sexta-feira, 31 de julho de 2009

Atletas do Brasil no Ranking Mundial

Ranking Mundial (30/07/2009)

Simples Masculina
203 Daniel Paiola
294 Luis Cereda
331 Hugo Arthuso
352 Alex Tjong
366 Thomas Moretti
483 Filipe Toledo

Simples Feminina
218 Fabiana Silva
297 Marina Eliezer
341 Patricia Oelke
386 Yasmin Cury

Duplas Masculinas
201 Alex Tjong / Thomas Moretti
220 Guilherme Kumasaka / Guilherme Pardo
220 Vicen Jarolim (Slováquia) / Filipe Toledo
335 Daniel Paiola / Filipe Toledo

Duplas Femininas
193 Thayse Cruz / Patricia Oelke

Duplas Mistas
171 Hugo Arthuso / Marina Eliezer
289 Thomas Moretti / Thayse Cruz

Atletas do RJ no Ranking Nacional

Ranking Nacional (15/06/2009)

Categoria Principal

Simples Masculina
7 ALEKSANDER SILVA (MIR)
37 MARCOS CONCEICAO (FEBARJ)

Simples Feminina
4 RENATA FAUSTINO (MIR)
6 LOHAYNNY CAROLINE OLIVEIRA (MIR)
12 ELAINE TERRA (PRV)
14 LUANA TAMARA VICENTE (MIR)
33 BRUNA CAVALCANTE (AAT)
38 LUDMILA SIMOES (FCSN)
38 TAINA COELHO (MIR)

Duplas Masculinas
39 ALEKSANDER SILVA (MIR) / MARCOS CONCEICAO (FEBARJ)

Duplas Femininas
9 LOHAYNNY CAROLINE OLIVEIRA (MIR) / RENATA FAUSTINO (MIR)
14 ELAINE TERRA (PRV) / MIRIÃ SILVA (MIR)
15 LOHAYNNY CAROLINE OLIVEIRA (MIR) / LUANA TAMARA (MIR)
17 LUANA TAMARA VICENTE (MIR) / RENATA FAUSTINO (MIR)
26 ELAINE TERRA (PRV) / MARINA VILLELA (CAP)

Duplas Mistas
5 ALEKSANDER SILVA (MIR) / RENATA FAUSTINO (MIR)
18 ELAINE TERRA (PRV) / MARCOS CONCEICAO (FEBARJ)
21 ALEKSANDER SILVA (MIR) / LUANA TAMARA VICENTE (MIR)
37 ELAINE TERRA (PRV) / REGINALDO SILVEIRA (CEMS)

Categoria Sub-19

Simples Masculina
7 REGINALDO SILVEIRA (CEMS)
31 FELIPE DE FREITAS (PRV)
31 FELIPE MARQUES (MIR)
34 BERNARDO REIS (NIK)

Simples Feminina
7 LUANA TAMARA VICENTE (MIR)

Categoria Sub-17

Simples Masculina

1 YGOR COELHO (MIR)
4 EMERSON CARVALHO (MIR)
21 LUIS GUILHERME PINNA (PREV)
41 BRUNO REIS (NIK)
41 MARCELO TAVARES (MIR)
41 MARCOS VINICIUS QUEIROZ MARTINS (EMMJCC)

Simples Feminina
3 BRUNA CAVALCANTI (NIK)
7 MIRIÃ SILVA (MIR)

Categoria Sub-15

Simples Masculina
23 ALAN HENRIQUE (MIR)
28 FABIO SOARES (MIR)
30 MATHEUS AVELLAR (MIR)
30 PATRICK OLIVEIRA BOREL (EMMJCC)

Simples Feminina
16 THAIS GOMES (MIR)
23 JESSICA OUVIDEO (MIR)

Categoria Sub-13

Simples Masculina
13 DONNIANS LUCAS (MIR)
29 IZAK BATALHA (MIR)

Simples Feminina
6 RAIANE ROSA (MIR)
11 RAFAELA BRASIL (MIR)
17 JULIANA GONÇALVES HASTENREITER (EMMJCC)
17 SABRINA OLIVIERA LINHARES (EMMJCC)
17 TAINARA OLIVEIRA (MIR)
17 VANUSA BATISTA (MIR)

Categoria Sub-11

Simples Feminina
6 SHAYENE CARVALHO (MIR)

CLUBE DE BADMINTON DE ÉVORA

Para quem não sabe, o Clube de Badminton de Évora (confiram o blog do clube em http://clubebadmintonevora.blogspot.com) recebeu este ano o III Torneio Luso-Espanhol 2009. O Olaria Atlético Clube foi convidado e levou alguns atletas sênior do RJ para participar.

O Olaria planeja trazer o evento para o RJ em 2010 e convidar atletas de diversos países, em várias categorias. Vamos aguardar as novidades.

Sesc sedia Campeonato Norte-Nordeste de Badminton

Os jogos acontecem no ginásio poliesportivo do Sesc Ilhotas até o dia 1º de agosto

Com a participação de mais de 100 atletas do Piauí, Maranhão e de Pernambuco foi iniciado, nesta quinta-feira (30) o Campeonato Regional Norte-Nordeste de Badminton – etapa Teresina. Os jogos acontecem no ginásio poliesportivo do Sesc Ilhotas, até o dia 1º de agosto.

A solenidade de abertura do evento aconteceu na tarde de hoje com a presença de todas as equipes. Durante o Campeonato serão realizados 223 jogos, nos dois dias de competição no Sesc Ilhotas.

O Campeonato Regional Norte-Nordeste de Badminton é realizado pela Federação de Badminton do Piauí, sob a presidência de Francisco Ferraz. Os vencedores do Campeonato em cada categoria vão participar do Campeonato Brasileiro de Badminton, além de receber medalhas e troféus.

Por Ascom SESC/PI

Fonte: http://www.45graus.com.br/esporte/43529/sesc_sedia_campeonato_norte_nordeste_de_badminton.html

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Regional SP

Neste final de semana, temos o Regional SP, com atletas de SP, RJ e MG. O RJ participa representado por 16 atletas. Como sempre, esperamos que voltem com algumas medalhas na bagagem. Boa sorte a todos!

Badminton no ES

Tivemos essa semana um contato do pessoal do ES. O badminton lá não é muito diferente daqui e ainda está se estruturando. Não tem apoio, não tem arrecadação, tem poucos praticantes.

Felizmente, eles já conseguiram algo que nós ainda estamos longe de conseguir no RJ: uma sede, através de uma parceria.

Uma parceria com a prefeitura de Vila Velha também colocou o badminton em 14 escolas municipais. Muito legal!! Esse é o caminho: esporte escolar.

Vamos agora tentar fazer um intercâmbio com eles para ampliar a divulgação do badminton nos dois estados.

terça-feira, 28 de julho de 2009

CREF

Hoje, fizemos (eu e o Cláudio, vice da FEBARJ) uma ótima reunião no CREF. Conversamos com o Prof. Eduardo Cossenza, atual presidente do CREF1 e discutimos diversas possibilidades de parcerias entre a FEBARJ e CREF1. Creio que em breve poderemos oferecer cursos de badminton para os profissionais e estudantes em Educação Física com chancela do CREF. Nas próximas semanas, devemos ter mais notícias.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Atleta do Miécimo é convidado a participar do Mundial da Coréia

Rodrigo Alminhas vai representar o Brasil no Campeonato de Badminton para pessoas com comprometimentos físicos

Concentração, disciplina e dedicação são necessárias para a prática do badminton e características que Rodrigo Alminhas tem de sobra. Basta conversar um pouco com o atleta para perceber que se trata de um jovem que sabe o quer e que está acostumado a vencer as dificuldades. E não era para ser diferente, pois, mesmo tendo uma perna mecânica, ele nunca reclamou da vida e sempre praticou esporte. Agora, todo o esforço está sendo recompensado. Rodrigo foi convidado por Létisson Samarone, do Centro de Treinamento em Educação Física Especial de Brasília, para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Badminton para pessoas com comprometimentos físicos.


“Será uma honra participar da competição e penso em conquistar uma medalha para o Brasil. A convocação para o Campeonato Mundial vai chamar a atenção das pessoas, dando oportunidade de mostrar que o Miécimo faz um trabalho sério”, diz Rodrigo, orgulhoso da convocação e sonhando que sua ida ao Mundial possa atrair para a modalidade mais pessoas.

Atualmente, no Rio de Janeiro, o badminton adaptado ainda é praticado de forma pontual, o que obriga os portadores de necessidades especiais a participarem normalmente dos torneios, jogando de igual para igual com os demais atletas. Algumas entidades praticantes de badminton já recebem praticantes com necessidades especiais, mas não há um trabalho sistemático, o que é confirmado por Ricardo Nagato, presidente da Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj), que assumiu a entidade no início do ano, vem firmando parcerias para desenvolver a modalidade no estado e tem o crescimento do badminton adaptado como uma de suas metas.


“Levando-se em conta que o Brasil é um dos países com maior número de portadores de necessidades especiais, esse trabalho ainda merece maior atenção”, analisa Nagato. “A convocação do Rodrigo é extremamente importante, pois é um incentivo para que o badminton adaptado possa crescer no Rio de Janeiro. Queremos ampliar o contato com a entidade do Distrito Federal que já desenvolve o badminton adaptado há mais tempo, trazendo seus atletas para exibições, além de levar o badminton a entidades no estado que já praticam esportes adaptados”, completa, lembrando ainda que a International Badminton Association for Disabled (IBAD) - entidade internacional responsável pelo badminton adaptado - está na luta para incluir a modalidade nos Jogos Paraolímpicos, o que contribuiria muito para a divulgação do esporte.


Nelson Veloso, diretor da Febarj e técnico de Alminhas no Miécimo da Silva, partilha da opinião e também acha que a convocação do atleta dará visibilidade para o projeto desenvolvido em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. “Ele irá com condições técnicas para ter uma boa participação, mas o importante é que a ida dele dará projeção para o badminton carioca.”


Mas, apesar dos esforços da Federação e do otimismo do técnico, a presença de Alminhas no Mundial ainda não está 100% confirmada, pois como todo o esporte brasileiro, o badminton sofre com a falta de verbas. “Minha ida ainda não está certa. Estou precisando de apoio para o custeio das despesas, que são grandes. Estamos tentando. Por enquanto, é um grande sonho”, finaliza Rodrigo Alminhas, um jovem que começou praticando natação, mas se apaixonou pelo badminton quando o viu sendo jogado no Miécimo da Silva.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Marina Barra Clube abre suas portas para o badminton

No último sábado (18/8), o Marina Barra Clube, localizado na Barra da Tijuca (RJ), abriu suas dependências para o badminton. Em parceria oficializada pela Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj) e o clube, foi realizada uma clínica da modalidade. O evento aconteceu na quadra de tênis de piso sintético e teve grande sucesso, com a participação de atletas do Centro Miratus de Treinamento, muitos associados do Marina, e algumas presenças ilustres, como a do Cônsul da China.

O entusiasmo dos sócios do Marina com a clínica rendeu um convite da diretoria do Marina para que os atletas do Miratus que irão ao Pan Jr. de Badminton, entre os dias 17 e 19 de agosto, em Porto Rico, realizem no local um treino antes de embarcarem para a competição.

Segundo Ricardo Nagato, presidente da Febarj, o evento despertou o interesse dos associados do clube pelo badminton e uma futura parceria poderá ser firmada. “As duas partes gostaram do evento. A ideia agora é ter novos encontros para que se transforme em uma parceria duradoura. Para isso, teremos esse treinamento dos garotos do Pan, novas clínicas, uma etapa do estadual e, talvez, levar uma equipe para treinar e competir pelo Marina.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da FEBARJ (Via Escrita)

sábado, 18 de julho de 2009

Marina Barra Clube

Neste sábado, o Marina Barra Clube recebeu atletas, professores e dirigentes da FEBARJ para uma clínica de badminton em suas dependências. A clínica foi realizada nas quadras de tênis e foi um grande sucesso. Em breve, novas atividades serão realizadas no clube com a intenção de implantar uma escolinha de badminton no início do ano que vem. Mais detalhes no site da FEBARJ.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Torneios

Regional SP
Nos dias 01 e 02 de agosto, acontece o Regional SP, etapa sudeste dos circuitos regionais. Mais detalhes no site da FEBASP (www.febasp.org.br).

Etapa Volta Redonda
A FEBARJ publicou a carta convite para a Etapa Volta Redonda do Circuito Estadual do Rio de Janeiro de Badminton 2009.

Pan Jr
A CBBd publicou a relação das duplas brasileiras que disputarão o Pan Jr em Porto Rico, em agosto. Confiram no site www.badminton.org.br.

Parcerias

A FEBARJ tem procurado se reestruturar, buscando algumas parcerias. Apesar de não darem retorno financeiro direto, as parcerias possibilitam uma oferta de facilidades para os atletas filiados, numa tentativa de atrair mais adeptos. Confiram algumas parcerias da FEBARJ (mais detalhes no site da federação).

HEAD
A parceria com a Head abastece a federação com as petecas para torneios e material para abertura de novos núcleos.

Planet of Champions
Os atletas federados têm desconto de 8% nas compras na loja.

Bárbara Rodrigues (Nutricionista)
Atletas federados têm desconto de 20% nas consultas.

Via Escrita
Assessoria de Comunicação.

Zanoello
Nesta parceria, a federação conseguiu medalhas melhores para 2008 e 2009 com custo e frete mais baratos.