terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Regulamento para as Olimpíadas Escolares

O blog Badminton no meio do mundo, do amigo Ivan Daniel, publicou em primeira mão a prévia do regulamento para as Olimpíadas Escolares 2011. A prévia foi encaminhada para o prof. Aldir Dantas, Representante Estadual do Amapá, pela Coordenadora de Desenvolvimento Esportivo da CBBd, Vera Mastrascusa.

O regulamento foi definido em reunião entre CBBd e COB, no dia 02/02/2011, seguindo o regulamento geral das Olimpíadas Escolares e as normas da CBBd e BWF.

Confiram abaixo os principais pontos e o texto completo no link acima.

- Número máximo de atletas por estado: 4 ( 2 masculino e 2 feminino), ficando assim distribuído: 2 SM, 2 SF, 1 DM, 1 DF, 2 DX. O mesmo atleta jogará 3 modalidades (não é obrigatório). A dupla pode ser formada por atletas de escolas diferentes, pois os mesmos representarão o estado no torneio.

- Técnico: somente 1 por estado (será obrigatória a apresentação do CREF).

- Idade: nascidos em 1997, 1998 e 1999 (12 à 14 anos).

- Data do torneio de badminton: 10, 11 e 12/09/2011.

- Local: João Pessoa/PB.

- Na simples, a fase clasificatória será disputada em grupos e por este motivo os jogos serão em 1 set de 21 pontos. Nas demais fases de simples e em todo torneio de duplas será eliminatória simples (3 sets de 21 pontos).

- O torneio será realizado nos tapetes (quadras) da CBBd.

- Serão utilizadas petecas de pena. Todos os esportes utilizam o material oficial de sua confederação.

A tabela de jogos deverá ser sorteada na reunião técnica. Caso um estado só tenha um atleta inscrito ele poderá formar dupla com um atleta de outro estado, mas esta montagem das duplas será realizada na reunião técnica e por sorteio. CBBd/COB sugerem que cada estado realize uma seletiva de simples e os dois primeiros colocados no masculino e no feminino se classifiquem para as Olimpíadas Escolares. Estes mesmos atletas formarão as duplas feminina, masculina e mistas. Como é apenas uma sugestão, cada estado pode determinar a melhor forma de escolher os atletas, seja por seletiva, convocação, ou a forma que mais se adequar ao seu estado.

CBBd/COB ainda estão finalizando o regulamento e devem encaminhar em breve para os Representantes Estaduais.

CBBd/COB ainda não têm a relação final dos gestores estaduais (representantes dos governos estaduais), que são os responsáveis pelas inscrições, conforme regulamento geral das Olimpíadas Escolares. A CBBd recomendou que os Representantes Estaduais entrem em contato com as respectivas secretarias estaduais de educação ou esporte para agilizar a inclusão do badminton nos Jogos Escolares (fase estadual).

Um comentário:

Aldir - Badminton disse...

É o Amapá entrando de vez no Badminton e se tudo correr como o esperado, em breve fará parte nacionalmente.
ALDIR DANTAS