Na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 22 de outubro, realizou-se, com a presença de Ricardo Nagato, presidente da Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj), uma Audiência Pública para analisar a situação das federações esportivas do estado. Comandada pelos deputados estaduais Fernando Gusmão (presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj), Tucalo (vice-presidente da comissão), do presidente da Comissão Técnica do Programa de Leis de Incentivo Fiscal do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappeli, e de representantes de diversas federações esportivas do estado do Rio de Janeiro, o encontro teve o objetivo de analisar a situação das federações esportivas do estado e encontrar soluções.
Como resultado da Audiência Pública, o deputado Fernando Gusmão se comprometeu com dois itens básicos: visitar o Palácio dos Esportes e tentar viabilizar sua reabertura para que as federações estaduais possam se instalar; e enviar um projeto de lei buscando recursos da Loterj, semelhante à Lei Agnelo/Piva, repassando uma parte da verba da loteria estadual para as federações, como forma de viabilizar financeiramente seu funcionamento.
Para Nagato, o encontro foi um passo importante, pois a dificuldade em conseguir recursos é enorme. “É bom lembrar que o badminton já tem projetos aprovados, mas a captação junto a empresas é quase impossível. Um projeto com visibilidade e com excelentes resultados como a Miratus, em Jacarepaguá, demorou quase dois anos para captar cerca de 1/3 da verba aprovada.”
O presidente complementa, afirmando que somente este ano, a Febarj entrou em contato com dezenas de empresas para verificar o real interesse em apoiar algum projeto incentivado e só obteve respostas negativas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FEBARJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário