quinta-feira, 21 de abril de 2011

BWF implementa novo regulamento para trajes femininos em competições de badminton

Traduzi, abaixo, a notícia do site da BWF a respeito da nova regulamentação sobre os trajes femininos nas principais competições de badminton. Peço desculpas pela qualidade da tradução, mas fiz rapidamente. Acredito que o texto esteja compreensível.

As novas regulamentações do vestuário de badminton, que fazem parte de uma campanha global para aumentar a visibilidade das mulheres no badminton e a posição do esporte, serão aplicadas em 01 de junho de 2011, concedendo às associações-membro e às jogadoras mais um mês para se adaptarem à nova regra.

A BWF tem recebido feedback de diferentes partes no que diz respeito à introdução do artigo 19.2 do Regulamento Geral da Competição, que exige que atletas do sexo feminino vistam saias ou vestidos para torneios de Nível 1 a 3. Esta regulamentação específica tem sua gênese na extensa revisão na estrutura de marketing e eventos realizada por uma agência externa de marketing internacional em 2009.

A BWF desenvolveu diretrizes para irem junto com o novo regulamento, para garantir que não haverá de forma alguma discriminação contra qualquer religião ou outras crenças e que respeitará as mulheres. As jogadoras continuarão a usar shorts se quiserem, mas simplesmente vestirão uma saia por cima dos shorts, como muitas vezes já é praticada por algumas jogadoras.

Muitas jogadoras têm apoiado a intenção da regra, mas algumas têm perguntado porque é necessário fazer uma regulamentação.

"Às vezes é necessário fazer regras para obter uma implementação mais consistente. A BWF, durante muitos anos, incentivou os fabricantes de roupas e jogadores de badminton a produzir e usar roupas que poderiam melhorar a apresentação do jogo em geral ", disse o vice-presidente da BWF Paisan Rangsikitpho.

"No entanto, estamos sempre dispostos a ouvir os jogadores, e é por isso que decidimos adiar um pouco a data de implementação para 01 de junho para sermos capazes de orientar e termos um diálogo com as jogadoras sobre as diretrizes de implementação."

Rangsikitpho também acrescentou que a prorrogação por um mês será uma oportunidade para os seus membros compreenderem as razões por trás da nova regra, chegando na Assembleia Geral de 28 de maio, em Qingdao, na China.

A nova regra deveria ser aplicada em 01 de maio de 2011. Mas, com a extensão de um mês, o primeiro torneio com estas regras será, portanto, em junho, no Open de Singapura, uma parte do BWF OSIM World Superseries.

Algumas das medidas já iniciadas para melhorar a visibilidade das mulheres no badminton estão oferecendo prêmios iguais para competições de homens e mulheres, sistema de 21 pontos padronizado para os jogos de homens e mulheres e participação igual de homens e mulheres em todos os eventos oferecidos - simples masculina, simples feminina, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas.

A ex-campeã do mundo Nora Perry, que também lidera o Grupo de Trabalho Mulheres no Badminton da BWF, deu boas vindas à nova regra.

"Estou muito feliz em fazer parte de colocar o jogo feminino em alta na agenda da BWF. E os novos regulamentos de trajes é uma das ferramentas que podem ajudar a criar uma melhor apresentação e um perfil mais distinto do jogo feminino", disse Perry.

"Precisamos ser capazes de diferenciar o jogo feminino para criar a atenção que o jogo feminino merece. Sendo eu mesma uma mulher, não acho que as regras de forma alguma discriminem contra as mulheres. As regras dão espaço suficiente para as jogadoras escolherem roupas confortáveis ​​e ainda estar à altura das intenções dos regulamentos ".


Texto original (em inglês), no site da BWF.

Nenhum comentário: