quarta-feira, 5 de abril de 2017

Estamos de olho - Ygor Coelho

Publiquei este fim de semana a posição dos brasileiros no ranking mundial. Vamos aproveitar para dar uma olhada nos principais destaques brasileiros, começando por um de nossos representantes nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Ygor Coelho.

Ygor, que completou 20 anos em novembro passado, segue como o brasileiro número 1 e atualmente ocupa a posição 56 no ranking mundial. Com essa marca, ele supera o próprio feito, que havia alcançado em outubro passado, quando atingiu a posição 57 no ranking mundial, melhor posição de um brasileiro na história, ultrapassando Guilherme Pardo, que havia atingido a posição 58 em 2003.

Em 2016, ele e Lohaynny Vicente escreveram seus nomes na história dos Jogos como os primeiros brasileiros a representarem o Brasil no badminton. Após a olimpíada, Ygor participou de algumas competições antes de encerrar a temporada 2016.

Logo após os Jogos, ele conquistou uma medalha de bronze no Grand Prix do Brasil, realizado em Foz do Iguaçu. Foram 3 vitórias e 1 derrota nas semis para o campeão, o malaio Zulfadli Zulkiffli.

Em seguida, Ygor foi para uma temporada na Europa, incluindo um período de treinamento na França, convidado pela Federação Francesa de Badminton. O técnico foi nada menos que o dinamarquês Peter Gade, ex-número 1 do mundo e um grande ídolo mundial nos últimos anos. Ele é o atual técnico da seleção francesa.

Nesse tour, o início foi difícil, com duas eliminações na primeira rodada, na Bélgica e na República Tcheca.

No Grand Prix da Holanda, um bom resultado, com 3 vitórias e 1 derrota nas quartas-de-final para o indiano Ajay Jayaram, que ficou com a prata no torneio.

Sua última competição foi na França e ele começou bem o Super Series com uma vitória. Na segunda rodada, em uma partida muito disputada, ele acabou desistindo, com câimbras, no terceiro game.

Seu saldo após a Rio 2016: 7 vitórias e 5 derrotas. Um bom saldo, levando-se em conta que foram 4 competições na Europa, onde o nível é bem mais elevado que aqui na América do Sul.

Neste início de 2017, Ygor defendeu o Brasil no Pan por equipes, em que ficamos com a prata, na República Dominicana. Ygor venceu 3 partidas e só perdeu a da final, contra o Canadá. Nesta competição, os países se enfrentam em 5 confrontos (simples masculina, simples feminina, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas, no mesmo formato da Sudirman Cup).

De volta ao Brasil, ele foi campeão da primeira etapa do circuito nacional, no Clube Pinheiros, em São Paulo.

Mantendo a boa fase, ainda no clube Pinheiros, mais um pódio e mais uma prata, desta vez no Brazil International. Foram 4 vitórias até a final, onde foi derrotado em uma partida muito equilibrada pelo atleta do Sri Lanka, Niluka Karunaratne.

Além desta conquista, Ygor ainda recebeu a notícia de que foi eleito o melhor atleta do badminton em 2016 pelo Prêmio Brasil Olímpico do COB. Nada mal para começar o ano!

De volta ao circuito europeu, mais uma prata na Polônia e um bronze na França, neste último final de semana.

Saldo de 14 vitórias e 4 derrotas em 2017. Um belo início de ano!

Nenhum comentário: