sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aparelho desvenda a força dos dedos

O título desse post veio de uma notícia do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), publicada no dia 12/07/2010. A reportagem original foi feita pelo Correio Brasiliense.

Basicamente, a reportagem diz que a ciência só tinha aparelhos que mediam a força total da mão, mas não conseguia medir individualmente cada dedo.

Pois o professor José Marques Novo Júnior (CREF 005720-G/MG), da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu o Handrip Dynamometer (dinamômetro de preensão da mão), que traz componentes eletrônicos capazes de mensurar e registrar a força dos indicadores, médios, anelares e mínimos.

A reportagem menciona aplicações médicas e esportivas.

Na parte médica, eles citam LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), Síndrome do Túnel do Carpo (compressão do nervo mediano que passa pela região do punho) e outras doenças ocupacionais.

Na parte esportiva, eles mencionam modalidades que dependem da mão para o sucesso, como lançamento de dardos, de martelo, judô, jiu-jitsu, escalada e salto com vara. Eu incluiria o badminton.

Acho que todos os que estão envolvidos com o badminton devem ficar atentos a essa evolução, pois podemos nos beneficiar bastante.

Confiram a reportagem no CONFEF: http://confef.com.br/extra/noticias/conteudo.asp?id=335.

Nenhum comentário: