terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Contato com empresários

Li no site da CBBd que os atletas da Seleção Brasileira de Badminton adulta e Sub-19 fizeram apresentações no Hotel Blue Tree Park, em Mogi das Cruzes - SP, para empresários.

Isso é muito bom, pois abre portas para futuras parcerias. Afinal, foi um grande evento, com diversas empresas importantes no cenário nacional.

Vale a pena conferir lá no site. E torcer para que dê bons frutos.

Badminton na Band

Mensagem enviada pelo Hilton, Assessor de Imprensa da CBBd.

"Está previsto para ir ao ar hoje (terça feira - 30/01) no Programa Band Esporte Clube da Tv Bandeirantes uma reportagem com os atletas da Seleção Brasileira Masculina de Badminton que estão fazendo pré-temporada para o Pan-2007 na cidade de Campinas/SP.

O programa começa às 20:15 horas (horário de Brasília). A TV Band é canal aberto e por isso o sinal pode variar de região."

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Pilares

O projeto do badminton na Caprichosos de Pilares deve deslanchar. O projeto completo, que inlcui outras atividades, foi aprovado pelo Rotary Club, que será o patrocinador, e em breve as atividades terão início.

Ainda essa semana, o Prof. Paulo Henrique, Diretor da Caprichosos, deverá entrar em contato conosco para agendar uma reunião para acertar os detalhes iniciais.

Band

A Band também está interessada no badminton. Esta semana, talvez ela faça uma reportagem com o Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói/RJ.

Há também uma possibilidade de outra reportagem, da Band SP, com a Miratus. Mas isso só deve acontecer após o retorno dos atletas que estão na Suíça.

Vamos aguardar.

Canal Futura

O badminton continua a aparecer na mídia, graças ao trabalho social da Miratus. Desta vez, a reportagem será no Canal Futura, da Net, hoje (24/01/2007), às 17h e às 21h.

domingo, 21 de janeiro de 2007

Tradução

Com um pouco de atraso, segue minha tradução da entrevista dos garotos na Suíça. Perdão pelos erros, mas já dá para ter uma idéia.

Léman Bleu

Pascal Mathieu (apresentador): Fala sobre uma pequena iniciativa do Club Geneve, que recebeu 3 jovens da Associação Miratus.

Bajoe Wibowo (Presidente de Honra e Jogador do Badminton Club Geneve): Explica que a Associação Miratus é uma associação brasileira com o objetivo de atender jovens da favela no Rio de Janeiro e que o clube está recebendo 3 desses jovens.

Aleksander Silva: "Fomos muito bem recebidos, não só pelo treinador, mas pelos atletas e toda a equipe. Nos sentimos em casa."

Renata Faustino: "Estou muito contente e já aprendemos muito aqui."

Carol Lima: "Eles estão adorando a experiência e aproveitam muito, não somente o treino, mas toda a diferença cultural entre Brasil e Suíça."

Marcos Conceição: "A maior diferença que eu vi é que a pobreza é evidente no Brasil e vi pouco aqui. A desigualdade social é menos vista."

Renata Faustino: "Desde que comecei no badminton, os Jogos Panamericanos se tornaram meu maior objetivo."

Marcos Conceição: "Aprendi muita coisa aqui, principalmente em relação a organização e pontualidade e vou levar isso ao Brasil."

Pascal Mathieu: "Muito talento e ambição. Dá prazer em ver."

Mais Miratus na Mídia!

Impressionante a visibilidade que um projeto social dá!

Neste domingo, tivemos uma reportagem de uma página inteira no Jornal O Globo com os 3 atletas da Miratus que estão na Suíça. Além disso, a TV Globo entrevistou os 3 esta semana.

Confiram mais detalhes no site da FEBARJ, com notícias enviadas pela Carol Lima, da Miratus na Suíça.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Entrevista dos atletas da Miratus em Genebra

Vejam no YouTube a entrevista dos atletas da Miratus na Suíça. Tudo em francês. Depois coloco uma tradução (meu francês anda meio esquecido, mas dá pra entender alguma coisa).

Compacto: http://www.youtube.com/watch?v=MX5KPOKxtc4

Completo:
http://www.youtube.com/watch?v=SlnyKSqG-Lc

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Intercolegial, será?

Fiquei sabendo que há negociações para se incluir o badminton no Intercolegial do RJ. É o principal torneio entre escolas aqui do RJ, patrocinado pelo Globo, e daria uma visibilidade excelente para o badminton. Tomara!!!

Possibilidade de parceria

A federação do RJ tem conversado com um fornecedor de material esportivo e uma parceria pode surgir nas próximas semanas. Seria algo inédito para nós e espero que dê um grande impulso no badminton do estado.

Esclarecimentos do Pan

Obrigado pelas dicas, Lucas.

Espero que a gente possa utilizar o material após o Pan, pois ficaremos com ótimos ginásios no RJ para torneios. O ideal é utilizar mais nos torneios principais, até pela pouca verba.

A idéia do seguro é interessante. Como as federações ainda não têm recursos para arcar com possíveis danos, não daria para assinar um termo de compromisso. O seguro seria mais adequado.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Pan que se aproxima

Os Jogos Pan-americanos se aproximam e algumas dúvidas ainda me incomodam. Por alguns e-mails que tenho recebido, não são dúvidas apenas minhas.

Como será a organização do badminton no Pan? Quem irá compor a mesa? Como será a arbitragem geral? De onde virão os árbitros principais e de linha? Estarão capacitados, já que não houve treinamento? Que infra-estrutura existirá para recebê-los?

Quando serão montadas as quadras de badminton? Quem irá testá-las? Quando? E se não forem adequadas em relação a luz e vento? Haverá tempo de ajuste?

E os ingressos? Quando serão vendidos? Quanto custarão?

Haverá um legado para o badminton? Ou seja, como os tapetes, postes, redes e cadeiras de árbitro serão utilizados depois? As federações poderão utilizá-los?

Não teremos ginásio exclusivo para badminton ao final do Pan, mas com a nova arena do Autódromo e o novo Maracanãzinho, além do Miécimo, se pudermos usar esses equipamentos, poderemos ter torneios de primeiro nível no RJ.

Um sonho, imagino. Devaneio de minha parte.

Notícias e fotos dos atletas em Genebra

Confiram no site da FEBARJ as recentes notícias dos atletas da Miratus que estão em Genebra, na Suíça. Tem também a programação diária de treinamento e outras atividades dos atletas.

É interessante ver a importância que os suíços dão também para a parte cultural do intercâmbio. Isso é país de primeiro mundo.

Será que um dia chegamos próximos disso? Difícil acreditar, não é? Mas temos que continuar trabalhando para que as próximas gerações consigam desfrutar de um país melhor.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Comentário do Luiz de França

Luiz, obrigado pelo seu comentário sobre a questão da medalha no Pan. Excelente! Massificação e alto-rendimento têm que se retro-alimentar. Sozinhos não bastam.

Para quem não sabe, o Luiz é o técnico da Seleção Brasileira de Badminton.

Vale conferir o comentário.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Medalha dá impulso ao esporte?

Sempre fui meio desconfiado em relação à idéia de que temos que ganhar uma medalha para deslanchar o esporte. É claro que uma medalha dá um destaque enorme e atrái mídia, chamando atenção de quem nunca havia ouvido sobre um esporte. Mas só isso não é condição para tornar o esporte conhecido ou popular.

Esta semana, lendo uma reportagem no jornal O Globo, vi exemplos, com diversos esportes que trouxeram medalha nos últimos Panamericanos e não têm muita visibilidade, mas que continuam assim (casos de canoagem, squash, patinação artística e até o handebol).

As medalhas não trouxeram investimentos e praticantes para esses esportes. A história é sempre a mesma: enquanto as Confederações recebem recursos da Lei Piva, que vão principalmente para as seleções brasileiras, as federações estaduais praticamente vivem do esforço individual de seus dirigentes, praticamente sem dinheiro (a Federação de Hóquei e Patinação do RJ sobrevive apenas com R$30,00 mensais).

Acredito fortemente em três vetores para impulsionar o badminton: projetos sociais, badminton escolar e investimento em professores de Educação Física. Isto poderia ser feito com outros esportes, mas acho que o badminton leva grande vantagem por ser mais barato, por ser possível colocá-lo em qualquer quadra existente e por colocar mais pessoas jogando ao mesmo tempo (em uma quadra de futsal, cabem 4 quadras de badminton, onde podem jogar até 16 pessoas, contra 10 do futsal).

O Brasil é um país que tem claramente uma carência social muito forte. E temos visto como projetos sociais podem tirar crianças e jovens da marginalidade, incluindo na sociedade. Ainda há muito o que ser feito e o badminton pode ser um grande reforço nesta luta, como já vemos em alguns exemplos aqui no RJ.

Nossas escolas têm milhões de alunos e isto é muito pouco explorado em termos de esporte. Muitas escolas sequer têm quadras esportivas. Mas só usando as que já têm alguma estrutura, teríamos uma base fantástica de jovens praticantes. Imagine como seria fácil aparecer um grande atleta de badminton, se tivéssemos dezenas de milhares de praticantes, ao invés de algumas centenas.

E temos que atingir os professores de Educação Física. Precisamos ir às faculdades e mostrar o badminton, realizar clínicas, palestras, formar professores e árbitros. Temos que atrair novos professores e incentivá-los a levar o badminton a escolas e comunidades.

Como fazer isso sem dinheiro? Assunto para outro post.

Caprichosos de Pilares

A Caprichosos de Pilares está realmente empolgada para ter o badminton na Escola. Conversando com o prof. Paulo Henrique, a intenção é de colocar inicialmente 3 quadras de badminton, sendo que 2 exclusivas. A idéia é trabalhar a criançada carente e também portadores de deficiência.

Neste último sábado, a Escola organizou uma grande feijoada, mas infelizmente não pudemos comparecer. Teria sido uma grande oportunidade para conhecer o presidente da Escola e dar um início oficial no projeto.

Até tentei ir, mas ando com muitos compromissos. E não dá pra fazer tudo sozinho.

De qualquer forma, o projeto deve deslanchar mesmo após o Carnaval. Afinal, até lá todos na Escola estão concentrados no desfile.

Torneio Pré-Pan deve furar

Não deve ser desta vez que o RJ irá receber um torneio internacional adulto apenas de badminton. A chance seria com o torneio Pré-Panamericano, que estava previsto para fevereiro ou março.

Mas alguns empecilhos provavelmente provocarão o cancelamento do torneio. Entre eles, podemos citar, principalmente: o pré-requisito de ser um torneio na Zona Sul (onde não temos muitos ginásios grandes e em condições de recebermos o badminton, por serem baixos) e a falta de vontade do CO-RIO em ter um torneio de badminton preparativo para o Pan.

O CO-RIO não parece querer fazer força para realizarmos este torneio. Espero que, mesmo assim, as coisas funcionem no Pan. Afinal, não teremos a organização treinada, não teremos os árbitros de linha treinados, entre outros.

A Federação do RJ tentou ajudar, mesmo sem recursos, visitando alguns ginásios. Mas é só o que podemos fazer. É muito difícil chegarmos em um local e solicitarmos o ginásio sem termos um planejamento adequado. Como o torneio não é da federação, pouco podemos fazer.

Uma pena.

Só perdemos para o futebol

Já li que o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol. Nunca vi os números exatos, mas deve ser verdade, já que o badminton é muito popular nos países mais populosos da Ásia, em especial a China.

Mas há outro dado que nos coloca em segundo lugar: o número de países filiados à entidade máxima internacional. A BWF (Badminton World Federation) conta hoje com 156 países filiados, perdendo apenas para a FIFA, que tem mais de 200.

Se derem mole, o badminton abocanha o primeiro lugar. Afinal, é um esporte fácil e acessível. Não custa torcer.

Vamos animar!

O blog anda muito parado, reconheço. Mas, vamos animar! Afinal, é ano de Pan e temos muitos assuntos a discutir antes mesmo de começarmos nossa temporada de torneios. Aguardem!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

2007

Já estamos no dia 03/01, mas ainda dá tempo de desejar a todos um excelente 2007.

Este é o ano do Pan no RJ, ano em que entra em vigor a Lei de Incentivo ao Esporte, ano em que começam novos governos estaduais e federal, ano em que mais federações de badminton devem se filiar à CBBd.

Esperamos também o surgimento de novas entidades de prática e novas parcerias para impulsionar o badminton.

Tenho certeza que mais uma vez o badminton crescerá com força este ano e grandes passos serão dados para a popularização do esporte.

Badminton em Piracicaba

O Sesc de SP promove, a partir de domingo (07/01/2007), o projeto Sesc Verão 2007, com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo o estado.

Em Piracicaba, o projeto contará também com o badminton.

O Sesc Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155, Centro. Mais informações pelo telefone (19)3434-4022.