quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sudirman Cup 2011

A Sudirman Cup, principal competição por equipes mistas no mundo, realizada bienalmente, será sediada em Qingdao/China, entre os dias 22 e 29 de maio de 2011.

A BWF definiu algumas mudanças na competição, em sua assembléia anual. Para 2011, serão 12 países na disputa pelo campeonato no grupo principal, contra os 8 anteriores.

O torneio é tradicionalmente dividido em 6 grupos (eventualmente, pode haver mais grupos, se houver muitos países participantes) de 8 países, sendo que o grupo 1 é equivalente à primeira divisão, o grupo 2 seria a segunda divisão e assim por diante. O vencedor de cada grupo é promovido para o grupo de cima e o último é rebaixado.

Dentro de cada grupo, existe ainda uma subdivisão em 2 grupos de 4. O primeiro do subgrupo A pega o segundo do subgrupo B e vice-versa. Os 3º lugares de cada subgrupo disputam o 5º lugar do grupo e os 4º lugares disputam para ver quem cairá.

Infelizmente, não encontrei mais detalhes no site da própria BWF. Essas informações que obtive, foram através dos sites Badminton Information e Badzine.

Os sites não deixam claro se a mudança para 12 países acontecerá apenas no grupo principal ou em todos os grupos. Vamos aguardar por mais notícias.

Curiosidades

Até hoje, apenas 3 países venceram a Sudirman Cup: China (7 títulos), Coréia do Sul (3) e Indonésia (1).

A última vez que o Brasil disputou a Sudirman foi em 2001, em Sevilha/Espanha. Ficamos em último no grupo 6, caindo para o grupo 7.

Nenhum comentário: