segunda-feira, 6 de agosto de 2012

De volta ao Blogminton

Depois de vários dias ausentes, volto a publicar aqui no blog. Ainda estou exausto pela maratona no Sportv desde o início dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, mas muito feliz pela oportunidade de comentar o badminton pelo canal campeão.

Ao contrário de Pequim, quando o badminton apenas entrou durante poucos minutos em alguns dias de Jogos, em Londres eu pude comentar o badminton nos 9 dias de competição, com pelo menos 30 minutos a cada dia, o suficiente para acompanharmos partidas completas.

No último domingo, cheguei a ficar 2 horas e meia no ar junto com o excelente narrador Cláudio Uchôa, com quem fiz a maior parte dos comentários. Ele é muito estudioso e foi muito tranquilo trabalhar com ele e com o pessoal do Sportv 3, o canal do badminton (a maioria das transmissões de badminton foi lá)! O badminton passou também pelos outros 3 canais do Sportv e tive o prazer de comentar com os narradores Eduardo Moreno, Jader Rocha, Eusébio Resende, Clayton Carvalho e Júlio Oliveira.

Aprendi bastante neste período. Comentar não é fácil, falar ao vivo não é fácil. Às vezes, dá um branco, a gente fica sem saber o que falar, saem algumas pequenas bobagens, mas o pessoal de lá elogiou bastante, a direção falou bem do alto nível dos comentários em geral em todas as modalidades. Foi muito bom.

Cheguei a pensar em publicar algo durante os Jogos, mas o ritmo foi muito cansativo, já que o badminton era um dos primeiros esportes a entrar nos primeiros dias e um dos últimos a sair. Com o deslocamento de casa para os estúdios, sobravam poucas horas de sono. Mesmo agora, após encerrado o badminton, ainda sinto um pouco o cansaço.

De qualquer forma, a experiência foi ótima, o clima nos bastidores é excelente, com ótima convivência com comentaristas de outras modalidades, alguns deles grandes ídolos, conhecidos do grande público, como o campeão olímpico Marcelo Ferreira (vela), Adriana Samuel (vôlei de praia), Helen Luz (basquete), Rogério Romero (natação), Silnei Yuta (tênis de mesa), André Domingos (atletismo), Carol Gattaz (vôlei), Hélio Rubens (basquete), Alberto Bial (basquete), Dácio Campos (tênis), Mosiah Rodrigues (ginástica), Ângelo Paiva (judô) entre outros menos conhecidos como eu no badminton, Janice (tiro), Leonardo (tiro com arco), Leandro e Liliane (levantamento de peso), Ivan (esgrima), Leonardo e Cláudio (hóquei), Fabrício (equitação), Daniel Fucs (boxe), Bernardo e Leoni (handebol), Cadu (vela), Alemão (vôlei de praia), Ana Paula (ginástica), Celina e Gustavo (saltos ornamentais), Júlio (ginástica de trampolim), Raul e Carlinhos (pólo aquático), Monzon (hipismo) e vários outros que foram chegando para esta segunda semana de competições, Antoine e Adrian Jaoude (luta). Um ambiente de muita camaradagem e brincadeiras que deixará saudades.

Depois, falo um pouco sobre o badminton nos Jogos, que teve amplo domínio chinês (5 ouros!), polêmica com atletas excluídas (4 duplas femininas asiáticas), ótima cobertura na televisão (além do Sportv, a ESPN Brasil e o site do Terra também passaram) e uma audiência fantástica na final da simples masculina (pelo twitter, vi que foi uma das maiores audiências desses Jogos, mas ainda vou pesquisar os números exatos).

3 comentários:

ParaBadmintonBrasil disse...

Olá Nagato, seja bem vindo a sua casa, que bom que você voltou, estava fazendo muita falta.

Parabéns pela sua participação na sportv, foi de muita qualidade e de reconhecimento para todo o badminton.

Létisson

Ivan Daniel disse...

Salve Nagato!
Nós aqui no meio do mundo acompanhamos diariamente as transmissões e gostamos muito dos comentários.
Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Obrigado Létisson e Ivan!!

Aprendi muito nestes dias no Sportv.

Vamos todos continuar trabalhando para desenvolver o badminton e o parabadminton no Brasil e conquistar cada vez mais espaço!

Abraços,

Nagato