quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Badminton escolar

Há algumas semanas, vimos a reportagem no Esporte Espetacular, da Globo, com o Francisco Ferraz, da Federação de Badminton do Piauí. Ela mostrou o ótimo trabalho que vem sendo feito em escolas públicas na região e o grande interesse da garotada.

O RS já fazia um trabalho forte em badminton escolar, inclusive com um campeonato estadual escolar.

Aqui no RJ, também temos uma ótima experiência em escolas tanto públicas quanto particulares. O Pedro II (pública), na Tijuca, e o Colégio Salesiano Santa Rosa (particular), em Niterói, são ótimos exemplos. Além dessas, temos outras escolas em Duque de Caxias e Niterói onde o badminton começa a fazer sucesso.

Este é um caminho que sempre defendi, pois assim atingimos a base e apresentamos um esporte que é uma alternativa diante de outros esportes muitas vezes já saturados entre a garotada. O Salesiano nos procurou em função disso e agora o badminton já faz parte da grade curricular, é o esporte mais popular do colégio e tem mais de 800 praticantes.

Acredito que, se fizermos um trabalho forte em escolas, o badminton crescerá muito mais rápido. Com uma base forte, será muito mais fácil encontrarmos atletas com potencial. Pena que ainda não tenhamos recursos financeiros no RJ para aprofundar esse trabalho. Mesmo assim, a cada ano temos atingido mais escolar e, naturalmente, outras escolas têm nos procurado.

Depois, entro em detalhes sobre o badminton em cada local de prática no RJ.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nagato,
O caminho é esse.
Trabalho nos clubes também pode ser feito.
Outro aspecto é a divulgação do esporte nos cursos de Educação Física para novos adeptos.
A palavra chave é desconcentração.
Quanto mais profissionais de Educação Física tivermos no esporte, mais ele será divulgado e implementado.
Para tanto precisaríamos de um grupo de instrutores habilitados e planos de trabalho com o aval da FEBARJ.
Abraços
Pina

Anônimo disse...

Nagato,
Nesta sexta feira o técnico da Seleção Brasileira, Luiz de França, fará uma palestra na Faculdade Metropolitana de Campinas (Metrocamp) para os alunos do curso de Educação Física. É um passo dado dentro daquilo que o Pina acabou de comentar: a desconcentração do esporte, para ele ganhar popularidade.

Um abraço

Lucas Araujo

Anônimo disse...

legal,adorei,mas gostaria que me mandassem atividades esportivas de iniciação para o badminton.