terça-feira, 12 de junho de 2012

EQUIPE DE PARABADMINTON DA UNIPAR DE TOLEDO EM DESTAQUE NO CAMPEONATO PARANAENSE DE BADMINTON CONVENCIONAL

Por: Profª Aline Strapasson - Unipar

Atletas da equipe de Parabadminton da Universidade Paranaense - UNIPAR Toledo participaram da 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Badminton, realizado na cidade de Toledo - PR, entre os dias 7 a 10 de junho de 2012.

Os representantes foram: Breno Eduardo Johann (10 anos, amputado unilateral de membro inferior), Cintya Silva de Oliveira (11 anos, amputada unilateral de membro superior), Leonardo Arthur Zuffo (13 anos, amputado bilateral de membros inferiores) e Cássio Pereira da Silva (19 anos, Síndrome de Down). Todos sob a supervisão e orientação dos professores de Educação Física Aline Miranda Strapasson, Fábio Bento dos Santos e Jefferson Machineski.

Breno atuou nas categorias: Sub 11 (para atletas até 11 anos), dupla mista Sub 13 (para atletas até 13 anos) com sua colega Cintya, dupla masculina Sub 15 com seu colega Leonardo e na categoria adaptada para deficientes físicos (ficando em 2º lugar).

Cintya atuou nas categorias Sub 13 (para atletas até 13 anos) e em dupla mista Sub 13 com seu colega Breno (ficando entre as 4 melhores).

Leonardo jogou na categoria Sub 15 (para atletas até 15 anos), dupla masculina Sub 15 com seu colega Breno e na categoria adaptada para deficientes físicos (ficando em 1º lugar).

Cássio jogou na categoria Deficientes Intelectuais, a qual contou com a participação de 16 atletas do estado, ficando entre os oito melhores.

É importante destacar que os atletas Breno e Leonardo, do Parabadminton (Badminton Adaptado, onde a quadra é menor),  disputaram o Badminton convencional, ou seja, jogaram sem adaptações, em quadra inteira, com crianças e adolescentes "normais", sem qualquer deficiência física. Ambos demonstraram limitações, mas a superação predominou.

Breno Eduardo Johann ficou em 2º lugar da categoria Sub 11 e foi o atleta destaque da competição. Ele e os demais demonstraram para todas as pessoas que os assistiram que a deficiência pode ser apenas um detalhe.

Essa competição foi uma preparação para a 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Parabadminton, que acontecerá na cidade de Campinas - SP, entre os dias 15 e 17 de junho. A equipe da UNIPAR Toledo será representada por seis atletas (3 amputados e 3 cadeirantes) e 3 professores, sendo a única equipe do estado do Paraná.

Breno Eduardo Johann

Breno Eduardo Johann

Nenhum comentário: