quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mudanças na Rio 2016

Em relação às mudanças propostas pela Prefeitura do Rio para o Rio 2016, vejo alguns lados positivos, mas alguns problemas.

Como ponto positivo, vejo a excelente iniciativa de revitalizar a área portuária. Esse foi um dos pontos fortes da campanha para eleição do prefeito Eduardo Paes. Aos poucos, realmente isso tem sido feito, em parceria com os governos estadual e federal. A UPP da Providência mostra isso. Mas ainda é cedo para ver algum resultado prático.

Pela maquete apresentada ontem, a área escolhida para as mudanças seria próxima à Rodoviária Novo Rio, região da Francisco Bicalho, uma área bem degradada e que é acesso ao Rio (chegada da Av. Brasil e da Ponte Rio-Niterói).

O local é também próximo a outros locais de competição, como Maracanã/Maracanãzinho, Sambódromo e Aterro do Flamengo. Portanto, se há outros esportes próximos, teoricamente não há tanto problema na mudança.

É próximo também à UPP da Providência, à Vila Olímpica da Gamboa e à Cidade do Samba. Só por curiosidade.

Porém, há o problema do deslocamento. A Vila Olímpica fica a pelo menos 40 min, se o trânsito estiver perfeito. Vamos cair no mesmo problema que está acontecendo em Londres 2012, onde estão mudando os locais da ginástica artística e badminton, que passam a ficar longe da Vila.

Apesar de outros esportes também passarem por esse problema, se muitos esportes ficarem distantes da Vila, isso passa a ser um problema. Não faz sentido criar tantos problemas de deslocamento. Isso deveria ser exceção.

Se a Prefeitura conseguir resolver este problema logístico, acho que faz muito sentido a mudança. Os Jogos Olímpicos devem deixar um legado, tanto esportivo quanto para a cidade. Do ponto de vista da cidade, é muito mais inteligente revitalizar a área portuária do que investir na área da Barra da Tijuca.

A região portuária é mais central e tem enorme potencial turístico, além do valor histórico. A Barra é distante e não tem os mesmos atrativos, além da dificuldade de acesso, pela carência de transporte público de qualidade.

Vamos acompanhar o desenrolar do assunto.

Nenhum comentário: