terça-feira, 10 de julho de 2012

Londres 2012

A BWF publicou ontem a lista final dos atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, após três rodadas para confirmação dos nomes.

Não houve alteração na quantidade de atletas por categorias, então continuamos com 40 atletas na simples masculina, 46 na simples feminina e 16 duplas no masculino, feminino e mistas.

A novidade para os Jogos deste ano é que as competições não serão somente em chaves eliminatórias. Inicialmente, os atletas serão distribuídos em grupos e os melhores passarão para as chaves eliminatórias.

Nas simples, são 16 grupos com, no máximo, 4 atletas em cada um. Ou seja, no masculino, teremos 8 grupos com 2 atletas e 8 grupos com 3 atletas. No feminino, teremos 2 grupos com 2 atletas e 14 grupos com 3 atletas. O melhor de cada grupo se classifica para as oitavas de final. A partir daí, a competição é eliminatória.

Nas duplas, são 4 grupos com 4 duplas em cada um. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final. A partir daí, a competição também é eliminatória.

Quem quiser ver mais detalhes, pode consultar o regulamento da BWF para os Jogos.

Representantes das Américas

Infelizmente, não será desta vez que teremos brasileiros nos Jogos Olímpicos. Teremos que aguardar até os Jogos aqui em casa, no Rio de Janeiro. Daniel Paiola ficou bem próximo, terminando em 4º na lista de espera da simples masculina. Tivemos também Lohaynny Vicente, que ficou em 5º na lista da simples feminina.

Apesar de não termos brasileiros, as Américas estarão representadas nas cinco modalidades.

Na simples masculina, teremos Kevin Cordon, da Guatemala, Rodrigo Pacheco Carrillo, do Peru, e Virgil Soeroredjo, do Suriname, que entrou por convite.

Na simples feminina, teremos Michelle Li, do Canadá, Rena Wang, dos EUA, Victoria Montero, do México e Claudia Rivero, do Peru.

Nas duplas masculinas, teremos Howard Bach e Tony Gunawan, dos EUA.

Nas duplas femininas, teremos Alex Bruce e Michelle Li, do Canadá.

Nas duplas mistas, teremos Toby Ng e Grace Gao, do Canadá.

Favoritos

Certamente, os chineses levam favoritismo em todas as modalidades. Mas podem não levar todos os ouros.

Na simples masculina, a final deve ficar entre Dan Lin, da China, e Chong We Lee, da Malásia.

Na simples feminina, a final deve ser entre as chinesas Yihan Wang e Xin Wang.

Nas duplas masculinas, a final deve ser entre os chineses Yun Cai e Haifeng Fu e os sul-coreanos Jae Sung Jung e Yong Dae Lee.

Nas duplas femininas, o ouro deve ser disputado entre as duplas chinesas Xiaoli Wang e Yang Yu contra Qing Tian e Yunlei Zhao.

Nas duplas mistas, devemos ter mais uma final chinesa entre a dupla Nan Zhang e Yunlei Zhao e a dupla Chen Xu e Jin Ma.

Porém, como em toda grande competições, podemos ter surpresas. Vamos torcer para algum atleta não asiático beliscar uma medalha e evitar o domínio total asiático. Temos os dinamarqueses Peter Gade, na simples masculina, Tine Baun, na simples feminina, Mathias Boe e Carsten Mogensen, nas duplas masculinas, Kamilla Rytter Juhl e Christinna Pedersen, nas duplas femininas e Joachim Fischer Nielsen e Christinna Pedersen, nas duplas mistas.

Nenhum comentário: