completo museu de badminton do mundo!

Por George Frith, treinador da Federação Inglesa de Badminton. Imagens: Direitos reservados

O esporte leva seu nome a partir da Badminton House, em Gloucestershire, Inglaterra, a antiga residência do Duque de Beaufort, onde o esporte era frequentemente jogado.

A pequena cidade de Milton Keynes, ao sul da Inglaterra, é a casa do museu mais antigo do badminton. Poucos saberão que as regras e regulamentos do badminton foram criados por um pequeno grupo de pessoas encabeçado por Colonel SSC Dolby, um oficial do Exército Britânico. O badminton tem suas raízes em uma versão do jogo que era disputado na Índia, desde os anos 1860, e foi levado para a Inglaterra por oficiais do Exército Britânico e seus familiares que estavam alocados lá. O jogo envolvia, a princípio, manter no ar um pequeno objeto com penas usando pés e mãos. Mais tarde vieram raquetes parecidas com bastões que eram usadas. Finalmente, raquetes encordoadas com tripas foram introduzidas.

Em 1893, Colonel Dolby convocou uma reunião em sua residência "Dunbar", em Southsea, com  14 clubes de badminton baseados ao sul da Inglaterra. Nesta reunião, o jogo foi formulado amplamente como nós conhecemos hoje, incluindo regras, regulamentos, pontuação e tamanho da quadra. Uma nota interessante é que vários tamanhos e formatos de quadras foram sugeridos nesta reunião, incluindo uma que tinha o formato de um relógio de areia. Finalmente, houve um acordo para formar a primeira liga no mundo compreendendo os 14 clubes baseados ao sul da Inglaterra e uma associação com regras, regulamentos e reuniões regulares. Então, a primeira associação e liga do mundo nasceu - a Associação de Badminton da Inglaterra (conhecida hoje como Badminton England).


Em 1934, a Associação de Badminton da Inglaterra iria gerar a Federação Internacional de Badminton (IBF) para encapsular outras associações nacionais que já existiam. Elas eram Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Dinamarca, Escócia, França, Holanda e País de Gales. É interessante notar que, embora a Ásia viesse a se tornar a força dominante no esporte, não havia uma associação de badminton asiática naquela época. O primeiro presidente da nova IBF foi ninguém menos que Sir George Thomas, que inaugurou a Thomas Cup, o mais antigo e mais famoso torneio masculino por equipes do mundo. Uma das primeiras obrigações de Sir George Thomas como presidente foi informar, na assembleia inaugural, em julho de 1934, que a Associação de Badminton da Inglaterra havia doado 200 libras esterlinas para o recém formado órgão mundial!!! A Federação Internacional de Badminton foi originalmente baseada em Cheltenham, Inglaterra, e mais tarde renomeada Federação Mundial de Badminton e se mudou para Kuala Lumpur, Malásia, em 2005.

Em 1899, a Associação de Badminton da Inglaterra decidiu realizar um torneio chamado All England, que todos nós conhecemos até a presente data como o mais antigo torneio internacional de badminton. O badminton fez sua primeira presença olímpica como um esporte teste em 1988, em Seul, Coreia do Sul, e um esporte olímpico completo em 1992, em Barcelona, Espanha.

É claro que todos nós sabemos, nesta era de comunicação pela internet, dos vários desenvolvimentos no badminton que nos trouxeram até o dia de hoje. Até mesmo o primeiro torneio por equipes de um milhão de dólares, que acabou de ser disputado na Ásia - a Axiata Cup. Alguém pode imaginar o que Colonel Dolby teria feito com todos esses desenvolvimentos. Ele poderia ter pensado: "Estou muito feliz por ter começado tudo isso lá em 1893!".

Esta é uma pequena história do começo do badminton - um esporte que todos nós amamos e jogamos hoje. Se você tiver a oportunidade de visitar o Museu do Badminton em Milton Keynes, a casa do Badminton England, então você deve. Você ficará surpreso com todos os artefatos, desde as primeiras petecas e raquetes até fotos e pinturas, representando o badminton em seu início.

Para informações mais detalhadas na história do badminton, por favor sinta-se à vontade para visitar o site do Badminton England.

Nenhum comentário: