sábado, 30 de dezembro de 2006

Lula sanciona Lei de Incentivo ao Esporte

O presidente Lula sancionou nesta sexta a Lei de Incentivo ao Esporte. Conforme falei, ele editou uma medida provisória (MP) para evitar que esporte e cultura utilizassem a mesma fatia de isenção do IR.

Com isso, o esporte deverá ter cerca de R$ 300 milhões (conforme cálculos da Receita Federal e do Ministério dos Esportes) em 2007 para serem investidos prioritariamente em projetos de inclusão social e esportes com menos apoio.

Para se fazer uso do incentivo, os projetos devem ser aprovados previamente pelo Ministério dos Esportes. Uma comissão será criada para avaliar os projetos.

A nova Lei deverá ser regulamentada (ainda sem data prevista) por meio de decreto. Só então saberemos com mais detalhes os percentuais de isenção que cada segmento poderá utilizar.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Lei de Incentivo

Pelas últimas notícias na imprensa, o presidente Lula deve sancionar a nova Lei de Incentivo ao Esporte, mas deve emitir uma Medida Provisória logo em seguida para evitar que esporte e cultura disputem a mesma fatia de dedução do imposto de renda.

Aparentemente, é a melhor solução. Pelo menos, atende às duas áreas. E o esporte passa a contar com um incentivo muito importante. Espero que o badminton se beneficie muito e que 2007 seja o grande ano da explosão da prática do badminton! Porque não sermos otimistas, não é?

domingo, 24 de dezembro de 2006

Badminton em Maringá

A Vila Olímpica de Maringá/PR, que está em construção (com inauguração prevista para 2008), terá um Centro de Excelência que funcionará inicialmente com cinco modalidades: ciclismo, atletismo, natação, judô e tae kwon do. Num segundo momento, entrarão tênis de mes, tênis, tiro, vôlei de praia e badminton.

sábado, 23 de dezembro de 2006

Lei de Incentivo corre perigo

A Lei de Incentivo ao Esporte aprovada na Câmara dos Deputados ainda corre perigo. O Ministério da Cultura está fazendo pressão para que o presidente vete a lei e edite uma Medida Provisória com o mesmo teor que havia sido acordado no Senado. E ele parece propenso a isso.

De qualquer forma, ainda teríamos os benefícios, mas o problema é que uma MP tem prazo de validade e ela deve ser votada pelo congresso dentro deste prazo ou perde o valor. Ou seja, ainda há o risco de o esporte perder o incentivo fiscal, o que seria um retrocesso grave. Voltaríamos à estaca zero.

Continuamos torcendo.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Mais mídia

O atleta Rodrigo Alminhas, do CEMS (Centro Esportivo Miécimo da Silva), fez uma reportagem para o jornal O Globo, que será publicado neste domingo (24/12/2006). Rodrigo é um destaque no badminton do RJ, por ser portador de deficiência (ele possui uma perna mecânica) e disputar regularmente nossos torneios estaduais.

Central da Periferia

Neste sábado (23/12/2006), o programa Central da Periferia, da Rede Globo, apresentado pela Regina Casé, irá homenagear o técnico Sebastião Oliveira em um de seus quadros. A homenagem será feita pela ex-jogadora de vôlei Isabel.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Lei de Incentivo ao Esporte aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 20/12/2006, a Lei de Incentivo ao Esporte, que agora vai para sanção ou veto presidencial.

Os deputados ignoraram o acordo feito no Senado, após muita discussão entre segmentos da cultura e do esporte, para que as duas áreas não disputassem a mesma fatia de isenção no IR.

O projeto acabou aprovado com o texto original e agora tem até o risco de ser vetado pelo presidente Lula.

Resta torcer para a lei ser sancionada até o final do ano, para valer já em 2007. O esporte precisa muito.

Como eu já mencionei antes, não acredito que a cultura fique prejudicada. Ainda há espaço para todos.

Diversão

O presidente da CBBd, Celso Wolf, enviou um link de um joguinho de badminton na internet. Tem algumas falhas, é bem simples, mas divertido. Confira: http://www.revoke.ca/badminton/.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Minha Periferia no You Tube

Para quem ainda não viu (e para quem quer ver de novo), a reportagem da Regina Casé na Comunidade da Chacrinha, em Jacarepaguá, para seu programa Minha Periferia, no Fantástico, está no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=lns_DKzDaJg).

A reportagem também está no site Globo.com (http://gmc.globo.com/). É só procurar pelas palavras badminton e chacrinha.

Notícias da Suíça

O atleta Aleksander Silva mandou algumas notícias de Genebra para seu treinador Sebastião Oliveira.

Segundo Aleksander, o treinador russo ficou espantado com a técnica deles, pois eles fizeram bem um exercício de precisão comandado por ele. O treinador até perguntou se eles eram treinados por algum asiático.

Ele disse ainda que estão com dificuldades de conexão com a internet, que é via rádio, e que lá está muito frio (zero graus!).

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Vila Olímpica de Jacarepaguá

A Vila Olímpica de Jacarepaguá, que será batizada como Vila do Mato Alto, localizada na Rua Cândido Benício, será a primeira a ter quadras de badminton desde o seu projeto inicial. A previsão é de que 6 quadras sejam montadas.

Mais detalhes do projeto no site da prefeitura do RJ (http://www.rio.rj.gov.br/smel/ e http://obras.rio.rj.gov.br/index.cfm?sqncl_publicacao=714).

Lei de Incentivo ao Esporte passa pelo Senado

A Lei de Incentivo ao Esporte foi aprovada no Senado com algumas alterações, que atendem à reivindicação da área da cultura, sem prejuízo ao esporte. Com as alterações, o projeto volta à Câmara dos Deputados, com expectativa de ser aprovada na próxima semana, antes do Natal, a tempo de ser sancionada pelo presidente para entrar em vigor em 2007.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Lei de Incentivo ao Esporte

Tenho acompanhado a fortíssima reação da classe artística à Lei de Incentivo ao Esporte, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita no Senado.

À primeira vista, a Lei parece prejudicar um pouco a cultura, pois ocupa o mesmo espaço (o teto de doações será compartilhado entre esporte e cultura, além de atingirem o mesmo universo de empresas) e dá ao esporte uma certa vantagem, pois o patrocinador pode deduzir do IR 100% do que patrocinar (na cultura, em média se pode deduzir 30%). E a área de cultura ainda reclama que projetos esportivos têm mais visibilidade. Tenho lá minhas dúvidas.

Mas as críticas não levam em conta alguns detalhes. Nem todas as empresas elegíveis para fazer doação (apenas as que declaram IR sobre o lucro real, o que corresponde a aproximadamente 7% das empresas no Brasil, ou seja, cerca de 2.000 empresas) patrocinam alguma atividade. Além disso, as que patrocinam nem sempre atingem o teto. Ou seja, ainda há uma margem grande para ser aproveitada.

O que mais me preocupou foi o preconceito e desconhecimento demonstrado por algumas pessoas importantes e pela mídia.

No jornal O Globo, de sábado (09/12/2006), as declarações da atriz Fernanda Montenegro foram bastante preconceituosas. Em um trecho, ela diz: "Sem falar que, do jeito que a lei está, pode ser qualquer esporte: golfe, pingue-pongue, botão... É uma atitude golpista". Só para exemplificar, golfe é esporte sim, movimenta milhões de dólares por ano e já tem projetos sociais no Brasil. Com incentivo, o golfe pode crescer e ainda trazer esses milhões de dólares para cá. É uma pena ler isso de uma pessoa de quem se esperava muito mais.

Na opinião do jornal ("Para a gaveta"), em que defende a rejeição do projeto no Senado, ele diz: "Porque tende a reduzir o número de empresas - já menos de duas mil - que financiam a cultura, assim como a verba, já curta, que destinam a essa área". Já mencionei acima que ainda há margem para mais patrocínios.

Em outro trecho, o jornal diz: "Porque institui benefícios para um setor que já tem seus patrocinadores". Em que país? Quantos atletas têm patrocínio? Quantas equipes têm patrocínio? Quantos projetos têm patrocínio? O jornal deve estar iludido com os principais clubes de futebol, alguns de vôlei e basquete, alguns atletas de ponta. Mas a grande massa sofre muito para sobreviver.

No final, o jornal ainda diz: "E porque não leva em conta que há, em alguns ramos dos esportes, muitos personagens que estão longe de se destacar pelo comportamento ético indispensável no trato de questões relativas a dinheiro, seja público ou privado". Ora, por causa de uma minoria, o jornal julga os demais? Por causa de algumas pessoas sem ética os demais ficam prejudicados? Logo os que mais necessitam? Será que ele esquece que em todos os setores da sociedade pode haver pessoas desonestas? Isto invalidaria a sociedade inteira? Então porque invalidar a lei? Lamentável.

Outra coisa que muito me irrita aqui no Brasil. Ao invés de lutarem para que a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) seja aprimorada para que tenha os mesmos benefícios do esporte, querem lutar para piorar a Lei de Incentivo ao Esporte. A velha mediocridade brasileira. É mais fácil denegrir o outro do que se esforçar para ser melhor que ele.

Ainda acho que a Lei (na verdade, as duas) deveriam ser ampliadas para abranger os outros 93% de empresas (as que declaram IR pelo lucro presumido), talvez com teto diferenciado ou limite de isenção diferenciado.

E poderia haver projetos em conjunto, se beneficiando das duas Leis. Afinal, há muitos projetos sociais envolvendo cultura e esporte, que na minha opinião são ligados.

FEBASP

SP tem agora uma nova federação, a Federação de Badminton do Estado de São Paulo (FEBASP), criada por unanimidade neste último final de semana, durante o 3o Torneio de Badminton de São Bernardo do Campo. Seu presidente, também eleito por unanimidade, é Manoel Gori, que também acumula a presidência da Liga de São Bernardo.

Após um período de vacas magras, em que poucos torneios foram realizados, com muito prejuízo aos atletas, que não competiam e não eram promovidos de categoria, SP vê pela frente uma ótima perspectiva.

Bom para o badminton brasileiro, que precisa da força do estado que tem a maior economia do país.

FEBARJ

Muito bem lembrado, Pina. Vamos ver se em 2007 conseguimos chamar alguns precursores de volta, nem que seja para participarem de uma festa no final do ano. Afinal de contas, 10 anos merecem comemoração.

sábado, 9 de dezembro de 2006

Mais Jogos Asiáticos

No quadro de medalhas, a China segue disparada. Confira.

Quadro Geral:
1) China - 103 (ouro), 59 (prata), 30 (bronze)
2) Japão - 34, 41, 47
3) Coréia do Sul - 27, 33, 57

Quadro do badminton:
1) China - 4 (ouro), 3 (prata), 1 (bronze)
2) Indonésia - 1, 1, 2
3) Hong Kong - 1, 1, 0
4) Malásia - 1, 0, 3
5) Coréia do Sul - 0, 1, 5
6) Japão - 0, 1, 1
7) Tailândia - 0, 0, 1
7) Singapura - 0, 0, 1

Resultados dos Jogos Asiáticos

Confiram os resultados finais do badminton nos Jogos Asiáticos.

Simples Masculina - Taufik Hidayat (Indonésia) derrotou Dan Lin (China) por 2 a 0 (21-15; 22-20). Hyun Il Lee (Coréia do Sul) e Chong Wei Lee (Malásia) ficaram com o bronze.

Simples Feminina - Chen Wang (Hong Kong) derrotou Pui Yin Yip (Hong Kong) por 2 a 0 (21-14; 22-20). Xingfan Xie (China) e Hye Yeon Hwang (Coréia do Sul) ficaram com o bronze.

Duplas Masculinas - Kien Keat Koo / Boon Heong Tan (Malásia) derrotaram Luluk Hadiyanto / Alvent Yulianto Chandra (Indonésia) por 2 a 0 (21-13; 21-14). Markis Kido / Hendra Setiawan (Indonésia) e Jae Sung Jung / Yong Dae Lee (Coréia do Sul) ficaram com o bronze.

Duplas Femininas - Ling Gao / Sui Huang (China) derrotaram Jiewen Zhang / Wei Yang (China) por 2 a 1 (18-21; 23-21; 21-14). Reiko Shiota / Kumiko Ogura (Japão) e Kyung Won Lee / Hyo Jung Lee (Coréia do Sul) ficaram com o bronze.

Duplas Mistas - Bo Zheng / Ling Gao (China) derrotaram Zhongbo Xie / Yawen Zhang (China) por 2 a 0 (21-16; 25-23). Mohd Fairuzizuan M Tazari / Pei Tty Wong (Malásia) e Saralee Thoungthongkam / Sudket Prapakamol (Tailândia) ficaram com o bronze.

Por equipes:
Masculino - China (ouro), Coréia do Sul (prata), Indonésia e Malásia (bronze).
Feminino - China (ouro), Japão (prata), Coréia do Sul e Singapura (bronze).

Atletas na Suíça

Confiram as fotos dos atletas da Miratus na Suíça, no site da Victor Suíça: www.victor-sport.ch. O site é todo em francês, mas eles destacam o trabalho social feito pela Miratus e o apoio para que os atletas pudessem viajar para os 3 meses de treinamento.

Aniversário da FEBARJ

Ontem, 08/12/2006, a FEBARJ completou 9 anos e eu não poderia deixar de registrar aqui. Parabéns a todos que contribuíram nesses 9 anos para que o badminton do RJ crescesse, não só em número de praticantes como em qualidade. Para 2007, esperamos grandes novidades que podem impulsionar ainda mais o badminton no estado.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Jogos Asiáticos 2006

A China está dominando os Jogos Asiáticos 2006, que estão sendo disputados em Doha, no Qatar. Na competição por equipes no badminton, ela derrotou a Coréia do Sul por 3 a 2, no masculino, e o Japão por 3 a 0, no feminino. Até o dia 09/12 serão disputadas as competições individuais.

No quadro geral de medalhas, incluindo todos os esportes, a China lidera com 76 medalhas de ouro, 36 de prata e 14 de bronze, seguida por Japão (18, 23 e 31, respectivamente) e Coréia do Sul (15, 22 e 37).

O site dos Jogos é http://www.doha-2006.com/.

Badminton na Argentina

Nos dias 04 e 05 de novembro, foi disputado o XIV Torneio Argentino de Badminton, na cidade de Rauch, a 370Km de Buenos Aires.

O torneio teve a participação de mais de 80 atletas em diversas categorias: Aberta (de 1o a 3o níveis), sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e veteranos.

Mais detalhes na página da Confederação Panamericana de Badminton (em espanhol).

Ranking de países para o Pan 2007

De acordo com a Confederação Panamericana de Badminton, o número total de atletas para o Pan 2007 é de 88 (44 homens e 44 mulheres). O máximo de inscritos por país é de 8 atletas (4 homens e 4 mulheres), sendo que todos os países têm o direito a 1 atleta masculino e 1 feminino. Por ser o país sede, o Brasil já tem o direito a 4 homens e 4 mulheres.

O ranking de países será baseado nos critérios da BWF para classificar os países para a Sudirman Cup (principal competição mundial por equipes). O número de vagas por país será deteminado pelo ranking mundial de 19/04/2007.

Com base no ranking de 16/11/2006, estas seriam as vagas para o Pan 2007:
- Brasil, Canadá, EUA e Peru: 4 homens e 4 mulheres;
- México, Guatemala, Porto Rico e Cuba: 3 homens e 3 mulheres;
- Trinidad e Tobago, Jamaica, Suriname e Equador: 2 homens e 2 mulheres;
- demais países: 1 homem e 1 mulher.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Apoio

O Pina lembrou muito bem em seu comentário. Vale ressaltar o grande apoio dado pelo Jader Leite e a SightGPS para a viagem da Renata, Aleksander e Marcos.

Aproveitando, é importante mencionar o apoio dos senhores Eduard von Fellenberg (Curador da Fundação Heim), André Hediger (prefeito de Genebra/Suíça) e o Badminton Club Genève (onde os atletas farão os treinamentos).

Central da Periferia e Prêmio Brasil Olímpico

O treinador Sebastião Oliveira foi convidado a participar do programa Central da Periferia, da Rede Globo, apresentado pela Regina Casé. O convite foi fruto da repercussão do quadro Minha Periferia, do Fantástico, apresentado há algumas semanas.

O treinador foi convidado também a participar da cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 12/12/2006, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Atletas do RJ na Europa

Os atletas Renata Faustino, Aleksander Silva e Marcos Conceição, da Miratus, já se encontram na Europa, onde terão 3 meses de treinamento intensivo. O treinamento será na Suíça. Eles retornam ao Brasil em 25/02/2007.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Torneio Acenbo

A equipe da Fonte-SP, de Campinas/SP, foi a vencedora do 6o. Torneio de Badminton da Acenbo. Em segundo lugar ficou o SBB, de São Bernardo dos Campos/SP, e em terceiro a Acenbo, de Osasco/SP.

Nas duas principais categorias, os vencedores foram da Hípica, de Campinas/SP.

Na SMAesp, Lucas Araújo foi o campeão, com Hugo Arthuso (CAP) em segundo e Thomas Moretti (FON) em terceiro.

Na SFAesp, Thamie Fontes foi a campeã, com Roberta Angi (HIP) em segundo e Renata Carvalho (FON) em terceiro.

O RJ foi representado pelos atletas Victor Carvalho (SMA) e Fábio Valério (SMC e DMC), do CEMS. Fábio Valério conquistou a medalha de bronze em SMC.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Copa Nordeste de Badminton

O RN foi o grande vencedor da Copa Nordeste de Badminton, realizada no último final de semana (24 e 25/11), conquistando várias categorias.

O destaque da competição foi a participação do badminton como exibição nos JERNs (Jogos Escolares do RN), com boa possibilidade de passar a fazer parte oficialmente em 2007.

Veja mais detalhes (http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=3&idmat=152289).

Jornal do Brasil

O Jornal do Brasil (RJ) foi nesta sexta (01/12) ao Prevela, em Niterói, para fazer uma reportagem sobre o badminton.

A reportagem será publicada no domingo (03/12), na parte sobre Niterói.

Torneio Acenbo

Neste final de semana (02 e 03/12/2006), teremos o VI Torneio Acenbo de Badminton, na cidade de Osasco.

Serão 46 categorias em disputa e mais de 270 jogos previstos.

Confira as tabelas completas no site da CBBd.