sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O segredo do badminton do Piauí

O site cidadeverde.com publicou, no blog Na Esportiva, de Fábio Lima, uma reportagem sobre o uso de estatística pela técnica Norma Rodrigues, da FEBAPI.

A técnica anota os erros cometidos em saques, defesas, smashes, drives, jogadas de rede, clears e drops, com suas variações curtas, longas, direita, esquerda, paralela, diagonal e usa esses dados para aprimorar os atletas para os jogos seguintes.

O site publicou uma foto de uma das planilhas utilizada. Confiram em http://www.cidadeverde.com/naesportiva/naesportiva_txt.php?id=30006.

Me lembrei que, em 12/08/2007, eu conversei com a Roberta Giglio, responsável pela estatística na seleção masculina de vôlei, que me passou algumas informações interessantes sobre o uso da estatística, principalmente a simplicidade do seu uso, focado mais em erros/acertos, conforme a planilha da técnica Norma Rodrigues.

Quem quiser, pode conferir o meu post do dia 14/08/2007 sobre essa conversa com a Roberta: http://blogminton.blogspot.com/2007/08/anlise-estatstica-no-badminton.html.

A Roberta também falou sobre análise tática, utilizando filmagem dos jogos, com posicionamento do adversário, comportamento da equipe em relação ao adversário. Também acredito que esse trabalho é muito importante. Em vários torneios internacionais de badminton eu vi os técnicos filmando os jogos de seus atletas.

Com as filmagens, é possível fazer análises técnica e táticas com calma, ajudando a focar melhor os treinamentos e a preparar os atletas contra cada adversário.

Parabéns à técnica Norma pela iniciativa. O caminho é esse!

Nenhum comentário: