domingo, 2 de abril de 2017

Circuito mundial terá mudanças significativas

A BWF anunciou, esse mês, mudanças na estrutura de seus torneios, com suas quatro principais competições oferecendo premiações milionárias a partir de 2018. Essa nova estrutura deve permanecer até 2021.

A cada ciclo, a BWF avalia o progresso de suas competições e incorpora melhorias. Com o crescimento da importância e popularidade dos eventos nos últimos anos, a entidade decidiu adotar uma estrutura mais unificada de seus torneios, de forma a atrair maior cobertura de televisão e patrocínio. Em consequência, isso também traz maior premiação para os atletas. É um círculo virtuoso, que esperamos que se mantenha pelos próximos anos.

Serão 6 níveis, cada um com uma nomenclatura única (ainda não divulgada), para deixar clara a diferença entre elas, apesar de fazerem parte de uma mesma estrutura. No total, o circuito deve ter 37 eventos, distribuídos conforme abaixo.

Nível 1

Este será o grand finale, a competição que encerra o ano, ainda sem local definido para 2018. Ela irá distribuir 1,5 milhões de dólares em premiação.

Nível 2

Com três eventos (China, Inglaterra e Indonésia), será equivalente ao grand slam no tênis. Cada competição irá oferecer 1 milhão de dólares em premiação.

Nível 3

Serão 5 eventos (China, Dinamarca, França, Japão e Malásia), cada um distribuindo 700 mil dólares.

Nível 4

Serão 7 eventos (Hong Kong, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Malásia, Cingapura e Tailândia), cada um distribuindo 350 mil dólares.

Nível 5

Serão 11 eventos (Austrália, Taiwan, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Macau, Nova Zelândia, Espanha, Suíça, Tailândia e  EUA), cada um distribuindo 150 mil dólares em premiação.

Nível 6

Estão previstos 10 eventos (esse número pode variar), ainda sem local definido. É uma categoria aberta. As associações nacionais podem se candidatar a sediar esse eventos. Tomara que o Brasil seja um dos candidatos.

Além desses níveis, a BWF ainda tem o que chama de Major Events, que são os mundiais, que compõem o nível 1 na estrutura atual.

Existe ainda, prevista no regulamento geral de competições, uma série de eventos sancionados pela BWF, como Jogos Olímpicos, Pan-americanos, etc. Mas estes não compõem o circuito regular anual.

Como comparação, atualmente, as competições estão divididas em 4 níveis, com uma estrutura bem diferente.

Nível 1 (Torneios BWF)

São as competições mundiais:

  • Thomas Cup (Mundial por Equipes Masculinas).
  • Uber Cup (Mundial por Equipes Femininas).
  • Sudirman Cup (Mundial por Equipes Mistas).
  • Suhandinata Cup (Mundial por Equipes Júnior).
  • World Championships (Mundial Individual).
  • Eye Level Cups (Mundial Individual Júnior).
  • World Senior Championships (Mundial Individual Senior).


Nível 2 (Super Series)

São as principais competições do circuito:

  • Superseries Finals (Grande Final do Superseries, competição que encerra a temporada, nos Emirados Árabes em 2017): distribui 500 mil dólares ou mais em premiação.
  • Superseries Premier: são 5 eventos (Inglaterra, Malásia, Indonésia, Dinamarca, China) em 2017, distribui 600 mil dólares ou mais em premiação.
  • Superseries: são 7 eventos (Índia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Japão, França e Hong Kong) em 2017, distribui 325 mil dólares ou mais em premiação.


Nível 3 (Grand Prix)

São competições que também têm grande destaque no circuito:

  • Grand Prix Gold: são 14 eventos em 2017, cada um distribuindo 120 mil dólares em premiação ou mais.
  • Grand Prix: são 5 eventos em 2017, cada um distribuindo 65 mil dólares em premiação ou mais em 2017.


Nível 4 (Torneios Continentais)

São competições geridas pelas confederações continentais:

  • International Challenge: são 23 eventos, cada um distribuindo 20 mil dólares em premiação ou mais em 2017.
  • International Series: são 39 eventos, cada um distribuindo 8 mil dólares em premiação ou mais em 2017.
  • Future Series: são 15 eventos, cada um distribuindo até 8 mil dólares em premiação em 2017.


Nenhum comentário: