sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atletas brasileiros barrados de torneios da BWF

A BWF publica sempre em seu site a lista de atletas barrados de participarem em torneios oficiais por falta de pagamentos de taxas.

Diversos brasileiros foram barrados, segundo a última lista, publicada em 03/02/2012, por falta de pagamento no Spanish Open de 2011, realizado em maio/2011: Hugo Arthuso, Yasmin Cury, Fabiana da Silva, Alex Tjong, Luis dos Santos, Luana Vicente e Lohaynny Vicente.

Se os pagamentos não forem regularizados, os atletas podem ser excluídos também do ranking mundial até que haja o acerto de contas.

Até onde sei, a obrigação pelo pagamento nesses torneios internacionais cabe à CBBd. Porém, a CBBd emitiu um comunicado nesta sexta-feira, informando que há diversos atletas (os 7 listados acima e mais alguns outros) com débito junto à CBBd por falta de pagamento de inscrições em torneios nacionais e internacionais. Esses valores, segundo o comunicado, são em função de inscrições canceladas fora do prazo ou não canceladas (a lista apresenta como WO nos torneios, ou seja, foram inscritos mas não compareceram).

Segundo a CBBd, se os atletas não acertarem estes débitos com a confederação até 29/02/2012, eles ficarão impedidos também de participar de etapas nacionais.

Não ficou muito claro, mas o comunicado dá a entender que o problema foi apenas em relação a estes torneios em que houve desistência na participação. Os demais torneios onde os atletas participaram normalmente estão com os pagamentos em dia. Imagino que haja alguma regra (não encontrei, é apenas um chute meu) que diga que se o atleta desistir, a responsabilidade do pagamento passa a ser dele e não mais da CBBd.

A lista da CBBd também diz de quem é a responsabilidade pelo débito. Não entendi como será o acerto para o caso de responsabilidade da própria CBBd.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na lista da BWF emitida no dia 31/1 o Daniel Paiola estava impedido de jogar no torneio em Uganda!!