segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Polêmica cerca a qualificação de atletas para o Pan Jr do Canadá

O ano de 2012 já começa com polêmica no badminton, que já passa por um período de desconforto, visto que a presidência da CBBd ainda está sob intervenção.

A polêmica gira em torno dos critérios de qualificação dos atletas para participarem do Campeonato Pan-americano Jr de Edmonton, no Canadá, entre os dias 22 e 29 de julho.

Muitas federações, técnicos, atletas e representantes de equipes reclamam que o critério que foi publicado não foi o que foi discutido anteriormente, que não há transparência por parte da CBBd e que o processo democrático foi esquecido.

Eles reclamam que estava prevista uma seletiva para o Pan Jr (possivelmente, em abril), mas a CBBd divulgou que o Ranking Nacional será utilizado, invibializando financeiramente a participação da maioria dos atletas.

Vamos aos detalhes.

Comunicado da CBBd

Segundo comunicado publicado no site da CBBd em 11 de janeiro de 2012 (assinado pelo interventor Alexandre Sampaio e datado de 04 de janeiro de 2012), a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2011, na sede da CBBd, em Campinas, além de aprovar as contas do período de 2006 a 2010, também deliberou sobre o regulamento e o calendário de competições para 2012.

O item 1 do comunicado fala sobre o regulamento geral e o primeiro parágrafo diz que o sistema de classificação para o Pan Jr será pelo Ranking Nacional (RK52), que será divulgado até 29 de maio de 2012, considerando os 4 melhores resultados das 5 competições existentes.

Mais detalhes sobre o sistema estão no item 10 do Regulamento de Competições, a partir da página 7.

O calendário publicado prevê 5 etapas de jovens ao longo do ano, sendo que 3 são no primeiro semestre, antes da publicação do Ranking Nacional que será utilizado para a classificação para o Pan Jr.

Primeiro problema

Aqui, já temos uma questão complicada. O próprio critério diz que o Ranking Nacional irá considerar 4 dos 5 melhores resultados dos atletas.

Se temos apenas 3 competições de jovens antes do Pan Jr, aqueles atletas que não participaram de competições em 2011 e já estavam aguardando a seletiva para o Pan Jr foram pegos de surpresa e terão apenas 3 torneios para pontuar. Ou seja, já saem em clara desvantagem.

O mesmo ocorre para os atletas que subiram de categoria em 2012 e entram no ranking da nova categoria com pontuação zero.

Regras envolvendo rankings devem ser discutidas e divulgadas com pelo menos um ano de antecedência para evitar este tipo de problema. Isso deveria ser óbvio.

Assembleia Geral

A ata da assembleia, realizada no dia 17 de dezembro de 2011, com a presença de 11 federações, está publicada no site da CBBd.

De antemão, algumas observações.

Considero que uma assembleia para aprovação de contas de anos anteriores, realizada em dezembro, não seja ordinária e sim extraordinária. Houve um equívoco, que não acredito que invalide a assembleia, mas que não pode ser cometido. Salvo engano meu.

O texto da ata é bem confuso, de difícil leitura, com diversos erros de português, não nomeia um secretário, além de terminar com uma data incorreta: 17 de dezembro de 2010. Minha leitura foi rápida, mas essa foi a impressão que me passou.

Exemplo. Em dois parágrafos, são listados os nomes de cinco membros de uma comissão que trabalharia em conjunto com o interventor para estudar o planejamento estratégico para os próximos anos. Acredito que as listas se referem ao mesmo assunto e não entendi porque foram citadas duas vezes. Isso acabou gerando confusão. Quatro nomes se repetem: Vera Mastrascusa, Manoel Gori, Elizeu Machado e Carlos Gondim. Porém, a primeira lista cita Cristiano Menezes e a segunda cita Alexandre Menezes. Acredito que ambas se referem ao Cristiano Menezes, da Federação Pernambucana. Mas, seria importante uma errata.

De qualquer forma, segundo os próprios membros da comissão, o interventor jamais convocou uma reunião desde a realização da assembleia. Aqui, entra a discussão sobre o processo democrático, que pelo visto não existiu.

Em relação ao Pan Jr, o último parágrafo da segunda página da ata diz que "a Seletiva será uma das etapas do Nacional realizada em Abril".

Ou seja, a assembleia, com ata assinada por 11 federações mais a CBBd decidiu que haveria seletiva para o Pan Jr em abril. Não foi isso que foi divulgado no calendário.

Minha Opinião

O calendário deveria ser revisto e a qualificação para o Pan Jr deveria ser feita através de seletiva. Ainda há tempo para isso.

Na verdade, o calendário deveria ser mais abrangente, envolvendo seletivas municipais (em alguns estados, é possível), estaduais, regionais até se chegar à seletiva nacional. Talvez ainda haja tempo para isso.

Tudo isso discutido com as federações, com bastante antecedência. Desde que estou no badminton eu defendo que o calendário para o ano seguinte deve ser discutido ao longo do último trimestre do ano, para que todos possam se planejar. Fechar calendário em janeiro é ridículo.

Regionalizar reduziria custos e viabilizaria a participação de todos (ou da maioria, pelo menos).

Em um momento em que o badminton tem crescido em um ritmo razoável (poderia ser melhor, mas isso eu coloco em outro post), com muitos projetos sociais surgindo, obrigar os atletas a participarem de pelo menos 4 torneios nacionais para se qualificarem para competições internacionais é algo totalmente fora da realidade.

Se isso já é difícil para os que têm bom poder aquisitivo ou para os projetos com patrocinadores (minoria), imaginem para os demais (maioria).

Concordam? Discordam? Fiquem à vontade para comentar. O debate está aberto. E ainda há muito mais a discutir.

24 comentários:

Pedro Pahor disse...

Muito bem colocado Nagato. Resta ao interventor modificar o Regulamento e seguir a decisão das Federações. Estranho é ele ter dito que as federações tinham decidido pelo uso do RK52 e logo depois ter publicado a ata dizendo o contrário. Ele se contradizeu oficialmente, nunca tinha visto isso.
Agora, quem será que modificou o regulamento? Foi o interventor pura e simplesmente ou alguém que se beneficiaria que o levou a isso?

Anônimo disse...

O Interventor ganha 4000,00 por mês. Ele não quer deixar o cargo.
Não entende nada de Badminton...

Anônimo disse...

Murilo Conti Pintor ganhava quase isso e ninguém sabe quem é nem nunca apreceu na CBBd!
Quem fez esse contrato, além de não entender nada de badminton ainda é um salafrário!

Anônimo disse...

Hilton ganha 3800, não entende nada de badminton, só teve contato com o esporte porque é cunhado do condenado Celso Wolf.

Anônimo disse...

entao vocês acham que a seletiva é a forma mais justa de classificação para o Pan Jr? Me falem de alguém que gostou da seletiva no ano passado!
Calor, varios jogos seguidos, e pouca infraestrutura!!

Anônimo disse...

No momento sim. Seleciona os mais fortes e os melhores. Melhor que ranking, onde fillhinhos de papai aproveitam a fragilidade financeira dos atletas de projetos sociais para ficar numa melhor posição.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE O QUE FOI DECIDIDO NA ASSEMBLÉIA NÃO FOI CUMPRIDO PELO INTERVENTOR ALEXANDRE AUGUSTO SAMPAIO. NÃO SABEMOS O INTERESSE DELE CORTAR A SELETIVA....

Anônimo disse...

Mais fortes??? o esporte é badminton, não maratona ou resistencia! e se um atleta ficar doente antes da seletiva ? o esforço dele to ano todo valeu pra que? Penso que devemos ver os pontos fortes e fracos dessa medida ... mas infelizmente tem gente que só pensa na sua equipe !

Anônimo disse...

O campeonato é pontual também. E se ele sente dor de barriga? É o esporte. Quem não está habituado a ele chora e espera regulamento que favoreça os fracos e filhinhos de papai.

Anônimo disse...

Esta bem, mas qual é a sua intenção com os projetos sociais? Olimpiadas?

Anônimo disse...

Com certeza de lá sairá os futuros atletas olímpicos. Como em todo o esporte. É só fazer uma comparação estatística. É esmagadora a maioria. O badminton também seguirá essa tendência, mesmo com os dirigentes indo contra essa tendência.

Anônimo disse...

Ah entendi! Então somente projetos socias formam atletas olimpicos ...
Acho que está equivocado e além de tudo está julgando todos os atletas de acordo com a classe social que ocupa! Ah, só mais uma informação, os atletas que querem olimpíadas precisam jogar alguns campeonatos no exterior para somar pontos no ranking mundial e aí como vai ser feito? Voces vão querer mudar o regulamento da BWF também e fazer uma seletiva ? haha

Pedro Pahor disse...

O ponto central não é o que é feito nos campeonatos no exterior, nem somente que os projetos sociais serão afetados.
A medida arbitrária da CBBd é prejudicial a todos, porque elevam muito os custos para se conseguir uma vaga. E depois, com ela conquistada, também tem se que bancar os custos para ir e voltar do Canadá, além dos gastos lá.
São cerca de R$ 30000,00 se tudo isso acontecer. É um dinheiro impossível para os jogadores dos projetos sociais e pra quase todo mundo. Só quem tem muito dinheiro pode bancar algo desse tipo. Somando tudo o que eu ganhei no ano passado não chega perto desse valor.
Além disso, o principal é que as federações não votaram por essa medida, mas sim por uma seletiva. Esse é o ponto mais grave. A CBBd foi contra as entidades que são a razão de sua existência. Por isso o sistema colocado é muito errado.

Anônimo disse...

São mais campeonatos, porém não são em feriados nacionais! O que deixa bem mais acessivel do que antes, e podemos comprar com muito mais tranquilidade, passagem, estadia em hoteis, etc. Fiz umas contas ... os 3 campeonatos nacionais vao ser por volta de 3 mil reais, + o pan americano! Agora compare com o ano passado quanto foi gasto no primeiro semestre! E outra, me de exemplo de atletas que preferem a seletiva... que acham mais justo!?

Pedro Pahor disse...

Por mais que seja mais barato, ainda é muito dinheiro e, principalmente, vai contra o que foi decidido na Assembléia. Isso é o mais grave de tudo. Se as Federações tivessem decidido pelo sistema de RK, eu protestaria, mas com as federações e não com a CBBd, que existe por causa das federações.
Agora, como a CBBd vai contra o que foi decidido pelas suas filiadas? Isso tem que ser respondido.
No mais, acho que seria legal se todos que opinassem se identificassem. É estranho argumentar com quem nem sei quem é.

Anônimo disse...

Porque sera que neste esporte se preocupam mais em participar de um torneio internacional do que participarem do circuito nacional, se aprimorarem , melhorarem tecnicamente e depois disto sim se preocuparem em gastar um monte de dinheiro em torneio internacional??? 99% dos que vão em Pan Jr no exterior, perdem na primeira rodada, sao eliminados e ficam o resto da semana gastando dinheiro para nada! Porque fazem isto? Que burrice, ou é muito mais legal viajarem para o exterior para um torneio do que se preocuparem em ser verdadeiros atletas de badminton? Acho que o sentimento é que é muito mais legal ir para o exterior, certo??
Badminton, esporte de lazer. É isso.

Pedro Pahor disse...

A preocupação com o aprimoramento existe em todos que realmente almejam uma vaga no Pan Jr. Se dá preferência a ele porque é a chance de se fazer parte da equipe nacional, objetivo comum aos atletas de todos os esportes.
Participar do Pan é a oportunidade de enfrentar os melhores jogadores das Américas e mostrar que pode ser o melhor.
O menino joga o circuito nacional para muitas vezes enfrentar adversários fracos e, quando ganha, recebe sua medalha e pronto, acabou. Não tem destaque no site, não tem foto oficial, certificado, nada.
Generalizações raramente são adequadas, e afirmar que "99% dos que vão em Pan Jr no exterior, perdem na primeira rodada, sao eliminados e ficam o resto da semana gastando dinheiro para nada" é algo mentiroso. Os jogadores brasileiros tem melhorado a sua participação ao longo dos anos, ao ponto que tem ficado atrás dos EUA e do Canadá no torneio individual. Isso é ainda mais significativo, na minha opinião, porque a Seletiva mudou seu formato e passou a selecionar as duplas também. Essa condição fez com que muitas duplas fortes não fossem formadas e que outra mais fracas acabassem se classificando, tirando a chace de medalhas em certas disputas.
Na minha opinião, se as duplas fossem formadas pelos atletas classificados na simples, o número de medalhas seria maior. Além de que medalhas internacionais ajudam na obtenção de bolsas atletas.
Agora, algo interessante notar que no 1º ano dessa mudança, com seletiva para duplas, as categorias envolvidas foram as Sub 15, 17 e 19. No ano seguinte a sub 15 caiu fora e as outras se manteram. Por que? Será porque na Sub 15 não tinha mais ninguém que interessava classificar?
Dito tudo isso, temos que voltar ao fato de que usar o RK 52 para selecionar os classificados para o Pan é uma absurdo para a realidade brasileira, tanto dos para os jogadores de projetos sociais, quanto muitos dos jogadores de clubes, porque tem que se ter bastante dinheiro para jogar todas as etapas e ainda bancar a viagem para o Pan. E, principalmente, que a decisão de usar o ranking vai contra a decisão da AGO 2011, algo que não pode ser aceito e sequer tolerado.

Anônimo disse...

Vc que está defendendo que o Pan jr não é um torneio importante: Será que vc está fazendo isso pq seu filho não têm a mínima condição de conseguir a vaga, assim como não conseguiu o ano passado?
aí vc o manda pra torneios abertos fora, faz um papel ridículo e volta com uma lembrancinha, como a camisa do Taufik.

Anônimo disse...

eu sou Lorena Vieira meu pai é professor de badminton. tam´bem sou atleta e não concordo com o renking porque minha equipe e minha familia nao tem como pagar minhas viagens. Se tiver uma seletiva vou buscar recurso para ir para o pan do canadá.
duvido que tenha um atleta na mesma condição minha que seja a favor de muitos campeonatos e ranking. Acho que os outros atletas deviam ser menos egoistas.

Anônimo disse...

Tanto a seletiva como o ranking para classificacao ao Pan Jr tem vantagens e desvantagens.
Se o ranking não serve para nada, para que fazer torneios nacionais juniores? Acaba com isso, é muito mais barato para todos.
Primeiro tem que se aprimorar dentro do País e depois disto tentar torneios internacionais muito caros, e repito a maioria absoluta é eliminada precocemente. O Canada nao comparece com sub ou sub13 e poucos sub 15, porque??
Sabe porque? Gasta-se muito e nao vale o custo.
O ranking tem a desvantagem de que tem que pontuar nacionalmente para poder reinvindicar uma classificaçao nas poucas vagas existentes. Gasta-se e obriga os ditos "atletas" a ganhar dos atletas de suas idades.
Seletiva é um torneio classificatorio de 1 torneio só. Será que mostra realmente quem são os melhores? Para ser claro, tem que ganhar os melhores para que seja justo. Muitas vezes nao é isto que acontece. Se por qualquer razao o "atleta" tiver alguma indisposiçao neste unico torneio seletivo, acabou, todo o treino do ano foi-se.
Se acabar com os torneios nacionais de juniores, voltarão os torneios nacionais com jogos de sub 15 contra um "atleta" adulto.É justo? É correto?
Se mudaram resoluçao de assembleia como dizem, isto é um absurdo, mas também ninguem faz nada!!! Nunca vai mudar. Os filiados só pensam nos seus proprios umbigos ao inves de pensar no coletivo. Inclusive os dois interventores.

Anônimo disse...

Como andam as prestações de contas dos interventores ? Alguém sabe? Alguém perguntou lá na Cbbd?

Anônimo disse...

Onde anda o sr Pedro Pahor, que nao se manifestou mais? Algum problema? Cansou? Descobriu algum problema?

Anônimo disse...

Infelizmente, numa atitude anti-democrática, o interventor, Alexandre Augusto Sampaio publicou no site : EU DECIDO que não haverá seletiva.
Pois é, ele acha que é o dono da CBBd e faz o quer......
Que atitude hein....

Pedro Pahor disse...

Para quem perguntou eu estou aqui. Tento um dialogo com o Alexandre diariamente e vou continuar tentando. Parei de comentar aqui simplesmente porque acho ridículo argumentar com quem sequer se identifica.
Concordando ou discordando de mim, gostaria de saber com quem eu falo.