quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os adversários brasileiros no Pan

O site oficial do Daniel Paiola publicou as tabelas dos Jogos Pan-americanos, que infelizmente ainda não estão no site oficial dos Jogos, nem no Tournament Software. Imagino que seja porque ainda não têm os horários dos jogos definidos.

O site da ESPN antecipou apenas os jogos envolvendo o Daniel.

Vamos, então, conferir os adversários de todos os brasileiros no caminho para as medalhas neste Pan. Não será fácil, pois o sorteio não foi favorável em diversas disputas.

Simples Masculina

Conforme a ESPN já adiantou, nosso melhor atleta, Daniel Paiola (cabeça-de-chave 4 e nº 88 do mundo), enfrenta o venezuelano Luis Camacho (nº 403 do mundo) na estreia. Se vencer, enfrenta o vencedor de Alberto Raposo (República Dominicana, nº 365 do mundo) e Esteban Mujica (Chile, nº 352 do mundo). No caminho de Daniel para as semifinais, que garantem pelo menos a medalha de bronze, está o mexicano Lino Munoz (cabeça-de-chave 7, nº 144 do mundo).

O brasileiro Luiz dos Santos (nº 197 do mundo) enfrenta logo de cara o canadense Stefan Wojcikiewicz (cabeça-de-chave 3, nº 65 do mundo), um dos favoritos para medalha. Não será fácil.

Já Alex Tjong (cabeça-de-chave 8, nº 153 do mundo) tem pela frente o venezuelano Leonard Uzcategui (nº 535 do mundo). Se vencer, ele enfrenta o vencedor de Cristian Araya (Chile, nº 339 do mundo) e Dylan Darmohoetomo (Suriname, nº 349 do mundo). No caminho para as semifinais, está o peruano Rodrigo Pacheco (cabeça-de-chave 2, nº 62 do mundo), outro favorito para medalha.

Daniel tem o caminho mais tranquilo para uma medalha e acredito que tenha boas chances. Alex também pode chegar lá. Já Luiz dos Santos tem uma tarefa muito difícil. Vamos torcer.

Simples Feminina

Fabiana da Silva (nº 154 do mundo) não deu sorte e pega logo a canadense Michelle Li (cabeça-de-chave 1, nº 29 do mundo).

Lohaynny Vicente (nº 163 do mundo) enfrenta a dominicana Vivieca Veronica (nº 306 do mundo). Se vencer, enfrenta a vencedora de Mikaylia Haldane (Jamaica) e Rugshaar Ishaak (Suriname). No caminho para as semifinais, está a peruana Alejandra Monteverde (cabeça-de-chave 8, nº 139 do mundo).

Luana Vicente (nº 188 do mundo) enfrenta a venezuelana Leidy Tovar (nº 498 do mundo). Se vencer, pega a vencedora de Chaviano Mislenis (Cuba) e Rena Wang (EUA, cabeça-de-chave 2, nº 52 do mundo).

Lohaynny tem o caminho mais tranquilo e pode chegar às semis. Fabiana terá muitas dificuldades, pois enfrenta logo a principal favorita. Luana terá uma pedreira nas oitava-de-final e deve parar por aí.

Duplas Masculinas

Luiz dos Santos / Alex Tjong (nº 73 do mundo) enfrentam os mexicanos Andres Lopez / Lino Munoz (nº 86 do mundo). Se vencerem, entrentam os vencedores de Cristian Araya / Esteban Mujica (Chile, nº 281 do mundo) e Jose Lazo / Leonard Uzcategui (Venezuela), com boas chances de vitória e de chegar a uma medalha.

Hugo Arthuso / Daniel Paiola (nº 48 do mundo) enfrentam Virgil Soeroredjo / Mitchel Wongsodikromo (Suriname, nº 102 do mundo). Se vencerem, enfrentam os vencedores de Antonio de Vinatea / Martin del Valle (Peru, nº 237 do mundo) e Halim Haryanto Ho / Sattawat Pongnairat (EUA).

O caminho de Luiz / Alex é bom e eles têm boas chances de medalha. O primeiro jogo é o mais complicado. Já Hugo / Daniel pegam só adversários difíceis e o caminho é muito duro. Afinal, Halim Haryanto Ho já foi campeão mundial com Tony Gunawan. Ambos nascidos na Indonésia e naturalizados norte-americanos.

É interessante observar que Hugo / Daniel tinham uma chave muito boa e ótimas chances de chegar à medalha. Só que um erro na definição dos cabeças-de-chave obrigou a um novo sorteio e os brasileiros acabaram dando muito azar.

Duplas Femininas

Marina Eliezer / Fabiana Silva (nº 86 do mundo, nº 86 do mundo) enfrentam as peruanas Lorena Duany / Alejandra Monteverde. Se vencerem, enfrentam as venezuelanas Daniela Araujo / Leidy Tovar (nº 270 do mundo). No caminho para as semis, estão as canadenses Grace Gao / Joycelyn Ko (cabeças-de-chave 4, nº 36 do mundo).

Lohaynny Vicente / Luana Vicente (nº 65 do mundo) pegam logo de cara as norte-americanas Eva Lee / Paula Lynn Obanana (cabeças-de-chave 3, nº 30 do mundo). Jogo dificílimo.

Marina / Fabiana têm boas chances de avançar até as quartas-de-final. Já Lohaynny / Luana terão muitas dificuldades para passar da primeira rodada.

Duplas Mistas

Daniel Paiola / Fabiana Silva (nº 270 do mundo) pegam logo os canadenses Toby Ng / Grace Gao (cabeças-de-chave 1, nº 25 do mundo). Deram muito azar no sorteio.

Hugo Arthuso / Marina Eliezer (nº 146 do mundo) enfrentam os peruanos Rodrigo Pacheco / Claudia Rivero (cabeças-de-chave 3, nº 63 do mundo). Também não deram sorte.

Os adversários são muito complicados logo na primeira rodada. Se os brasileiros passarem, já será um grande feito e o caminho ficará teoricamente livre até uma medalha.

Conclusão

Pelas análises, acredito que nossas maiores chances de medalha estejam nas simples com Daniel e Lohaynny, além das duplas com Luiz / Alex. Se conquistarmos pelo menos duas medalhas, já será ótimo, lembrando que temos apenas uma medalha brasileira em Jogos Pan-americanos, conquistada em 2007, no Rio de Janeiro, com Guilherme Pardo / Guilherme Kumasaka. Tomaram que venham mais.

Nenhum comentário: