terça-feira, 14 de agosto de 2007

Análise estatística no badminton

Estive conversando neste último domingo (12/08, Dia dos Pais) com a Roberta Giglio, que é a responsável pela parte de estatística da Seleção Brasileira de Vôlei.

Para começar, ela explicou que é profissional de Educação Física e não tem formação em estatística. Ela disse também que a análise estatística feita no vôlei é bem simples, sem fórmulas mirabolantes. É basicamente índice de acertos/erros, com alguma graduação entre um e outro.

Eu acredito fortemente que temos que fazer este tipo de trabalho no badminton. Temos que aproveitar este momento em que o esporte está crescendo para tentarmos desenvolver um método para análise do jogo com base em números.

A Roberta explicou que eles fazem 2 tipos de análise: técnica e tática. A técnica consiste basicamente em ver os índices de acertos dos fundamentos (no caso do vôlei, saque, recepção, bloqueio, passe, etc.). A tática consiste na análise dos adversários (posicionamento em quadra, comportamento da equipe com cada formação, etc).

No caso da análise tática, eles têm pelo menos 4 filmagens de cada adversário. Aliás, isso ainda é pouco utilizado no badminton aqui no Brasil. Temos que evoluir.

Com base em todas essas informações, são feitos os treinamentos e preparação para enfrentar cada adversário.

Enfim, vamos começar a trocar idéias para desenvolvermos o método para o badminton e, quem sabe, um software próprio.

Nenhum comentário: