quinta-feira, 30 de junho de 2011

Volta Redonda/RJ deve ampliar apoio ao badminton

Segundo o site Diário do Vale, o Prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, recebeu a equipe de badminton da Escola Municipal Maria José Campos Costa, que participou da Etapa Rio de Janeiro do Campeonato Nacional de Badminton, no último final de semana.

A equipe de competição da escola, chamada Equipe MJ, conquistou uma medalha de ouro na categoria Sub-11, com o garoto Lucas de Assis, e recebeu elogios do prefeito, que prometeu ampliar o número de quadras de badminton no município, além de apoiar a viagem dos atletas para a próxima etapa do Nacional.

Circuito FEBARJ de Badminton 2011

A FEBARJ publicou a carta convite para a Etapa Duque de Caxias do Circuito FEBARJ de Badminton 2011.

O torneio será disputado nos dias 23 e 24 de julho de 2011 na Vila Olímpica de Duque de Caxias, nas categorias Adulto, Sênior, Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-9.

Corrida para Londres 2012 - Badminton

Pelo Ranking Mundial publicado hoje, teríamos as seguintes condições de classificação (simulação minha).

Simples Masculina
O último dos 38 classificados estaria na posição 74 do mundo. Daniel Paiola, o brasileiro melhor posicionado, está em 85 e seria um hipotético 4º lugar na fila de espera (seguindo a regra que limita os atletas por país).

Simples feminina
A última das 38 classificadas estaria na posição 76 do mundo. Fabiana Silva, a brasileira melhor posicionada, está em 159 e seria a 16ª na fila.

Duplas Masculinas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 32 do mundo. Hugo Arthuso/Daniel Paiola, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 55, em 6º lugar na fila.

Duplas Femininas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 16 do mundo. Lohaynny Vicente/Luana Vicente, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 95, em 17º na fila.

Duplas Mistas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 27 do mundo. Alex Tjong/Yasmin Cury, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 196, em 34º na fila.

Brasileiros no Ranking Mundial

Confiram a posição atualizada dos brasileiros no Ranking Mundial, publicado em 30/06. Entre parenteses, a posição no ranking anterior. O ranking completo está em http://bwf.tournamentsoftware.com/ranking/ranking.aspx?rid=70.

SM
85 (87) Daniel Paiola
147 (146) Hugo ARTHUSO
168 (167) Alex Yuwan TJONG
233 (233) Santos LUIZ DOS
347 (351) Luis CEREDA
467 (471) Tsuchida MARCELO
546 (551) Lucas Alves Pinto
549 (554) Paiola TIAGO
697 (702) Alkimin LEONARDO

SF
159 (159) Fabiana SILVA
171 (171) Yasmin CURY
257 (257) Lohaynny Vicente
268 (269) Andreza Santos
272 (273) Luana Vicente
303 (301) Claudia Low
386 (387) Ana Paula CAMPOS
439 (440) Marina Eliezer

DM
55 (54) Hugo ARTHUSO / Daniel Paiola
111 (112) Alex Yuwan TJONG / Santos LUIZ DOS
270 (275) Luis CEREDA / Alex Yuwan TJONG

DF
95 (96) Lohaynny Vicente / Luana Vicente
133 (135) Marina ELIEZER / Fabiana SILVA
199 (198) Thayse CRUZ / Paula Beatriz Pereira
242 (243) Claudia Low / Ana Carla ZIERKE

DX
196 (198) Alex Yuwan TJONG / Yasmin CURY
201 (203) Hugo ARTHUSO / Marina ELIEZER
273 (276) Filipe TOLEDO / Ana Carla ZIERKE
331 (333) Lucas Alves Pinto / Andreza Santos
336 (338) Alkimin LEONARDO / Ana Paula CAMPOS

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um dos responsáveis pelos resultados de Daniel Paiola

O atleta Daniel Paiola reservou um espaço em seu site para falar sobre o fisioterapeuta Wilson Germano.

Wilson, além de fisioterapeuta, também é atleta (vale conhecer seu site) e, segundo Daniel, um dos grandes responsáveis por chegar onde está hoje.

Em seu texto, Daniel diz que tinha um sério problema em seu ombro direito e que só foi resolvido com a ajuda de Wilson, que também fez Daniel deixar de ser um jogador de badminton para se tornar um atleta. Muito legal o texto.

Indonesia Open Superseries Premier 2011 - Resultados

Confiram os resultados finais da competição asiática, que distribuiu USD 600 mil em premiação e foi encerrada neste domingo.

SM
1) Chong Wei LEE [1] [Malásia]
2) Peter Hoeg GADE [5] [Dinamarca]
3) Long CHEN [4] [China] e Sho SASAKI [Japão]

SF
1) Yihan WANG [3] [China]
2) Saina NEHWAL [4] [Índia]
3) Shao Chieh CHENG [Taipei] e Yanjiao JIANG [6] [China]

DM
1) Yun CAI [3] [China] / Haifeng FU [China]
2) Biao CHAI [8] [China] / Zhendong GUO [China]
3) Markis KIDO [7] [Indonésia] / Hendra SETIAWAN [Indonésia] e Mohammad AHSAN [Indonésia] / Bona SEPTANO [Indonésia]

DF
1) Xiaoli WANG [1] [China] / Yang (F) YU [China]
2) Vita MARISSA [Indonésia] / Nadya MELATI [Indonésia]
3) Christinna PEDERSEN [Dinamarca] / Kamilla RYTTER JUHL [Dinamarca] e Mizuki FUJII [4] [Japão] / Reika KAKIIWA [Japão]

DX
1) Nan ZHANG [1] [China] / Yunlei ZHAO [China]
2) Tantowi AHMAD [4] [Indonésia] / Liliyana NATSIR [Indonésia]
3) Hung Ling CHEN [Taipei] / Wen Hsing CHENG [Taipei] e Thomas LAYBOURN [8] [Dinamarca] / Kamilla RYTTER JUHL [Dinamarca]

Resultados completos no Tournament Software

Curtinhas no meio do mundo

O blog do amigo Ivan Daniel fala sobre a participação histórica do garoto Lukas, primeiro amapaense a participar de uma competição nacional, do novo núcleo de prática na escolinha Zico10, de um possível torneio estadual em agosto, do badminton nas férias escolares e do projeto de badminton nas escolas estaduais pela Lei de Incentivo ao Esporte. Parabéns Aldir e Ivan pelo trabalho!

Campeonato Nacional RJ - Resultados

Foi encerrado neste domingo o Campeonato Nacional - Etapa RJ.

Apesar dos contratempos já listados, a competição terminou no início da tarde de domingo com mais de 240 atletas participantes, nas categorias Principal e Jovens.

Os resultados estão publicados no site da CBBd.

Os campeões na categoria Principal foram:

Simples Masculina: Andres Corpancho (Fonte)
Simples Feminina: Lohaynny Carolyne (Miratus)
Duplas Masculinas: Alex Tjong (Hípica) / Luiz dos Santos (Fonte)
Duplas Femininas: Lohaynny Carolyne (Miratus) / Renata Faustino (Miratus)
Duplas Mistas: Thomas Moretti (Paulistano) / Marina Eliezer (Paulistano)

domingo, 26 de junho de 2011

Críticas ao Nacional do RJ e à CBBd

Tenho lido aqui no blog, no Facebook e em meus e-mails algumas críticas bastante contundentes contra o Campeonato Nacional do RJ e contra o atual interventor da CBBd e seus colaboradores, entre os quais me incluo.

Os comentários vieram de atletas (vi do RS e de SP), ex-dirigentes da CBBd e opositores do atual interventor.

Claro que sou amigo do Manoel Gori, interventor da CBBd, defendo seus pontos de vista, mas tentarei se o mais imparcial possível. Aceito as críticas se não for e podemos discutir abertamente a respeito.

Sobre o Nacional

Em relação ao Nacional, que está sendo realizado no SESI de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro/RJ, as críticas são referentes a alterações nas tabelas feitas após o prazo, alterações em duplas feitas após o congresso técnico, vento, sol, longos atrasos, falta de atualização dos resultados no site da CBBd, não utilização de software para tabelas/resultados do torneio. São as que me recordo.

Não pude estar no torneio, então não tenho como falar sobre o que não vi. Mas, pelos itens relacionados, são os mesmos problemas de sempre. Reclamações recorrentes, às quais eu adicionaria paredes claras, iluminação inadequada, teto baixo, arbitragem fraca, vestiários ruins, sistema de som inadequado, etc.

Aqui no RJ, essa sempre foi a realidade, já que não temos realmente estrutura adequada. Tudo deve ser adaptado para o badminton. Pelo que já conversei ao longo dos anos com muitas pessoas, a realidade é a mesma em vários lugares, embora ninguém ouse criticar seu próprio estado, sua própria federação.

As críticas à atual direção da CBBd sobre o Nacional são válidas, devem ser feitas, se for o caso de forma oficial e respondidas da mesma forma. Ainda, se for o caso, levadas ao STJD. Mas, ainda que me provem o contrário, não foi o Gori, em 2 meses, que inventou a desorganização dos nossos eventos. Não sei até que ponto os ânimos acirrados estejam distorcendo a visão dos fatos.

Sobre a intervenção

Há muita crítica também em relação à intervenção, já que algumas federações cobram a realização das eleições para a presidência da CBBd até 01 de julho, quando se completam os 60 dias determinados pela juíza de Campinas para convocação das eleições.

Sei que o Gori tem conversado com a juíza, que é a responsável pela intervenção, e que daria um parecer definitivo esta semana que passou, o que foi até informado no site da CBBd. Não tive retorno quanto à decisão, mas acredito que essa semana saia uma decisão.

Já que a juíza é a responsável, creio que ela possa interferir caso o interventor deixe de cumprir qualquer decisão feita por ela.

As federações que cobram a realização imediata das eleições afirma que estão em maioria, que têm documentação que comprova isso e pedem (ou exigem) que as eleições sejam democraticamente convocadas, como é desejo da maioria.

Tenho amigos em ambos os lados (infelizmente, temos dois lados em um esporte ainda pequeno como o nosso) e com isso consigo ouvir abertamente o que cada um tem a dizer. Apesar de apoiar o Gori (não nego isso), creio que posso dizer que tenho um ótimo relacionamento com o Ferraz, apesar da distância (PI e RJ). Os dois são claramente candidatos e vejo a cada dia a distância entre ambos aumentar, o que praticamente inviabiliza uma ação conjunta entre eles. Gostaria que minha interpretação estivesse equivocada.

Já vi que há federações que apoiam um e outras que apoiam o outro. Há ainda federações neutras, que preferam não se posicionar claramente a favor de um ou de outro, pois gostariam de uma solução conjunta. Acho que esta opção já é utópica.

O futuro do badminton no Brasil

Estou pessimista. Independente de haver eleições ou não, de vencer Gori ou Ferraz, de quem está certo ou errado, o badminton brasileiro está rachado, os ânimos estão extremamente exaltados, não vejo equilíbrio em críticas de parte a parte e ninguém para para discutir o badminton. É um contra outro. Estão mais preocupados com as pessoas do que com o badminton. Eu deveria estar otimista?

Gori e Ferraz são das duas federações que atualmente têm o melhor trabalho de desenvolvimento do badminton no país: SP e PI. Então, é um caminho quase natural que ambos sejam candidatos à presidência da CBBd. Pena que isso não aconteceu em um clima mais ameno e que apenas o desenvolvimento do badminton fosse discutido. Hoje, não vejo mais possibilidade disso acontecer.

Rio de Janeiro

Vou desviar bastante do assunto, mas acho pertinente. Um pequeno desabafo.

Muitos consideram que o RJ tem alto grau de desenvolvimento, por conta dos resultados da Miratus, em um excepcional trabalho feito pelo Sebastião. Mas, tirando a Miratus e as duas equipes de Volta Redonda (FCSN e Equipe MJ), o badminton é apenas pontual no restante do estado, se levarmos em consideração o nível competitivo. Há boas iniciativas, com muitos praticantes em projetos sociais e escolas, mas sem participação em competições.

A federação não tem estrutura e poucos estão dispostos a colaborar. Se aparecer dinheiro, tenho certeza de que surgirão muitos colaboradores. Com dinheiro, tudo é fácil.

Nesses 14 anos de federação, lembro que muitos cursos para formar professores foram feitos. Creio que mais de 150 professores tenham passado por cursos aqui no RJ. Quantos dão aula hoje? Um ou outro em Niterói, um ou outro em Duque de Caxias, um ou outro em Volta Redonda. Porque?

Lembro de ter recebido inúmeros e-mails de professores que fizeram o curso e depois vieram cobrando emprego e projetos das prefeituras, pedindo material de graça e apoio financeiro da federação. Achei inacreditável. Apenas essa meia dúzia de sobreviventes teve iniciativa própria e hoje são os professores que se destacam no RJ.

Algo semelhante aconteceu com as dezenas de árbitros estaduais que formamos. Acho que hoje não temos nenhum.

Parece que este é um mal em nosso estado. As pessoas se acostumaram demais com paternalismo, com apoio da prefeitura e do estado e poucos têm iniciativa ou cumprem com suas obrigações. Aliás, serviços aqui no RJ são péssimos em geral. Difícil ter bom atendimento em restaurantes, lojas, serviços domésticos, etc. Ponto para reflexão já que somos um estado com potencial turístico e receberemos Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Interessante também observar que, todas as vezes que procuramos prefeitura e estado para propor projetos sobre o badminton, ambos alegaram falta de verba e pediam que a federação arcasse com os custos. Órgãos com orçamentos bilionários pedindo dinheiro a um órgão com orçamento que não chega a 2 salários mínimos mensais.

Ah, sim. Lembrei as inúmeras vezes que recebemos pedidos de isenção em inscrições nos torneios, até mesmo de pessoas de classe média ou de escolas particulares. A federação tem dinheiro, certo?

Bom, todos são assuntos extensos e ainda iremos discutir muito a respeito. Aguardo comentários.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Indonesia Open Superseries Premier 2011 - Semifinais

Definidas as semifinais da competição asiática, que distribui USD 600 mil em premiação. As semis serão disputadas neste sábado e as finais no domingo.

SM
Chong Wei LEE [1] [Malásia] - [China] Long CHEN [4]
Peter Hoeg GADE [5] [Dinamarca] - [Japão] Sho SASAKI

SF
Shao Chieh CHENG [Taipei] - [Índia] Saina NEHWAL [4]
Yihan WANG [3] [China] - [China] Yanjiao JIANG [6]

DM
Markis KIDO [7] [Indonésia] / Hendra SETIAWAN [Indonésia] - [China] Yun CAI [3] / [China] Haifeng FU
Mohammad AHSAN [Indonésia] / Bona SEPTANO [Indonésia] - [China] Biao CHAI [8] / [China] Zhendong GUO

DF
Mizuki FUJII [4] [Japão] / Reika KAKIIWA [Japão] - [Indonésia] Vita MARISSA / [Indonésia] Nadya MELATI
Xiaoli WANG [1] [China] / Yang (F) YU [China] - [Dinamarca] Christinna PEDERSEN / [Dinamarca] Kamilla RYTTER JUHL

DX
Tantowi AHMAD [4] [Indonésia] / Liliyana NATSIR [Indonésia] - [Dinamarca] Thomas LAYBOURN [8] / [Dinamarca] Kamilla RYTTER JUHL
Nan ZHANG [1] [China] / Yunlei ZHAO [China] - [Taipei] Hung Ling CHEN / [Taipei] Wen Hsing CHENG

Resultados completos no Tournament Software, com LiveScore.

Amapaense faz história

Muito legal a notícia no blog Badminton no meio do mundo.

O atleta Lukas Sitta é o primeiro representante do Amapá a participar de um torneio nacional e já conquistou uma vitória, mesmo jogando em uma categoria acima da sua. Ele é Sub-13, mas está disputando a Sub-15.

Confiram mais no blog do amigo Ivan Daniel.

Nacional de Badminton e Parabadminton - Rio de Janeiro/RJ

Começou ontem, no SESI, em Jacarepagúa, Rio de Janeiro/RJ, o Campeonato Nacional de Badminton e Parabadminton. A competição vai até domingo.

Os resultados estão sendo atualizados no site da CBBd.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brasileiros no Ranking Mundial

Confiram a posição atualizada dos brasileiros no Ranking Mundial, publicado em 23/06. Entre parenteses, a posição no ranking anterior. O ranking completo está em http://bwf.tournamentsoftware.com/ranking/ranking.aspx?rid=70.

SM
87 (87) Daniel Paiola
146 (144) Hugo ARTHUSO
167 (167) Alex Yuwan TJONG
233 (232) Santos LUIZ DOS
351 (349) Luis CEREDA
471 (468) Tsuchida MARCELO
551 (543) Lucas Alves Pinto
554 (546) Paiola TIAGO
702 (699) Alkimin LEONARDO

SF
159 (157) Fabiana SILVA
171 (170) Yasmin CURY
257 (259) Lohaynny Vicente
269 (268) Andreza Santos
273 (272) Luana Vicente
301 (299) Claudia Low
387 (384) Ana Paula CAMPOS
440 (437) Marina Eliezer

DM
54 (55) Hugo ARTHUSO / Daniel Paiola
112 (115) Alex Yuwan TJONG / Santos LUIZ DOS
275 (276) Luis CEREDA / Alex Yuwan TJONG

DF
96 (94) Lohaynny Vicente / Luana Vicente
135 (133) Marina ELIEZER / Fabiana SILVA
198 (197) Thayse CRUZ / Paula Beatriz Pereira
243 (244) Claudia Low / Ana Carla ZIERKE

DX
198 (198) Alex Yuwan TJONG / Yasmin CURY
203 (203) Hugo ARTHUSO / Marina ELIEZER
276 (277) Filipe TOLEDO / Ana Carla ZIERKE
333 (333) Lucas Alves Pinto / Andreza Santos
338 (338) Alkimin LEONARDO / Ana Paula CAMPOS

Badminton em Fortaleza/CE

Confiram algumas fotos de um evento de badminton no Clube do Vôlei, em Fortaleza/CE, onde o badminton é praticado duas vezes por semana.

Badminton no Espírito Santo

A Prefeitura de Vila Velha/ES destacou em seu site a participação de seus jovens atletas no Nacional do RJ, que está sendo realizado esta semana.

Vila Velha já tem o badminton praticado nas escolas municipais há 2 anos e, no final de junho, o badminton estará nas Olimpíadas Escolares no município.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Badminton estreia nos Jogos Escolares de SC

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 12 a 14 anos serão realizados de 15 a 17 de julho em Gaspar, no Vale do Itajaí.

O badminton está entre as modalidades disputadas e a Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte e a Federação Catarinense de Badminton - FCB promoveram uma série de cursos sobre a modalidade.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curtinhas no meio do mundo

Confiram algumas boas notícias lá do meio do mundo, no blog do amigo Ivan Daniel. Novos locais de prática, novos materias.

Destaco o novo local de prática na escolinha de futebol Zico10, onde foi realizado o 1º Open de Badminton. Como rubro-negro, adorei.

Daniel Paiola volta das Ilhas Maurício com o bronze

Essa é a manchete do portal Terra, que destacou a conquista do bronze pelo brasileiro.

domingo, 19 de junho de 2011

Mauritius International 2011 - Resultados Finais

O indiano Chetan Anand, que havia derrotado o brasileiro Daniel Paiola nas semifinais da competição, acabou vencendo o torneio, ao derrotar o malaio Jiann Shiarng Chiang por 2-0 (21-11, 21-14) na final.

O brasileiro acabou sendo o adversário mais difícil do indiano, com o placar mais equilibrado entre todos os adversários.

O 3º lugar de Daniel garantem a ele 1.750 pontos no Ranking Mundial. Com isso, ele sobe dos atuais 16.629,669 pontos para 17.209,669. Assim, ele voltaria para a posição 87, já que ele caiu essa semana para a posição 91. Mas isso não é garantido, pois não sabemos como ficará a pontuação dos demais atletas.

Olhando o ranking, o ideal é ele ter pelo menos 21.000 pontos, o que o colocaria entre os 70 do mundo, aumentando as chances de classificação para Londres 2012.

Para os resultados do Mauritius International 2011, visitem o Tournament Software.

Também no Tournament, o Ranking Mundial atual.

Para saber mais sobre a pontuação do Ranking Mundial, visitem o site da BWF.

Singapore Open 2011 - Resultados Finais

Domínio chinês na competição, com 4 ouros.

SM
1) Jin CHEN [China]
2) Dan LIN [2] [China]
3) Peter Hoeg GADE [4] [Dinamarca] e Zhengming WANG [China]

SF
1) Xin WANG [3] [China]
2) Tine BAUN [6] [Dinamarca]
3) Shixian WANG [1] [China] e Jie YAO~* [Holanda]

DM
1) Yun CAI [4] / Haifeng FU [China]
2) Alvent Yulianto CHANDRA / Hendra Aprida GUNAWAN [Indonésia]
3) Jae Sung JUNG [2] / Yong Dae LEE [Coréia do Sul] e Biao CHAI [7] / Zhendong GUO [China]

DF
1) Qing TIAN [5] / Yunlei ZHAO [China]
2) Jung Eun HA [6] / Min Jung KIM [Coréia do Sul]
3) Mizuki FUJII [2] / Reika KAKIIWA [Japão] e Shizuka MATSUO [4] / Mami NAITO [Japão]

DX
1) Tantowi AHMAD [4] / Liliyana NATSIR [Indonésia]
2) Hung Ling CHEN / Wen Hsing CHENG [China]
3) Nan ZHANG [1] / Yunlei ZHAO [China] e Nathan ROBERTSON / Jenny WALLWORK [Inglaterra]

Resultados completos no Tournament Software.

Atletas do Piauí vencem torneio no Ceará

O portal 180graus destacou a vitória dos atletas piauienses Tamyack de Macêdo e Ismael da Silva, que conquistaram o título de duplas e fizeram a final de simples (vencida por Ismael) no Torneio Ceará de Badminton.

sábado, 18 de junho de 2011

Singapore Open 2011 - Finais

Definidas as finais da competição, que termina neste domingo.

SM
Dan LIN [2] [China] - Jin CHEN [China]

SF
Tine BAUN [6] [Dinamarca] - Xin WANG [3] [China]

DM
Yun CAI [4] / Haifeng FU [China] - Alvent Yulianto CHANDRA / Hendra Aprida GUNAWAN [Indonésia]

DF
Jung Eun HA [6] / Min Jung KIM [Coréia do Sul] - Qing TIAN [5] / Yunlei ZHAO [China]

DX
Tantowi AHMAD [4] / Liliyana NATSIR [Indonésia] - Hung Ling CHEN / Wen Hsing CHENG [China]

Acompanhem os resultados pelo Tournament Software, com Visual LiveScore.

Daniel Paiola perde nas semifinais das Ilhas Maurício

Daniel acabou derrotado pelo indiano Chetan Anand, que já foi nº 11 do mundo, em uma partida muito equilibrada pelas semifinais da competição africana. O placar foi 2-0 (21-16, 21-18) para o indiano.

Aula de Badminton no SESC Ipiranga - São Paulo/SP

Acontecerá no dia 23/06, de 14:30 às 16:30, é gratuito e aberto a todos, a partir dos 7 anos de idade. Confiram na Veja São Paulo.

Singapore Open 2011

Alguns dos principais atletas do mundo estão em Cingapura, nesta etapa do Superseries, com premiação total de USD 200 mil. A competição chega neste sábado às semifinais.

SM
Peter Hoeg GADE [4] [Dinamarca]- Dan LIN [2] [China]
Zhengming WANG [China] - Jin CHEN [China]

SF
Shixian WANG [1] [China] - Tine BAUN [6] [Dinamarca]
Xin WANG [3] [China] - Jie YAO~* [Holanda]

DM
Yun CAI [4] / Haifeng FU [China] - Jae Sung JUNG [2] / Yong Dae LEE [Coréia do Sul]
Alvent Yulianto CHANDRA / Hendra Aprida GUNAWAN [Indonésia] - Biao CHAI [7] / Zhendong GUO [China]

DF
Jung Eun HA [6] / Min Jung KIM [Coréia do Sul] - Mizuki FUJII [2] /  Reika KAKIIWA [Japão]
Qing TIAN [5] / Yunlei ZHAO [China] - Shizuka MATSUO [4] / Mami NAITO [Japão]

DX
Nan ZHANG [1] / Yunlei ZHAO [China] - Tantowi AHMAD [4] / Liliyana NATSIR [Indonésia]
Hung Ling CHEN / Wen Hsing CHENG [China] - Nathan ROBERTSON / Jenny WALLWORK [Inglaterra]

O Tournament Software está atualizando os resultados, com Visual LiveScore.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Parabadminton na UNIPAR

O Projeto Ama (Atividades Motoras Adaptadas), desenvolvido pelo curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, realizou um grande evento com a participação de mais de 150 pessoas portadoras de deficiência. O parabadminton faz parte das atividades desenvolvidas pela AMA.

Daniel Paiola está nas semifinais nas Ilhas Maurício

O brasileiro Daniel Paiola conseguiu uma boa sequência de vitórias e chegou às semifinais do Torneio Internacional das Ilhas Maurício.

Em seu primeiro jogo, nesta quinta-feira, ele derrotou o atleta da casa Stephan Ng Ching Hing por 2-0 (21-07, 21-09). O site oficial de Daniel tem mais detalhes, inclusive a dificuldade com o fuso horário.

Nesta sexta-feira, Daniel derrotou outro atleta da casa, Ashley Jatoonah, também por 2-0 (21-1, 21-2).

Pelas quartas-de-final, ele derrotou o italiano Rosario Maddaloni por 2-1 (21-12, 20-22, 21-14), em uma partida muito equilibrada.

Nas semifinais, neste sábado, Daniel enfrenta o indiano Chetan Anand, que já foi nº 11 do mundo.

Confiram mais no site do Daniel.

O Tournament Software publicou o torneio, mas não atualizou nenhum resultado ainda.

BWF agora engloba o Parabadminton

A CBBd publicou o anúncio da BWF ratificando a união entre BWF e PBWF. Com isso, a PBWF será dissolvida e a BWF passa a cuidar do badminton e do parabadminton. O principal objetivo será a tentativa de incluir o parabadminton nos Jogos Paraolímpicos.

Relação dos Inscritos – Campeonato Nacional RJ

A CBBd divulgou a relação completa dos atletas inscritos para o Nacional do RJ.

CBBd divulga Ranking Nacional

A CBBd atualizou o Ranking Nacional das categorias Principal e Jovens após os regionais Sul e Sudeste.

Fotos do Flashmob de Badminton no Rio de Janeiro

A FEBARJ publicou algumas fotos do flashmob.

Copacabana

Quinta da Boa Vista

Clínica de badminton em Ribeirão Preto/SP

Estão abertas, até o dia 22/06, as inscrições para a primeira Clínica de Badminton, organizada pelo Centro de Educação Física, Esportes e Recreação de Ribeirão Preto (Cefer) da USP, que será realizada nos dias 1 e 2 de julho, ministrada pelo professor Paulo de Aguiar Prouvot, do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Daniel Paiola defende status de favorito nas Ilhas Maurício

Essa é a manchete do portal Terra sobre a participação do brasileiro Daniel Paiola no Torneio Internacional das Ilhas Maurício, que começa hoje.

Ranking Mundial

Confiram a posição atualizada dos brasileiros no Ranking Mundial, publicado em 16/06. Entre parenteses, a posição no ranking anterior. O ranking completo está em http://bwf.tournamentsoftware.com/ranking/ranking.aspx?rid=70.

SM
91 (87) Daniel Paiola
144 (139) Hugo ARTHUSO
167 (165) Alex Yuwan TJONG
232 (228) Santos LUIZ DOS
349 (339) Luis CEREDA
468 (454) Tsuchida MARCELO
543 (525) Lucas Alves Pinto
546 (528) Paiola TIAGO
699 (684) Alkimin LEONARDO

SF
157 (179) Fabiana SILVA
170 (184) Yasmin CURY
259 (257) Lohaynny Vicente
268 (267) Andreza Santos
272 (270) Luana Vicente
299 (295) Claudia Low
384 (375) Ana Paula CAMPOS
437 (426) Marina Eliezer

DM
55 (54) Hugo ARTHUSO / Daniel Paiola
115 (111) Alex Yuwan TJONG / Santos LUIZ DOS
276 (269) Luis CEREDA / Alex Yuwan TJONG

DF
94 (91) Lohaynny Vicente / Luana Vicente
133 (129) Marina ELIEZER / Fabiana SILVA
197 (195) Thayse CRUZ / Paula Beatriz Pereira
244 (238) Claudia Low / Ana Carla ZIERKE

DX
198 (193) Alex Yuwan TJONG / Yasmin CURY
203 (198) Hugo ARTHUSO / Marina ELIEZER
277 (272) Filipe TOLEDO / Ana Carla ZIERKE
333 (327) Lucas Alves Pinto / Andreza Santos
338 (331) Alkimin LEONARDO / Ana Paula CAMPOS

Maldives International Badminton Challenge 2011 - resultados

Foram publicados, hoje, os resultados completos do torneio das Ilhas Maldivas, onde o brasileiro Daniel Paiola foi derrotado na primeira rodada pelo atleta do Sri Lanka, Karunaratne Niluka, por 2-0 (21-14, 21-14).

O atleta o Sri Lanka chegou às quartas-de-final da competição, derrotando pelo caminho o canadense Stephan Wojcikiewicz, também por 2-0 (21-15, 21-14). O canadense é o segundo melhor atleta das Américas, após o guatemalteco Kevin Cordon.

Badminton perde atletas federados em Portugal

O site português O Jogo traz uma interessante reportagem, que mostra um crescimento no número total de atletas federados em Portugal de 265.588 para 512.558 em 14 anos.

Ao mesmo tempo, diversas modalidades perderam atletas no período, entre elas o badminton, que passou de 1.592 em 1996 para 1.322 em 2009.

Segundo a reportagem, o badminton quase dobrou o número de praticantes após Barcelona 1992, quando foi oficializado como esporte olímpico.

O estudo "Estatísticas do Desporto 1996/2009" foi publicado pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

Eu já havia lido em outro site português que o badminton é o segundo esporte mais praticado nas escolas. Vou tentar resgatar essa reportagem. Se for verdade, então há um claso descompasso entre o badminton escolar e o alto rendimento. Ainda não encontrei nenhum diagnóstico a respeito.

terça-feira, 14 de junho de 2011

I Campeonato Estadual Escolar Olímpico SP

A FEBASP publicou as tabelas e o número de inscritos na 1ª etapa do Campeonato Escolar de SP.

Ao todo, serão 367 atletas divididos em 6 regiões.

A notícia foi destaque também no site da CBBd.

Comissão Nacional de Atletas

A CBBd abriu processo eleitoral para eleger uma nova Comissão de Atletas, durante a etapa RJ do Campeonato Nacional.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Badminton é a novidade nesta edição dos Jogos da Primavera - Aracaju/SE

O badminton foi incluído na edição 2011 dos Jogos da Primavera, evento promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que será realizado entre 11 e 21 de agosto.

Fabiana Silva conquista 3º lugar na Austrália

As atletas brasileiras Fabiana Silva e Yasmin Cury, que estão treinando na Malásia junto com Daniel Paiola e Hugo Arthuso, participaram do torneio australiano 2011 Li-Ning Sunlight Altona International, realizado neste último final de semana, em Melbourne.

Fabiana conquistou o 3º lugar na competição e Yasmin foi eliminada na primeira rodada.

No primeiro jogo, Fabiana (nº 179 do mundo) derrotou com facilidade a australiana Tegan Berry, por 2-0 (21-8, 21-6), em 0:20 minutos.

Nas semifinais, Fabiana foi derrotada pela australiana Victoria Na (nº 264 do mundo), por 2-1 (21-18, 16-21, 22-20), em 0:48 minutos.

Yasmin (nº 184 do mundo) foi derrotada pela australiana Vinning Mak (nº 498 do mundo) por 2-0 (24-22, 21-10), em 0:30 minutos.

Confiram os resultados completos no Tournament Software.

Destaques no site de Daniel Paiola

Confiram as notícias recentes, publicadas no site oficial do atleta.

- Daniel Paiola viaja para torneio na África;

- Solibad Day continua na mídia;

- Atletas do Futuro;

- Entrevista para o blog Brasil Olímpico.

Formação de Árbitros de Badminton - Paraíba

A FEBAPB - Federação de Badminton do Estado da Paraíba destacou o Curso para Formação de Árbitros de Badminton, realizado no último dia 04/06, com a participação de 21 inscritos.

O curso foi ministrado em parceria com a CBBd, visando as Olimpíadas Escolares 2011, que terá a etapa nacional no estado, em setembro.

Falta de patrocinadores atrapalha o badminton - Londrina/PR

Confiram a reportagem do site da UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná), sobre as dificuldades em desenvolver o badminton na região. Apesar de tudo, o badminton continua a crescer no norte do Paraná.

Resultado do 1º Open de Badminton no Meio do Mundo

MASTER INDIVIDUAL MASCULINO
CAMPEÃO → ALDIR DANTAS
2º LUGAR → PAULO MELÉM
3º LUGAR → LUÍS SOARES

MASTER DUPLAS MISTAS
CAMPEÃO → PAULO MELÉM E ITACELMA SIMÕES
2º LUGAR → ALDIR DANTAS E MARILEIA SIMÕES

PRINCIPAL INDIVIDUAL MASCULINO
CAMPEÃO → AUGUSTO DANTAS
2º LUGAR → IVAN FELIPE
3º LUGAR → JUDÁH
3º LUGAR → SILVIO

PRINCIPAL INDIVIDUAL FEMININO
CAMPEÃ → ANNA TAINÁ
2º LUGAR → ROSIANE

PRINCIPAL DUPLA MASCULINO
CAMPEÃO → IVAN E JUDÁH
2º LUGAR → AUGUSTO E DANILO
3º LUGAR → ADEMILTON E SILVIO

PRINCIPAL DUPLA MISTA
CAMPEÃO → ADEMILTON E ROSIANE
2º LUGAR → GERLISON E LUCIENE
3º LUGAR → SILVIO E ANNA TAINÁ

SUB19 INDIVIDUAL MASCULINO
CAMPEÃO → LORRAN
2º LUGAR → CARLOS

SUB13 INDIVIDUAL MASCULINO
CAMPEÃO → LUCAS SITTA
2º LUGAR → GABRIEL MELLÉM
3º LUGAR → GABRIEL MACHACA
3º LUGAR → LUAN

SUB13 DUPLA MASCULINO
CAMPEÃO → LUCAS E GABRIEL
2º LUGAR → SAULO E MACHACA
3º LUGAR → PEDRO E LUAN

Fotos do torneio no blog Badminton no meio do mundo.

sábado, 11 de junho de 2011

Balanço da Lei Piva em 2010

O COB publicou em seu site, há alguns dias, o balanço de 2010 da Lei Piva.

O blog do advogado Alberto Murray publicou um texto interessante sobre o assunto, de autoria dos jornalistas Daniel Brito e Eduardo Ohata, da Folha de São Paulo.

O post do blog é COB Gasta Mais Com Burocracia Própria E Investe Menos Em Esportes.

O texto dos jornalista também está na Folha.com, mas o texto completo é apenas para assinantes: Fatia do COB na verba do esporte cresce.

Basicamente, o texto diz que, desde 2002, a fatia do COB na Lei Piva cresce, em detrimento das Confederações.

A lei, sancionada em 2001, prevê 2% da arrecadação anual das loterias para o esporte olímpico e paraolímpico brasileiro. Inicialmente, se previa 60% para as Confederações, 30% para o COB e 10%  para um fundo de reserva.

Os valores atuais recebidos pelas Confederações correspondem a cerca de 32%, segundo a reportagem. Bem longe dos 60% prometidos.

Ainda segundo a reportagem, o montante recebido pelo COB teve um aumento de 142% de 2002 a 2010, enquanto as Confederações tiveram um aumento de apenas 40% no mesmo período.

O montante total das loterias que vai para o esporte cresceu 64%. Ou seja, o montante das Confederações cresceu em ritmo menor do que o montante total.

E não são só as Confederações que perderam. O esporte escolar e o esporte universitário, que deveriam receber, respectivamente, 10% e 5%, de acordo com a Lei Piva (as Confederações não têm o percentual previsto na lei), receberam apenas 5% e 3% em 2010.

Em relação ao badminton, a reportagem não faz menção. Mas fiz uma conta rápida. Em 2002, a CBBd recebeu R$ 300 mil pela Lei. Em 2010, o orçamento previa R$ 904.000,00 (o demonstrativo mostra um valor um pouco maior, pois soma R$ 30.510,44). Ou seja, triplicou seu montante, provavelmente um dos maiores aumentos.

Sob este ponto de vista, não podemos reclamar. Mas é preciso fazer uma análise mais detalhada. Por exemplo, o demonstrativo diz que o badminton não tem equipe olímpica permanente, mas o mesmo balanço diz que foi fornecido material para a equipe olímpica permanente. Incoerente, não?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ranking Mundial

Confiram a posição atualizada dos brasileiros no Ranking Mundial, publicado em 09/06. Entre parenteses, a posição no ranking anterior. O ranking completo está em http://bwf.tournamentsoftware.com/ranking/ranking.aspx?rid=70.

SM
87 (87) Daniel Paiola
139 (139) Hugo ARTHUSO
165 (164) Alex Yuwan TJONG
228 (226) Santos LUIZ DOS
339 (333) Luis CEREDA
454 (451) Tsuchida MARCELO
525 (521) Lucas Alves Pinto
528 (524) Paiola TIAGO
684 (674) Alkimin LEONARDO

SF
179 (178) Fabiana SILVA
184 (183) Yasmin CURY
257 (252) Lohaynny Vicente
267 (262) Andreza Santos
270 (266) Luana Vicente
295 (292) Claudia Low
375 (369) Ana Paula CAMPOS
426 (420) Marina Eliezer

DM
54 (54) Hugo ARTHUSO / Daniel Paiola
111 (111) Alex Yuwan TJONG / Santos LUIZ DOS
269 (264) Luis CEREDA / Alex Yuwan TJONG

DF
91 (91) Lohaynny Vicente / Luana Vicente
129 (128) Marina ELIEZER / Fabiana SILVA
195 (192) Thayse CRUZ / Paula Beatriz Pereira
238 (236) Claudia Low / Ana Carla ZIERKE

DX
193 (192) Alex Yuwan TJONG / Yasmin CURY
198 (197) Hugo ARTHUSO / Marina ELIEZER
272 (269) Filipe TOLEDO / Ana Carla ZIERKE
327 (320) Lucas Alves Pinto / Andreza Santos
331 (324) Alkimin LEONARDO / Ana Paula CAMPOS

Parabadminton na I Paraolimpíada do Piauí

O parabadminton foi um grande sucesso na Paraolimpíada do Piauí, com quase 20 atletas cadeirantes e andantes.

Confiram resultados e fotos no site da ASBAGDI.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Torneio Internacional de Parabadminton - Dortmund, Alemanha - resultados

O Torneio de Parabadminton da Alemanha foi destaque no site da BWF, pois teve um número recorde de 120 participantes de 19 países. As 3 primeiras edições do torneio tiveram participantes de apenas 3 países. Ou seja, em 2011, o crescimento foi brutal.

Foto da competição de andantes (standing).

Foto da competição de cadeirantes (wheelchair).


Confiram os resultados dos brasileiros, que participaram apenas das classes de cadeirantes.

MS_BMW2 - Grupo A
Young-Chin Mi [Alemanha] - [Brasil] Gabriel Partinelli Jannini: 21-4, 21-7, em 0:30 minutos.
David Toupe [1] [França] - [Brasil] Gabriel Partinelli Jannini: 21-6, 21-9, em 0:28 minutos.

MS_BMW2 - Grupo D
Shalom Kalwanski [Israel] - [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 21-10, 21-17, em 0:38 minutos.
Sebastian Martin [4/5] [França] - [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 21-15, 21-15, em 0:43 minutos.
Javier Fernandez [Espanha] - [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 21-8, 21-3, em 0:30 minutos.

MS_BMW2 - Grupo E
Shimon Shalom [4/5] [Israel] - [Brasil] Rodrigo Oliveira: 21-5, 21-13, em 0:34 minutos.
Owen Kilburn [Inglaterra] - [Brasil] Rodrigo Oliveira: 17-21, 21-10, 21-19, em 0:45 minutos.
Roberto Galdos [Espanha] - [Brasil] Rodrigo Oliveira: 21-13, 21-16, em 0:40 minutos.

Nenhum dos 3 brasileiros conseguiu classificação para a fase eliminatória na classe BMW2, pois apenas os 2 primeiros de cada grupo se classificaram. Apesar disso, pelos placares e duração das partidas, podemos ver que alguns jogos foram muito disputados e os brasileiros poderiam ter melhor sorte.

MS_BMW3 - Grupo D
Marcel Smouter [3/4] [Holanda] - [Brasil] Romulo Soares: 21-7, 21-8, em 0:29 minutos.
Osman Yüksel [Turquia] - [Brasil] Romulo Soares: 21-13, 21-15, em 0:28 minutos.
Romulo Soares [Brasil] - [Macau] Chi Keong Ip: 21-19, 16-21, 21-13, em 0:50 minutos.

Na classe BMW3, o brasileiro Romulo Soares também não conseguiu classificação, mas fez jogos disputados.

MD_BMW2 - Grupo A
Avni Kertmen [1] [Turquia] / Thomas Wandschneider [Alemanha] - [Brasil] Gabriel Partinelli Jannini / [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 21-3, 21-7, em 0:28 minutos.
Marc Jung [Alemanha] / Owen Kilburn [Inglaterra] - [Brasil] Gabriel Partinelli Jannini / [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 21-18, 21-16, em 0:24 minutos.
Stephen Durand [França] / Richard Perot [França] - [Brasil] Gabriel Partinelli Jannini / [Brasil] Carlos A. Hessel Rodrigues: 22-20, 12-21 22-20, em 1:16 minutos.

Nas duplas da BMW2, Gabriel / Carlos ficaram muito próximos de conquistar uma medalha. Eles foram derrotados pelos franceses Stephen / Richard apenas no 3º game e, se tivessem vencido, já teriam garantido o bronze, que foi a medalha conquistada pelos franceses.

MD_BMW3 - Grupo B
Ho Yuen Chan [Hong Kong] / Leen Toorn [Holanda] - [Brasil] Rodrigo Oliveira / [Brasil] Romulo Soares: 16-21, 21-10, 21-14, em 0:47 minutos.
Timo Bakker [2/3] [Holanda] / Marcel Smouter [Holanda] - [Brasil] Rodrigo Oliveira / [Brasil] Romulo Soares: 21-13, 21-6, em 0:40 minutos.
Rowan Crossman [Inglaterra] / David Follett [Inglaterra] - [Brasil] Rodrigo Oliveira / [Brasil] Romulo Soares: 22-20, 18-21, 21-18, em 0:53 minutos.

Nas duplas da BMW3, Rodrigo / Romulo também tiveram bons jogos, mas não conseguiram se classificar para a fase eliminatória, ficando fora da disputa por medalhas.

Resultados completos no Tournament Software.

1º Open de Badminton no meio do mundo

As inscrições estão abertas!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Blog Brasil Olímpico entrevista Daniel Paiola

O blog Brasil Olímpico fez uma entrevista com Daniel Paiola. Confiram.

Flashmob de parabadminton

Em Dortmund, Alemanha, durante o Torneio Internacional de Parabadminton, outro momento marcante do flashmob mundial de badminton.

Os atletas de parabadminton deram um show!!!

Flashmob de badminton mais alto do mundo!

Em Aiguille du Midi, Chamonix, França, a 3.482 metros de altura, 10 jovens franceses fizeram o flashmob de badminton mais alto do mundo. Espetacular!

Flashmob no site da BWF

A BWF também deu destaque ao flashmob mundial de badminton.

Medicina japonesa: peteca para curar gastrite e soja para combater TPM

Badminton para curar gastrite! Receita japonesa!

Vejam esse curioso relato de uma brasileira no Japão.

Que os nossos médicos sigam o exemplo e recomendem badminton!

Flashmob no meio do mundo!

Muito legal a notícia no blog Badminton no meio do mundo, com as primeiras fotos e o primeiro vídeo, ainda sem edição. Flashmob de badminton às margens do Rio Amazonas! Sensacional!

Flashmob mundial de Badminton na mídia

Em alguns locais, o flashmob já saiu na mídia. Aqui no Brasil, só tivemos as reportagens anteriores. Pelo menos, ainda não vi nada após o evento.

O Google Tradutor dá uma ajudinha nos sites da França e Rússia.  :)

França
http://www.lequipe.fr/Aussi/breves2011/20110606_224842_une-flasmob-mondiale.html

Rússia
http://news.sportbox.ru/Vidy_sporta/Badminton/spbvideo_Proshel-vsemirniy-badmintonniy-fleshmob

http://www.championat.com/other/news-832120.html

http://sport.rambler.ru/news/badminton/588305329.html

http://www.fbmo.ru/news/news_50000734

http://www.stadium.ru/index_local.asp?curNewsId=50748

Brasil
http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/esportes/niteroi-pode-bater-recorde-mundial-atraves-do-esporte

http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/06/04/amantes-de-badminton-pagam-mico-com-dancinha-em-flash-mob-mundial.jhtm

Daniel Paiola joga bem, mas perde na primeira rodada

Notícia extraída do site oficial de Daniel Paiola.

Daniel foi derrotado na primeira rodada do Torneio Internacional das Maldivas pelo atleta Niluka Karunaratne, do Sri Lanka, por 2-0 (21-14, 21-16), em 40 minutos.

Apesar da derrota, Daniel considerou positiva a participação e agora volta para os treinamentos na Malásia, se preparando para o torneio das Ilhas Maurício, entre os dias 16 e 19 de junho.

Notícias da Olimpiauí

Do site oficial da competição: http://www.cidadeverde.com/olimpiaui2011/.

Da ASBAGDI:

- Último dia de Badminton na Olimpiauí;

- Badminton na Olimpiauí.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Relação de vídeos dos flashmobs no Brasil

Até o momento, tivemos a confirmação de 10 cidades.

- Rio de Janeiro/RJ - Copacabana: http://www.youtube.com/watch?v=cwQFl-K6oe4;

- Rio de Janeiro/RJ - Quinta da Boa Vista: http://www.youtube.com/watch?v=cNZ-vj96RMo;

- Niterói/RJ: sem vídeo no youtube ainda;

- Volta Redonda/RJ: sem vídeo no youtube ainda;

- Natal/RN: http://www.youtube.com/watch?v=zgDz0mMNcUI;

- Arapongas/PR: http://www.youtube.com/watch?v=jEyusOZwv2E and http://www.youtube.com/watch?v=UcFuuL3U__U;

- Londrina/PR: http://www.youtube.com/watch?v=Y72c5A-8pm4 and http://www.youtube.com/watch?v=THHKQ8DYLv4;

- Blumenau/SC: http://www.youtube.com/watch?v=90xnB9sL2Jc;

- Jaraguá do Sul/SC: sem vídeo no youtube ainda;

- Macapá/AP: sem vídeo no youtube ainda;

- Gravatá/PE: http://www.youtube.com/watch?v=OonD4Cwp2Tg&NR=1.

Vídeos do Flashmob no Rio de Janeiro

Confiram os vídeos dos flashmobs no Rio.

Copacabana (em frente ao Copacabana Palace)


Quinta da Boa Vista (em frente ao Museu Nacional)

Solibad Day - Flashmob Mundial de Badminton - Comunicado à imprensa

COMUNICADO - 05 de junho de 2011
SOLIBAD DAY
Comunicado à imprensa
05 de junho de 2011

Badminton entra na história

Em 05 de junho de 2011, o Badminton e a Fundação SOLIBAD - Badminton sem Fronteiras passaram para a história através da realização de maior Flashmob mundial já realizado, pois mais de 65 cidades participaram do primeiro "SOLIBAD Day", que foi comemorado em lugares emblemáticos de todo o mundo.

O Flashmob começou na Austrália e Nova Zelândia, e avançou lentamente ao longo do resto do mundo, com imagens incríveis dos jogadores de badminton de todas as idades, pegando uma raquete de badminton e executando uma rotina - como uma dança, na frente de pedestres, muitas vezes atônitos. Alguns foram grandes flashmobs. Alguns pequenos. Alguns sob um sol brilhante. Alguns sob uma chuva torrencial.

Algumas histórias épicas por trás deste evento, que é único no mundo:

Em Bangkok, na Tailândia, os Embaixadores Solibad decidiram compensar a sua frustração de não serem capazes de conduzir o flashmob em seus próprios países e decidiram fazer um impressionante Flashmob de última hora em frente a um templo tailandês, liderado por Pi Hongyan e seguido por algumas das principais estrelas do mundo que participam no próximo Open da Tailândia.

Na Indonésia, Greysia Polii e Vita Marisa estavam juntos com a legenda Hariyanto Arbi para realizar o Flashmob no Central Park Mall de Jacarta, para a maior surpresa do público. Poucas horas antes, Rexy Mainaky e Kien Keat Koo haviam feito o mesmo do lado de fora do famoso Bukit Jalil Stadium, casa do Open da Malásia.
Mas não só as grandes estrelas se juntaram ao evento. Apaixonados treinadores e jogadores, na costa leste do Brasil, sede da Olimpíada, realizaram um Flashmob incrível na praia, em Copacabana e em outras regiões. Um jogador italiano dirigiu por 7 horas de sua cidade natal para Milão e de volta, porque a chuva era muito pesada para fazê-lo na capital italiana do estilo, antes de terminar de fazer um Flashmob de última hora, mas colorido, em sua pequena cidade.
Em menos de 24 horas, na Rússia fez seu próprio Flashmob, com todos os jogadores nacionais trocando suas camisas pelas camisas coloridas do Solibad, realizando um flashmob alegre em frente à biblioteca de Moscou.
Um dos mais tocantes flashmobs foi realizado durante o torneio de parabadminton (para jogadores com deficiência), em Dortmund, na Alemanha, onde o Embaixador Solibad David Toupé junto com seus amigos lançou um outro Flashmob único - sobre rodas - seguido pela equipe do torneio, terminando em gritos de alegria e felicidade.
Além disso, entre as incríveis histórias sobre esse primeiro "Solibad Day", 15 adolescentes na França subiram até um dos pontos mais altos da Europa e realizaram um Flashmob vestindo casacos pesados sob a neve, a 3.842m, registrando o flashmob mais alto do mundo.
Apesar da chuva, por vezes, de concorrência de Nadal e Federer lutando na final de Roland Garros, todos os amantes de badminton se juntaram a este evento único, em todo o mundo.

Nada menos que 65 cidades de mais de 40 países participaram do evento, com todos os organizadores e participantes locais já pedindo mais para o próximo ano, para o segundo Solibad Day.
"Este é um grande sucesso para nós. Mostra que grande família é o badminton. Também mostra que, nestes dias e tempos, é possível fazer algo de positivo, para unir todo o mundo, com recursos muito limitados. Só com pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. Estou hoje muito feliz e orgulhoso", disse Fundador do Solibad Raphael Sachetat.
"Nós vamos estar de volta para outras surpresas no próximo ano. Vamos torná-lo ainda maior", disse o francês.
As imagens falam mais que palavras.
Um Canal especial do YouTube foi dedicado a este evento fantástico e a Mídia pode baixar as imagens com um simples pedido para necessidades editoriais.
Mais de 40 flashmobs já estão no canal. Mais virão em breve...

http://www.youtube.com/user/Flashmob2011?feature=mhee

As fotos estão também disponíveis sob solicitação.

Aqui está o trailer do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=NEIEslOEkts

Mais informações: www.solibad.net
O site oficial do Flashmob no Facebook
http://www.facebook.com/pages/Badminton-Lets-make-History-on-June-5th-2011/178345132207813
A página oficial no Solibad
http://www.solibad.org/en/solibad/34-actualites/95-solibad-day-official-page

FIM /

Contato: Solibad: Raphael Sachetat, fundador: Raphael@solibad.net / +33 66068 2504

Jornal O Fluminense destaca Flashmob em Niterói

Confiram a reportagem feita no sábado, já prevendo os mais de 200 participantes no evento, que teve a organização de Gabriel Alcântara (na foto).

Cidade de Niterói pode ajudar a bater recorde mundial através do esporte

Clipping de notícias do COB

Notícias envolvendo o badminton no site do COB, todas envolvendo as Olimpíadas Escolares:

- Etapa do Rio Grande do Norte das Olimpíadas Escolares registra recorde de escolas inscritas;

- Atletas do badminton de Londrina garantem vaga na etapa nacional das Olimpíadas Escolares;

- Destaques das Olimpíadas Escolares disputarão o Festival Olímpico Australiano da Juventude;

- Vila Velha inicia etapa seletiva das Olimpíadas Escolares no Espírito Santo;

- Estado do Amapá dá início à sua etapa das Olimpíadas Escolares.

Finais da Thomas e Uber Cup 2012 serão em Wuhan, China

A BWF decidiu que as finais da Thomas e Uber Cup de 2012 serão realizadas na cidade chinesa de Wuhan.

As duas competições, que são bienais, terão suas finais entre 20 e 27 de maio de 2012.

Confiram a notícia completa (em inglês) no site da BWF.

Flashmob no Brasil

Ontem, eu já havia publicado que o flashmob foi um sucesso no Rio de Janeiro/RJ, Londrina/PR, Arapongas/PR, Natal/RN e Volta Redonda/RJ.

Hoje, já recebi notícias de que o evento também foi um sucesso em Macapá/AP e Niterói/RJ.

Macapá já me enviou a prévia dos vídeos e ficou muito legal. Em breve, eles devem colocar no youtube.

Niterói está aguardando a edição final dos vídeos, assim como Rio de Janeiro e Volta Redonda.

Espero que outras cidades tenham conseguido realizar e feito seus vídeos também.

Daniel Paiola, embaixador oficial do Solibad no Brasil, destaca o Flashmob

O atleta Daniel Paiola, através de seu site, também deu destaque ao Flashmob Mundial de Badminton, incluindo vídeos dos eventos em diversos lugares.

Mundo adere ao Flashmob de Badminton | Solibad Day

Flashmob mundial de Badminton foi destaque na BWF

A BWF também destacou o Solibad Day em seu site. Confiram (em inglês).

Um Esporte, Um Time - BWF agora cuida também do Parabadminton

O Conselho da PBWF (Federação Mundial de Parabadminton) decidiu por unanimidade, na última sexta-feira, 03/06, em Dortmund, Alemanha, sua união junto à BWF (Federação Mundial de Badminton).

A partir de agora, a BWF cuida também de toda a gestão e desenvolvimento do parabadminton.


A BWF já havia aprovado a mudança estatutária para permitir a inclusão do parabadminton, na assembleia de 28/05/2011, em Qingdao, China.

A decisão conta com o apoio do IPC (Comitê Paraolímpico Internacional), que já havia reconhecido a BWF como uma federação associada.

Esta união deve fortalecer os esforços para incluir o parabadminton nos Jogos Paraolímpicos de 2020, já que infelizmente ele não entrou no programa do Rio 2016.

Confiram a notícia completa (em inglês), no site da BWF.

Notícias da Olimpiauí

Clipping de notícias:

- Atleta do Badminton treina na Malásia e é promessa de medalha nas Olimpíadas;

- Unidos pelo badminton, trio de irmãos representará Piauí no Pan.

Dia do Desafio no Amapá - fotos

Semana passada, publiquei uma nota sobre o Dia do Desafio no Amapá.

O Prof. Aldir Dantas enviou mais algumas fotos do evento.








Resultados das Olimpíadas Escolares do Amapá

As Olimpíadas foram um sucesso e o badminton no meio do mundo continua a crescer!

Confiram os resultados completos e fotos no blog Badminton no meio do mundo.

domingo, 5 de junho de 2011

Flashmob de badminton no Rio de Janeiro foi um sucesso!!!

O flashmob de badminton foi muito bom aqui no Rio!

Tivemos mais de 30 pessoas em Copacabana, o sol chegou a tempo para o flashmob (o dia começou chuvoso no Rio) e havia muitos curiosos pelo calçadão.

Tivemos também a presença da Sportv e o Smigol fez uma reportagem com a gente. Muito legal. Deve estar no site amanhã.

À tarde, fomos para a Quinta da Boa Vista e também tivemos mais de 20 pessoas participando.

Até amanhã, devemos conseguir publicar os vídeos no youtube.

Já tive notícias de que o flashmob foi bem sucedido também em Volta Redonda/RJ.

Vejam os vídeos de Arapongas/PR, Londrina/PR e Natal/RN.

Chinesa Na Li conquista Roland Garros

A ex-atleta de badminton e atual tenista chinesa Na Li fez história e se tornou a primeira chinesa a vencer um torneio de Grand Slam, ao conquistar neste sábado o título de Roland Garros.


Mais detalhes no blog da FEBASP e no UOL Esporte.

Notícias da Olimpiauí

Pequeno clipping de notícias do badminton na Olimpiauí. E o badminton mostra sua força!

- Com mais de 10 clubes, Badminton mostra a sua força na Olimpiauí;

- Técnica da seleção de Badminton vira atleta de Basquete na Olimpiauí;

- Badminton une famílias e revela jovens campeões para o Piauí.

sábado, 4 de junho de 2011

Torneio de Parabadminton em Dortmund, Alemanha

O blog ParaBadmintonBrasil continua atualizando a participação brasileira na Alemanha.

Infelizmente, só tivemos derrotas nos confrontos de sexta-feira. Os adversários eram difíceis, alguns eram cabeças-de-chave.

Hoje, temos mais participação brasileira. Vamos torcer.

Além do blog, o torneio também está publicado no Tournament Software.

Flashmob em Macapá no Solibad Day

É amanhã! Confiram a notícia no blog Badminton no meio do mundo!

Olimpiauí e Paraolimpíada agitam o Piauí

A Olimpiauí foi destaque no site do Ministério do Esporte: http://portal.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=6952.

A Paraolimpíada foi destaque no portal 180graus: http://180graus.com/geral/disputas-da-paraolimpiada-piauiense-comecaram-hoje-431452.html.

Amantes de badminton 'pagam mico' com dancinha em Flash Mob mundial

Essa é a chamada para a reportagem do UOL Esporte, que divulga o flashmob mundial de badminton.

Foi muito legal a divulgação feita por eles.

Obrigado à jornalista do UOL, Roberta Nomura, que entrou em contato para fazer esta reportagem.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ginásio da Abertura da Olimpiauí

Confiram fotos do Ginásio Poliesportivo Dirceu Mendes Arcoverde, o Verdão, em Teresina/PI, onde será realizada a cerimônia de abertura da Olimpiauí. O badminton faz parte do programa da competição.

Badminton Adaptado em Toledo/PR

Atletas de badminton adaptado da UNIPAR realizaram atividades de integração em um colégio em Toledo/PR.

Torneio Internacional de Parabadminton - Dortmund, Alemanha

Létisson Samarone está na Alemanha atualizando todas as informações sobre a competição internacional de parabadminton. O Brasil é um dos 16 países participantes na categoria para cadeirantes (wheelchair).

Confiram todas as notícias no blog ParaBadmintonBrasil.

As tabelas da competição para cadeirantes já estão publicadas no Tournament Software. Para andantes (standing), onde o Brasil está participando, elas ainda não foram publicadas.

Classificação para Londres 2012

Pelo Ranking Mundial publicado ontem, teríamos as seguintes condições de classificação. Fiz a simulação tentando seguir os critérios definidos pela BWF. Alguma pequena distorção pode ocorrer, por diferenças na interpretação, a BWF ainda pode ter atletas punidos e há países que competem juntos, como no caso da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Simples Masculina
O último dos 38 classificados estaria na posição 75 do mundo. Daniel Paiola, o brasileiro melhor posicionado, está em 87.

Simples feminina
A última das 38 classificadas estaria na posição 80 do mundo. Fabiana Silva, a brasileira melhor posicionada, está em 178.

Duplas Masculinas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 28 do mundo. Hugo Arthuso/Daniel Paiola, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 54.

Duplas Femininas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 21 do mundo. Lohaynny Vicente/Luana Vicente, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 91.

Duplas Mistas
A última das 16 duplas classificadas estaria na posição 24 do mundo. Alex Tjong/Yasmin Cury, a dupla brasileira melhor posicionada, está em 192.

Evolução dos brasileiros no Ranking Mundial

Seguem os gráficos atualizados com o ranking desta semana.

Simples Masculina

Simples Feminina

Duplas Masculinas

Duplas Femininas

Duplas Mistas

Ranking Mundial

Confiram a posição atualizada dos brasileiros no Ranking Mundial, publicado em 02/06. Entre parenteses, a posição no ranking anterior. O ranking completo está em http://bwf.tournamentsoftware.com/ranking/ranking.aspx?rid=70.

SM
87 (87) Daniel Paiola
139 (140) Hugo ARTHUSO
164 (164) Alex Yuwan TJONG
226 (229) Santos LUIZ DOS
333 (334) Luis CEREDA
451 (456) Tsuchida MARCELO
521 (527) Lucas Alves Pinto
524 (530) Paiola TIAGO
674 (681) Alkimin LEONARDO

SF
178 (180) Fabiana SILVA
183 (184) Yasmin CURY
252 (251) Lohaynny Vicente
262 (260) Andreza Santos
266 (264) Luana Vicente
292 (290) Claudia Low
369 (369) Ana Paula CAMPOS
420 (420) Marina Eliezer

DM
54 (53) Hugo ARTHUSO / Daniel Paiola
111 (110) Alex Yuwan TJONG / Santos LUIZ DOS
264 (265) Luis CEREDA / Alex Yuwan TJONG

DF
91 (91) Lohaynny Vicente / Luana Vicente
128 (126) Marina ELIEZER / Fabiana SILVA
192 (193) Thayse CRUZ / Paula Beatriz Pereira
236 (235) Claudia Low / Ana Carla ZIERKE

DX
192 (190) Alex Yuwan TJONG / Yasmin CURY
197 (195) Hugo ARTHUSO / Marina ELIEZER
269 (268) Filipe TOLEDO / Ana Carla ZIERKE
320 (320) Lucas Alves Pinto / Andreza Santos
324 (324) Alkimin LEONARDO / Ana Paula CAMPOS

Chinesa vence Sharapova, vira top 5 e vai à final em Paris

Ok, mas onde entra o badminton?

Bem, a chinesa Li Na derrotou nesta quinta-feira a russa Maria Sharapova em Roland Garros e chegou à sua segunda final de grand slam (em janeiro, ela já havia chegado à final do Australian Open, onde foi derrotada pela belga Kim Clijsters).

Conforme eu já havia comentado neste post sobre o Australian Open, Li Na começou jogando no badminton.

A reportagem do Jornal Floripa, com a manchete acima, destaca bastante esse início de carreira de Li Na, em um país que só começou a investir no tênis há pouco tempo. Antes, esportes de raquete se limitavam ao badminton e tênis de mesa. Não é por menos que a China é potência em ambos os esportes.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maldives International Badminton Challenge 2011

O atleta Daniel Paiola publicou em seu site as tabelas para o Torneio Internacional das Maldivas, que será disputado na semana que vem.

Daniel enfrenta Karunaratne Niluka, do Sri Lanka, na primeira rodada. Niluka está em 210 no Ranking Mundial (Daniel está em 87), mas disputou menos torneios que o brasileiro e foi mais adiante no Torneio Internacional do Irã, em fevereiro (Daniel foi às oitavas e Niluka foi às quartas).

Olimpíadas Escolares 2011 no Amapá

A etapa estadual do Amapá acontece neste sábado, 04/06, no Ginásio Avertino Ramos. Mais informações no blog Badminton no meio do mundo.

Dia do Desafio no Amapá

O SESC organiza, em todo o país, o Dia do Desafio, para promover a prática esportiva entre a população brasileira.

O Amapá também participou e o badminton, como não poderia deixar de ser, esteve presente.