quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Pan que se aproxima

Os Jogos Pan-americanos se aproximam e algumas dúvidas ainda me incomodam. Por alguns e-mails que tenho recebido, não são dúvidas apenas minhas.

Como será a organização do badminton no Pan? Quem irá compor a mesa? Como será a arbitragem geral? De onde virão os árbitros principais e de linha? Estarão capacitados, já que não houve treinamento? Que infra-estrutura existirá para recebê-los?

Quando serão montadas as quadras de badminton? Quem irá testá-las? Quando? E se não forem adequadas em relação a luz e vento? Haverá tempo de ajuste?

E os ingressos? Quando serão vendidos? Quanto custarão?

Haverá um legado para o badminton? Ou seja, como os tapetes, postes, redes e cadeiras de árbitro serão utilizados depois? As federações poderão utilizá-los?

Não teremos ginásio exclusivo para badminton ao final do Pan, mas com a nova arena do Autódromo e o novo Maracanãzinho, além do Miécimo, se pudermos usar esses equipamentos, poderemos ter torneios de primeiro nível no RJ.

Um sonho, imagino. Devaneio de minha parte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nagato,

Como participante do Pan de 2003, aqui vão algumas experiencias minhas, que podem te ajudar a sanar algumas dúvidas.

Compoem a mesa os reprsentantes da Confederação Pan Americana e da IBF. É um evento Pan Americano e não Brasileiro, por isso a presença de estrangeiros. Deve ter a presença de representantes do Brasil, mas não sei em que função..

Arbitragem geral e principal são todos da Confederação Pan Americana e da IBF. Árbitros de linha serão do Brasil mesmo.

Se o Pan começa no dia 14 para o badmintp, as quadras deverão estar montadas até uns 4 dias antes mais ou menos, para as equipes treinarem. Se o Ginásio tiver problemas, acho que eles serão solucionados na hora... mas nao acredito que isso deva aocntecer..

Ingressos eu não tenho a menor idéia..

A Confederação já tem os tapetes comprados pelo COB e com ela ficarão após o Pan. Acredito que isso acontecerá também com os outros materiais. Acho que as Federações pdoerão usar aquilo que a Confederação permitir, desde que, obviamente, pague o frete. Acho que seria legal criar um seguro para os tapetes...

Um abraço

Lucas Araujo